Essa parece ser a pergunta de ouro, certo? Mas é mais simples respondê-la do que você imagina. A melhor forma de oferecer uma grande experiência e facilitar o processo para o distribuidor ou revendedor é integrando todos os seus canais e cadeia através do e-commerce B2B.
Mas, antes disso, é necessário compreender o seu B2B:
- qual o tipo de produto que seu negócio vende?
- quem é seu cliente?
- qual a exigência de seu distribuidor e revendedor?
- o que eles realmente procuram ao acessar o seu canal?
Por qual razão isso é tão importante? O surgimento dos canais digitais fez com que as pessoas fizessem compras de modo muito mais personalizado. Ou seja, o seu cliente espera a melhor experiência. Se você não oferecer, o concorrente irá fazer.
Este impacto sobre hábitos, rotinas e o “modo de fazer” subiu alguns níveis a exigência do cliente B2B. E a diferença está em um canal com segurança, robustez e escalabilidade, o que provê velocidade e agilidade sem perder a flexibilidade necessária nas negociações. Isso serve para todo e qualquer produto que tenha um poderoso catálogo digital, sendo customizável na medida da sua necessidade.
Não basta contratar uma ferramenta. Afinal, é preciso entendê-la, visualizá-la e escolher a que melhor atenderá o seu negócio. Sendo assim, partindo do pressuposto de que parametrizar a plataforma de acordo com suas políticas e estratégia comercial também é uma das respostas para quem deseja proporcionar experiência de compra com excelência, você já sabe por onde começar.
São esses pilares que sustentam o negócio B2B e podem ser adquiridos com um parceiro inovador e tecnológico, mas especialmente com know-how no mercado. Vale ressaltar que as maiores dores deste setor estão relacionadas com gestão, cálculo, distribuição e logística. Utilizando a tecnologia a seu favor, administrar diversos centros e lidar com complexas tributações se tornam processos simples.
A falta de integração entre os diversos sistemas de gestão da empresa é o principal motivo para problemas como perda de vendas, dificuldade para atingir metas e diminuição da receita. Com todo esse desalinhamento, fica óbvio que a equipe comercial não conseguirá atender toda a carteira de clientes.
Outra dor nesse processo de venda B2B está nos vendedores e representantes perderem muito tempo no cadastro de pedidos. Consequentemente, isso dificulta a ampliação no alcance das vendas e a prospecção dos novos clientes, além de criar conflito de canais e coexistência do time comercial.
Na prática, uma plataforma que oferece a melhor experiência de compra para o distribuidor é aquela com gestão de frete descomplicada, tabelas de valores e contingência, prazos e políticas de fretes.
Além disso, também posso elencar como fundamental para qualquer sistema a possibilidade de utilizar limite de crédito, boleto a faturar, cartão de crédito, cartão BNDES. Vale também a funcionalidade de calcular impostos como IPI e ICMS-ST no carrinho e checkout, apresentando e cobrando do cliente o valor final do pedido.
Quanto mais formas de pagamento disponíveis, políticas de preço por canal de vendas, condições especiais para revendedores e sistema de recuperação de vendas, melhor será essa experiência.
Lembre-se de que automatizar os principais processos, estabelecer ou integrar suas políticas e regras comerciais. Ter isso disponível em todos os seus canais não é mais um diferencial competitivo, mas uma questão de sobrevivência no mercado B2B.