Nos últimos anos, a Black Friday se consolidou no comércio eletrônico brasileiro como uma das grandes datas para as empresas ampliarem suas bases de clientes, construindo com eles um relacionamento rentável e que se prolongue nos meses seguintes à Black.
Em 2024, a expectativa é de que milhares de consumidores estejam ávidos por bons descontos, que se prepararam para uma verdadeira “corrida às promoções” durante todo o mês de novembro e, em especial, na última sexta-feira do mês.
Para as empresas, essa é a oportunidade para expandir sua base de clientes e manter o relacionamento pelos próximos meses.
A importância do frete na decisão de compra
Antes de falar sobre a estratégia que ampliará a sua base de clientes a partir das vendas durante a Black Friday 2024, é importante abordar um diferencial competitivo relevante que pode definir o sucesso de sua campanha: a estratégia de frete
Uma pesquisa feita pela ComScore concluiu que mais da metade dos consumidores abandonaram o carrinho por considerar o custo do frete elevado. Além disso, 70% dos consumidores colocam mais produtos no carrinho só para ter direito ao frete grátis.
Com esse dado em mente, fica claro que o frete grátis não é apenas um diferencial competitivo, mas uma ferramenta poderosa para alavancar as vendas.
Portanto, a oferta de frete gratuito pode complementar todas as etapas da estratégia para a Black Friday, proporcionando aos consumidores um incentivo extra para concluir suas compras.
Primeira etapa: Esquenta Black Friday
O conceito por trás dessa estratégia é a antecipação, aquecendo o mercado e promovendo o interesse do seu público um mês antes da Black, com promoções do tipo “leve 3 e pague 2”, ou ofertar brindes em compras acima de determinados valores.
Nessa fase, avalie oferecer frete grátis para determinadas regiões ou para produtos que sua empresa queira promover. Isso ajuda a atrair atenção e aumentar o tráfego para o seu site.
É importante aproveitar esse período de aumento de tráfego na internet para captar leads por meio de ações de tráfego pago ou orgânico, utilizando CTAs (Chamadas para Ação) como: “Cadastre-se para receber em primeira mão as ofertas da Black!”.
Segunda etapa: Black November
Após o Esquenta, entra em cena a Black November que, durante todo o mês, traz promoções um pouco mais agressivas, como ofertar brindes em todas as compras ou preço único em todos os produtos de determinada categoria.
Nesse período, a estratégia de oferta de “frete grátis” deve acompanhar a agressividade da campanha – por exemplo, frete grátis em todo o site a partir de determinado valor de compra.
Um recurso interessante é adicionar uma régua de progressão no checkout, informando ao cliente o quanto falta para atingir o valor necessário para o frete gratuito, inclusive sugerindo um produto para ele acrescentar no carrinho – seja algo que ele consultou ou algo relacionado ou complementar ao que ele já está comprando. Isso estimula o cliente a adicionar mais itens ao carrinho, aumentando o ticket médio.
Terceira etapa: Black Friday e Cyber Monday
A etapa final chega na última semana de novembro, culminando na tão esperada Black Friday, em 29 de novembro.
Esse é o momento de oferecer os melhores descontos e condições especiais para conquistar novos clientes e garantir o retorno dos atuais.
Dica de ouro: não limite suas promoções apenas à sexta-feira. Estenda-as por alguns dias antes e depois da data oficial, como de 27 de novembro a 2 de dezembro.
Assim, você maximiza os investimentos em marketing e logística, aumentando suas vendas e fortalecendo a confiança dos consumidores.
Nesse ponto, suas promoções devem ser realmente agressivas, com descontos de até 50%, preços fixos em categorias inteiras ou até mesmo faixas de preço diferentes para facilitar a escolha do consumidor.
Amplie também a oferta de frete grátis para todo o país ou para o site inteiro, criando uma oportunidade irresistível para os consumidores.
A experiência do usuário é essencial
Durante toda a jornada, o lojista também deve focar na experiência do usuário com uma plataforma que suporte o aumento do tráfego sem comprometer a navegação ou a finalização da compra.
Um site com acesso rápido e eficiente é fundamental para esse período. Além disso, prepare sua equipe de atendimento para responder a dúvidas e solucionar problemas com agilidade.
Fidelize seus novos clientes
Após o fim da Black Friday, sua missão não acaba. Agora é hora de fortalecer o relacionamento com os novos clientes.
Envie e-mails de agradecimentos, solicite feedbacks e, quem sabe, apresente novos lançamentos ou promoções exclusivas.
Isso ajudará a garantir novas compras e reduzirá o custo de aquisição por cliente ao longo do tempo.
Aproveite ao máximo a Black Friday 2024 e expanda sua base de clientes
A Black Friday 2024 oferece uma excelente oportunidade para expandir sua base de clientes e aumentar suas vendas.
Seguindo essas três etapas – Esquenta, Black November e Black Friday – e utilizando estratégias de frete como uma poderosa ferramenta de conversão, sua empresa estará preparada para aproveitar esse momento importante para o varejo, gerando resultados positivos que se estenderão por todo o próximo ano.