O Brasil representa 13% do mercado global de beleza masculina e as barbearias se tornam um nicho promissor para quem deseja empreender no setor.
Cada vez mais homens percebem que aderir a cuidados estéticos e de beleza também faz parte de uma rotina saudável e de autocuidado. Então, deixam velhos preconceitos de lado para se tornarem um público consumidor cada vez mais promissor.
Dados da Research & Markets apontam que o segmento de cosméticos e produtos de beleza voltados para o público masculino teve um faturamento de US$69 bilhões em 2020, com excelentes perspectivas de crescimento para os próximos anos. Estima-se que o setor alcance os US$78,6 bilhões em faturamento até 2024.
O volume representa uma média de 10% do mercado total de cosméticos, mas indica que o segmento voltado ao público masculino vem crescendo cada vez mais e encontra grande potencial de expansão no futuro próximo. Diante desse promissor cenário, segundo dados da Euromonitor, o Brasil representa 13% do mercado global de beleza masculina.
O fenômeno das barbearias
Se tem um segmento dentro do mercado de beleza masculina que ganha cada dia mais relevância é o das barbearias. Esses estabelecimentos deixaram de ser somente locais para aparar o cabelo e fazer a barba para se tornarem importantes centros de cuidado masculino, e são pensados para deixar esse público confortável para explorar novos produtos e procedimentos.
A prova de que o setor não está aí para brincadeira vem nos resultados. Segundo dados da Abihpec (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos), 54% dos entrevistados afirmaram que frequentam salões e barbearias de forma frequente, sendo que 43% se classificaram como “supervaidosos”.
Barbearias por assinatura: um novo nicho de alto potencial
Você já deve ter ouvido falar sobre o potencial do mercado recorrente e sobre como esse modelo de negócio passou a ganhar relevância dada sua modalidade de cobrança, que acontece de forma semelhante aos serviços de streaming e, como consequência, tem um elevado poder de fidelização.
Para as barbeariasm foi só juntar um mais um, isto é, cabelo e barba continuam crescendo sempre. Portanto, o cliente que foi até a sua barbearia uma vez inevitavelmente terá que repetir o serviço em algum momento. Então, por que não fidelizar o cliente e garantir que ele volte sempre ao seu estabelecimento?
É assim que a lógica das barbearias por assinatura passou a funcionar, através de planos em que o cliente paga um valor mensal e pode utilizar serviços de forma ilimitada ou, então, através da venda de pacotes. Juntando o modelo de cobrança a um atendimento diferenciado, produtos e serviços de alta qualidade, fez-se uma fórmula do sucesso que vem fazendo com que muitas barbearias ganhem cada vez mais espaço no mercado. Algumas delas, inclusive, conquistaram tamanho sucesso, que até se tornam franquias por meio desse modelo.
As barbearias por assinatura têm um mecanismo de funcionamento semelhante a um clube de assinaturas, no qual o cliente acessa o site da barbearia, escolhe o pacote que mais combina com o seu perfil e efetiva a compra online. Depois, é só seguir as orientações de agendamento de cada estabelecimento e passar a utilizar os serviços incluídos em seu pacote. É um bom exemplo de negócio híbrido, onde a venda é feita online, mas o serviço é prestado de forma presencial.
Espaço também para varejo e estética
Mas não são apenas as barbearias que conquistam cada vez mais espaço no mercado de beleza masculina – os cosméticos também entram no páreo. Conforme pesquisa do Grupo Croma, produtos de cuidados com a barba são os cosméticos mais citados na categoria de uso constante por consumidores masculinos, seguidos pelos perfumes. Já os cremes e as loções para a pele foram lembrados por 30% dos consumidores.
Fato é que os homens também apostam cada vez mais em skincare, o que abre oportunidades para o varejo que atua nesse setor. Além disso, o público masculino cresce na busca por procedimentos estéticos. Segundo dados da Associação Brasileira de Clínicas e Spas (ABC-Spas), os homens representam 30% da clientela das clínicas de estética no país, e os serviços mais procurados são depilação, limpeza de pele e aplicação de botox.