Se a sua empresa é de logística e você está buscando a estratégia ideal de atendimento ao cliente para implementar, vem comigo que esse conteúdo é pra você. Antes de entender como ter um atendimento que seja o diferencial da sua empresa, vamos falar um pouco sobre atendimento omnichannel e a importância da cultura de experiência do cliente (CX).
O que é atendimento Omnichannel?
O atendimento Omnichannel nada mais é do que uma estratégia de centralização de todos os canais de atendimento realizados por uma empresa.
Então por exemplo, caso um cliente tenha entrado em contato com a sua marca por meio das redes sociais e depois de um tempo, resolva fazer um elogio via e-mail, uma empresa que tenha a estratégia omnichannel bem implementada terá, em uma plataforma, todo o histórico de mensagens enviados por este cliente independentemente do canal.
Desta maneira, uma plataforma omnichannel melhora a experiência do cliente, já que centraliza e unifica todas as informações dos consumidores, mas também ajuda a entregar um atendimento de qualidade para seus clientes.
A importância da Experiência do cliente (CX)
Mas afinal, o que significa a expressão “melhorar a experiência do cliente”, ou como também é conhecido o CX (Customer Experience)? E como melhorar o atendimento em empresas de logística?
Calma que já vamos chegar nestes pontos!
Que vivenciamos a Era da Experiência isso já não é mais novidade, mas a cada dia os consumidores estão mais exigentes e buscam por soluções rápidas e que tenham uma proposta de valor agregada.
Leia também: Customer Experience: como pode impactar a jornada de compra do seu cliente
E aí entra a importância da experiência do cliente, que nada mais é do que toda a jornada que seu cliente terá desde o momento em que decidiu fazer negócio com a sua empresa, até a fidelização do mesmo.
Então é importante entender como tirar o melhor proveito das estratégias de Customer Experience e conquistar seus clientes da melhor forma possível.
Atendimento ao cliente e Logística
Do lado do atendimento entendemos a importância no foco da experiência do cliente e como uma plataforma Omnichannel pode auxiliar na criação desse processo. Agora como tudo isso pode se tornar o diferencial na sua empresa?
Vem comigo!
A área da logística trabalha com diversas operações que em sua maioria são ligadas diretamente ao produto, ou seja, a proposta de valor que será entregue, desde a realização de pedidos, armazenamento e transporte até a entrega ao cliente.
Um dos pontos que mais satisfazem o consumidor é receber sua mercadoria dentro do prazo ou até mesmo com antecedência e, para que isso seja possível, uma série de outros fatores precisam estar em sintonia.
E caso todo esse planejamento não seja realizado da melhor forma, ou haja algum imprevisto no meio do caminho, é preciso notificar o cliente, e nada melhor do que contar com uma estratégia de atendimento que comunique em todos os canais que seu público estiver.
Então a dica é: esteja sempre um passo à frente no seu relacionamento com o cliente. Antecipe eventuais problemas e tenha uma comunicação humanizada para criar um vínculo de confiança com a sua base.
Agora que pudemos entender um pouco mais da relação entre atendimento e logística, vamos ver as principais vantagens da estratégia Omnichannel para este segmento.
Vantagens do Omnichannel para empresas de Logística
1. Customer Success e Experience
Tão importante quanto implementar uma solução de Customer Success e Experience, é planejar suas ações. Para isso, é necessário acompanhar a performance e os resultados do seu atendimento ao cliente.
Tenha uma plataforma que analise e organize os dados de performance do time, auxiliando com insights estratégicos para criar uma experiência única de atendimento.
2. Redução de custos com atendimento
Se você está em busca de uma estratégia que reduza os custos com atendimento na hora de informar um cliente sobre um produto, ou pretende aumentar a satisfação de seus clientes, então o omnichannel pode muito bem te auxiliar.
Com a automatização de processos no atendimento ao cliente, a sua empresa pode reduzir em 70% as demandas, além de economizar em até 20 vezes os custos com operação e quantidade de chamados por telefone.
3. Agilidade com uma plataforma inteligente
Além de conseguir analisar dados relevantes para melhorar o atendimento ao cliente da sua empresa, você pode retirar insights inteligentes para melhorar seus resultados.
Com uma plataforma inteligente você poderá enriquecer sua base de informações de acordo com as interações realizadas entre consumidor e operador, podendo prever possíveis crises, reclamações ou problemas com as entregas.
4. Visão 360º de todos os chamados de seu cliente
Tenha uma visão global e acesse o histórico de conversas unificadas de sua base, além de uma linha do tempo de interações que foram feitas com todos os seus clientes, tudo isso integrado a um sistema único.
Ter um atendimento omnichannel já não é mais um diferencial, é essencial e a única forma de ter é conhecendo seu cliente.