A avaliação de produto faz toda a diferença na hora do consumidor tomar a sua decisão de compra. Se a sua loja virtual ainda não se preocupa com isso, calma que vou te mostrar a relevância desses feedbacks e te dar dicas de como incentivar seus clientes a avaliar o seu e-commerce.
Imagine que você quer muito comprar um sofá novo e recebeu uma oferta imperdível por e-mail. Fotos lindas, preço ótimo e prazo de entrega curto. Porém, você não conhece tão bem o e-commerce e está na dúvida se o móvel será realmente igual ao exibido nas fotos do site. Qual a sua primeira reação? Certamente irá direto para as avaliações do produto e da loja. E, dependendo dos comentários que tiverem por lá, tomará a decisão de compra, positiva ou negativamente.
Essa ação, por mais simples que pareça, deve exigir muita atenção de você, empreendedor. É o que mostram os dados do E-Commerce Quality Index (EQI): 52% dos consumidores consideram que as avaliações e os comentários de um e-commerce influenciam em suas decisões de compra online.
Além disso, ao classificarem as informações de dentro de uma página de produtos em ordem de importância, os consumidores elegeram as “avaliações” em primeiro lugar, seguido por descrições, comentários, imagens e categorização e busca.
A grande questão é que essas avaliações se tornaram uma importante fonte de informação para os possíveis compradores. Portanto, estude a melhor forma de disponibilizar essas avaliações de produtos para seus clientes.
Como funcionam as avaliações de produtos do e-commerce?
Também chamadas de reviews ou feedbacks, as avaliações nada mais são do que comentários que avaliam o produto e como foi a experiência de compra do consumidor com o e-commerce.
Geralmente, após o comprador receber o pacote com o seu pedido em casa, é disponibilizado uma forma de avaliação que mensura a satisfação do cliente com o produto recebido. Nela entram a experiência de compra em relação a prazo de entrega, atendimento, facilidade de acesso, formas de pagamento, entre outros.
Esses feedbacks podem ser feitos por meio de perguntas em questionários, avaliações em estrelas ou disponibilizando uma área para comentários — onde as pessoas podem, inclusive, postar fotos dos produtos recebidos.
No e-commerce, as reviews ficam disponíveis na página de produtos e podem até mesmo exibir a média das notas recebidas pelos clientes.
Qual a importância da avaliação de produto no meu e-commerce?
Conquista de reputação e confiança
Mesmo com o constante crescimento de adeptos a compras em lojas virtuais, muitos consumidores ainda sentem o receio de comprar online. Por isso, construir reputação e confiança é essencial para melhorar as vendas do seu negócio.
Nessa busca por maior credibilidade, é evidente que os consumidores são muito influenciados pelas experiências de clientes anteriores. E, por isso, é tão importante manter as avaliações de produto junto da sua página.
Aumento no volume de vendas e no ticket médio
A consequência da confiança e credibilidade dos consumidores online é o aumento nas vendas e no ticket médio das compras.
De acordo com a Yourviews, quando produtos com preços elevados recebem um maior número de avaliações, eles são mais vendidos do que itens similares que possuem preços menores. Isso impacta diretamente no ticket médio e na receita final das empresas.
Oportunidade de autoavaliação
Outro ponto que os feedbacks são importantes é para que o seu e-commerce possa realizar suas próprias autoavaliações e análises do que ainda precisa aprimorar para se tornar uma loja virtual cada vez melhor.
Por isso, é importante disponibilizar avaliações não somente dos produtos, mas de todas as categorias nas quais os consumidores tiverem experiências.
É por essas avaliações que uma loja pode descobrir que a transportadora utilizada não tem um cuidado tão grande com seus pacotes — e suas caixas chegam até mesmo danificadas, por exemplo. É o tipo de problema que apenas seus clientes poderão te alertar para você melhorar e finalmente oferecer um serviço de excelência.
Melhora o SEO
As avaliações, principalmente as que envolvem textos, também podem ser consideradas como conteúdo para o seu e-commerce. Ainda, segundo a Yourviews, foi detectada uma melhoria de 16% no SEO das lojas virtuais que fornecem as avaliações de seus clientes.
Nesses comentários, os consumidores podem acabar usando palavras-chave importantes, bem procuradas por outros consumidores nos buscadores. E, dessa forma, ajudam o site e seus produtos a ranquearem em posições ainda melhores.
5 dicas infalíveis para os consumidores avaliarem mais seus produtos
Sabemos que nem todos os clientes voltam no site para avaliar a marca e o produto. Porém, como vimos a extrema importância desses feedbacks, separei algumas dicas para incentivar e facilitar a avaliação de produto aos seus clientes.
1 – Ofereça recompensas
Uma técnica muito utilizada por diversas lojas é incentivar as avaliações oferecendo cupons de descontos ou benefícios na próxima compra. Essa ação pode ser feita por de e-mails disparados quando o produto chega na casa do consumidor ou após um determinado período da compra. Também podem ser mandadas, junto aos produtos, cartinhas que explicam como efetuar a avaliação — e informando que, se a pessoa realizar essa ação, ganhará um brinde ou um desconto em sua próxima compra.
2 – Invista em perguntas simples e diretas
Ao responder perguntas sobre uma marca ou um produto, ninguém quer se deparar com um questionário difícil e longo. Por isso, invista em perguntas simples e diretas, mas que representem os sentimentos que os clientes podem ter tido com a compra.
Um ótimo exemplo são os questionários que avaliam categorias como prazo de entrega, facilidade de compra e o próprio produto, com opções já pré-definidas como:
- ótimo
- bom
- regular
- e ruim
3 – Aposte em avaliações em estrelas
Ainda na questão de facilitar as avaliações para os consumidores, outra opção muito utilizada é o uso de estrelas. Geralmente, o cliente pode avaliar o produto no geral ou determinadas categorias em uma escala de 1 a 5 estrelas.
Na própria página deste produto, por exemplo, você pode avaliar o texto por meio dessa classificação.
4 – Deixe uma caixa de texto aberta
Outro ponto importante na hora de fornecer a possibilidade de avaliações para seus clientes é disponibilizar uma caixa de texto para o consumidor, caso quiser, escrever mais sobre sua experiência. Ele pode registrar elogios, críticas e contar os motivos que o fizeram avaliar sua loja e seu produto daquela maneira.
5 – Forneça a possibilidade de o cliente subir fotos
Uma ferramenta que possibilite aos clientes subirem fotos dos produtos que compraram também é uma ótima escolha.
Na hora de comprar online, uma das maiores dúvidas é se o produto é igual ao da foto. E, quando os consumidores podem resolver esse questionamento por meio das fotos de clientes anteriores, gera mais confiança e aumenta muito a chance de compra.
O que fazer com as avaliações de produtos?
Tão importante quanto ter as avaliações dos produtos no seu e-commerce é responder aos feedbacks. Principalmente quando for alguém não muito satisfeito. É preciso prestar atendimento e se disponibilizar para resolver o problema do usuário.
E o mesmo vale para as avaliações positivas: é importante respondê-las, agradecendo pelo feedback e até mesmo convidando para a pessoa conhecer produtos similares.
Conclusão
Manter seu e-commerce com informações e descrições completas sobre seus produtos é muito importante. Porém, é inegável que as experiências anteriores de clientes podem influenciar muito na tomada de decisão de futuros compradores.
Por isso, busque direcionar toda atenção e esforço necessários para incentivar e divulgar essas avaliações.