Atribuir esforços para alcançar o consumidor em diferentes lugares gerando uma boa experiência de compra é uma das maiores responsabilidades das empresas que desejam atuar no varejo. Essa versatilidade dos canais de vendas fica evidente no estudo mais recente da PWC, no qual 81% dos consumidores afirmam que compram em três ou quatro canais diferentes, e 36% dos entrevistados alternam suas compras entre as lojas físicas e o e-commerce. Ou seja, é o omnichannel na prática!
Peça fundamental para qualquer marca se destacar diante da concorrência, a omnicanalidade busca interligar canais de compras para proporcionar ao cliente uma experiência de compra integrada. No entanto, o grande desafio aqui é atender ao volume de vendas de todas essas plataformas.
Para os varejistas, investir em um sistema de logística deixa de ser uma opção e passa a ser compulsório para sustentar o modelo de multicanal, principalmente porque o cliente omnichannel busca maior agilidade nas entregas, seja para receber em sua casa ou retirar os seus produtos em lojas físicas ou pontos de retirada. A logística também precisa ser omnichannel olhando para a redução de custos de operação e para a geração de uma boa experiência de compra.
Soluções, como o TMS (Transportation Management System), são essenciais para garantir redução de custo de frete e escolher a melhor forma de entrega de forma automática, maior produtividade e eficiência das rotas planejadas, além de assegurar que o seu cliente poderá retirar ou receber a compra na data esperada.
E para oferecer uma boa experiência ao consumidor, não esqueça que só podemos prometer aquilo que podemos cumprir, ou seja, só devemos vender um produto se ele realmente estiver no estoque.
Para maior objetividade nesse controle, existe o WMS (Warehouse Management System), ferramenta tecnológica que otimiza as informações de armazenagem geradas pelo sistema. Além do mais, a solução registra a entrada e a saída de itens do centro de distribuição, fornecendo informações atualizadas sobre o status dos produtos com dados gerais das mercadorias.
Inteligência artificial enriquece gestão logística
A transformação digital atinge todos os setores do mercado, inclusive o varejo e a logística. E não temos como falar de novas tecnologias sem mencionar a inteligência artificial (IA), que é um dos assuntos do momento.
Incorporada aos sistemas WMS e TMS, a IA gera insights e análises em tempo real. No caso do WMS, conseguimos verificar a produtividade dos operadores no processo de separação de mercadorias. Com os algoritmos de aprendizado, a ferramenta pode até mesmo sugerir um plano de ação para melhorar a produtividade de separação.
Além disso, a IA pode analisar dados de vendas, sazonalidade e histórico de estoque para prever as demandas futuras. Assim, ajuda a evitar a falta ou o excesso de produtos em armazéns e pontos de venda, reduzindo também os custos de armazenamento.
Todas essas soluções colaboram para o sucesso dos negócios que adotam a omnicanalidade. Afinal, os varejistas que potencializam a gestão de armazenagem e transporte oferecem um serviço melhor ao consumidor, que atende à agilidade e à qualidade esperada por eles. Dessa forma, fidelizam ainda mais clientes, destacando-se diante da concorrência.