Um estudo sobre comportamento dos consumidores mostrou que 94% dos participantes afirmam adotar hábitos de consumo mais conscientes. Ao mesmo tempo, empresas do varejo aderem a ferramentas e plataformas que utilizam inteligência artificial para conseguirem tomar decisões mais orientadas, precisas e eficientes, a fim de promover uma melhor experiência ao consumidor final, que está cada vez mais criterioso. Tudo isso tem como intuito melhorar a performance de vendas, principalmente em datas como a Black Friday.
Consumo consciente impacta a Black Friday
O estudo Consumo Consciente – Visão do Consumidor 2024, realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), teve a participação de mais de mil consumidores em todas as regiões do país. Entre o entendimento de consumo consciente dos entrevistados foram citadas pesquisas de preços, moderação nas compras e a cautela em realizar compras por impulso. Em 2023, a Black Friday sofreu uma queda de 15% no faturamento em comparação ao ano anterior, o que foi, justamente, reflexo desse consumidor mais rigoroso, consciente e também com menor poder de compra.
Entender os novos comportamentos, os fatores que decidem a realização da compra e prever possíveis problemas são, muitas vezes, decisivos para varejistas que disputam espaço e consumidores, principalmente em datas como a Black Friday. Uma das formas mais eficazes de fazer isso é por meio de ferramentas que envolvem inteligência artificial.
A pesquisa Previsões da Black Friday 2024, realizada pela Dito CRM e pela Opinion Box, mostra que 41% dos entrevistados avaliam a reputação da empresa antes de realizar uma compra, o que inclui o tempo de entrega do produto. A análise dos consumidores vai desde verificar quais empresas estão atuando no meio ambiente até a qualidade dos produtos e a experiência de compra, que tem como principal ponto o tempo de chegada do produto após o pagamento.
Não basta as empresas pensarem apenas no desconto – o consumidor quer prazos curtos, possibilidade de rastrear a compra em tempo real, e realizar trocas ágeis, quando necessário. Inclusive, os atrasos de entrega das compras da Black Friday 2023 foi um dos principais pontos de reclamação ano passado. Segundo o Reclame Aqui, nas primeiras 18h de Black Friday, somente ”Atraso na entrega” correspondeu a 17,3% das reclamações totais, e liderou o ranking de reclamações da plataforma. O estudo mostrou que, em dois dias de Black Friday, foram contabilizadas 7.328 notificações de contestações, um aumento de 34,5% em relação ao ano de 2022.
Planejamento de rotas com inteligência artificial
Para resolver esses problemas, um planejamento de rotas feito por inteligência artificial é capaz de distribuir os pedidos para cada veículo de forma muito mais efetiva, a fim de as operações conseguirem reduzir a ociosidade da frota. Por exemplo, a capacidade de a IA analisar e respeitar condições como horários, para garantir a eficiência da rota assegura que a entrega será feita no intervalo de tempo determinado. Se o veículo precisar passar por um ponto específico, como um depósito para recarregar ou o motorista precisar parar para descansar, a IA inclui essa parada na rota, sem comprometer o tempo de entrega.
De maneira geral, a Black Friday é o momento em que as demandas se intensificam, novos consumidores aparecem, erros podem tomar proporções enormes e os clientes esperam ter uma boa experiência de compra. Já cientes do desafio, as logtechs estão aprimorando suas tecnologias para oferecer soluções de logística avançadas, que otimizam cada etapa do processo de entrega. Essa combinação de inteligência artificial e eficiência é essencial para empresas que desejam se diferenciar na Black Friday, garantindo não apenas entregas rápidas, mas uma experiência superior ao cliente.