A pouco mais de 30 dias para a principal data para o varejo no ano, o comércio está a todo vapor construindo campanhas e estratégias de marketing para atrair o maior número de clientes para suas lojas físicas e online.
Se você começou somente agora a se preparar para a data, saiba que você já está atrás, e por isso precisará acelerar suas estratégias e operações para conseguir se equiparar com a concorrência — afinal, os preparativos começaram meses antes.
A Black Friday tem tudo que um lançamento precisa: escassez, aquecimento, expansão, antecipação e urgência. Por isso é preciso se planejar e trabalhar com um timing adequado para não atropelar processos. Abaixo vou listar os principais processos para o período de vendas.
Os principais pilares de vendas
Entre os principais pilares de sucesso para as vendas nessa data sazonal, está justamente o período de preparação. Pensando nesse primeiro pilar, é imprescindível iniciar a divulgação de campanhas na internet com pelo menos 30 dias de antecedência, com a verba crescente nos anúncios.
Além disso, os meses que antecedem a data são importantes para negociação, como com os fornecedores e influencers, por exemplo. Na data de Black Friday, as mídias ficam muito mais caras, assim como ações com influenciadores. Por isso, comece a negociação desde já, pois o valor será muito maior no mês de novembro.
A loja física, diferentemente de 2020, será muito importante para a Black Friday deste ano. Uma dica que gosto de compartilhar para quem pretende investir também no PDV é planejar o período de promoções, como por exemplo uma Black Week — é fundamental aproveitar o hype dessa data de vendas.
Podemos comparar o hype com o lançamento de filmes no cinema e produções das plataformas de streaming. O hype, assim como no trailer de um filme em pré-lançamento disponível com seis meses de antecedência, serve para criar uma expectativa nos consumidores e preparar terreno para uma data específica. O que faz um lançamento ter sucesso não é o quão bem você adquire público ou faz tráfego bem feito, mas sim a construção da sua narrativa.
Logística é outro pilar importante para aquisição de clientes. Se organize para não causar frustração no cliente. Neste sentido, se preocupe com a integração entre site e estoque para que, após a conclusão da compra, o consumidor não seja surpreendido com uma mensagem informando que a mercadoria escolhida não está disponível.
Entenda a melhor forma de logística. O dropshipping, por exemplo, é um modelo em que o fornecedor envia os produtos diretamente ao cliente final. Há também o crossdocking, que é um sistema logístico em que as encomendas são recebidas em um centro de distribuição especializado e, em seguida, preparadas para serem despachadas e entregues ao consumidor final.
O último ponto e não menos importante é a utilização da base de clientes. É muito mais comum do que se imagina o comércio não utilizar sua base de clientes para fazer remarketing, como oferecer descontos, destacar produtos em promoções, disponibilizar frete grátis etc.
Suas redes sociais também entram nesse looping. Há muitas empresas que têm no Instagram de 2k a 5k seguidores, o que não é muito, mas foi construído organicamente ao longo de anos, e não utiliza aquela base para compartilhar promoções, por exemplo.
Em outros casos, como um e-commerce que já possui um certo número de pessoas cadastradas, que não realiza um e-mail marketing. As empresas às vezes focam tanto em conseguir novos clientes, mas esquecem de fidelizar quem já consumiu ou comprou na sua loja — e que geralmente é quem vai gastar o ticket médio maior.