Por que usar um blog no e-commerce? À primeira vista não faz muito sentido criar um blog quando tudo o que você pretende vender online está disponível na sua loja virtual, não é mesmo? Porém, um blog pode ser aquilo que está faltando para tornar a sua marca de e-commerce mais conhecida no mercado e assim gerar muito mais vendas para você.
Para você ter uma ideia, de acordo com o Think With Google, 59% dos consumidores fazem algum tipo de pesquisa online antes de tomarem uma decisão de compra. E, nesse caso, o que acontece muitas vezes é que, ao pesquisarem, essas pessoas encontram artigos em blogs, os quais as conduzem para as páginas de vendas de sites de e-commerce como o seu.
É por isso que, no Brasil, quase todos os grandes varejistas possuem um blog de e-commerce. As pessoas que dirigem esses grandes negócios sabem que o conteúdo disponibilizado em blog tem um grande poder de atração, isto é, ele atrai consumidores, transforma-os em leads e depois em clientes. Enfim, como diria o Bill Gates, na web o conteúdo é rei.
Mas essa não é a única vantagem do blog no comércio eletrônico. Existem outras mais, que você ficará sabendo logo em seguida. Continue lendo e fique por dentro!
Blog no e-ecommerce: por que ele é importante?
Para demonstrar matematicamente o quanto os blogs e o conteúdo são importantes para comércios online como o seu, eu pesquisei estatísticas de várias fontes que abordam o assunto, as quais listo adiante. Confira:
- 80% dos usuários da internet interagem com mídias sociais e blogs (Demand Metric citada por Hubspot);
- 434% mais páginas indexadas em sites buscadores é o que proporcionam os blogs para o seu negócio (Demand Metric);
- 97% mais links indexados é o que proporcionam os blogs para negócios como o seu (Demand Metric);
- 67% mais leads mensais é o que produzem as empresas que fazem uso de blogs (Demand Metric);
- 70% das pessoas preferem aprender sobre uma empresa por meio de artigos ao invés de por meio de anúncios (DemandMetric);
- 55% mais visitantes é o que obtém as empresas que contam com blog em relação às que não usam esse recurso (Hubspot);
- 61% dos consumidores online dos EUA fizeram uma compra depois de lerem recomendações em um blog (Content Marketing Institute);
- 60% dos consumidores dizem que as postagens de blog são valiosas nos estágios iniciais do processo de compra (Demand Gen Report citada por Oberlo);
- 34% dos consumidores farão uma compra não planejada depois de lerem um conteúdo de qualidade em um blog (Semrush);
- 2,9% maior é a taxa de conversão das empresas que usam Marketing de Conteúdo contra 0,5% das que não usam (Aberdeen citada por Neil Patel).
Como se pode observar, o blog é fundamental porque ele alimenta e ao mesmo tempo acelera o seu Funil de Vendas no e-commerce. Ele também gera mais reconhecimento de marca e mais credibilidade, entre outras vantagens.
Vantagens de usar um blog no seu e-commerce
Ao integrar um blog de e-commerce à sua loja virtual, você poderá obter benefícios como:
Melhor SEO
Em cada post, use as palavras-chave mais relevantes para o seu negócio e seja encontrado toda vez que alguém digitá-las em buscadores como o Google.
Praticidade para tirar dúvidas do público
Os consumidores buscam soluções e respostas o tempo todo na web e com um blog você pode oferecer isso para eles.
Mais facilidade para divulgar
Os posts podem ser compartilhados nas redes sociais e viralizar, aumentando assim a visitação ao seu blog e também à sua loja virtual.
Mais backlinks
Outras empresas poderão criar links para o seu conteúdo gerando referências à sua marca e melhor classificação nos resultados de pesquisas.
Aumento do tráfego orgânico
As pessoas começarão a encontrar os seus artigos no Google, Bing e outros buscadores, e assim encontrarão também o seu e-commerce.
Aumento dos leads
A partir de um blog você pode capturar o e-mail e o nome dos leitores, entre outros dados, tornando-os assim os seus leads.
Criação de uma comunidade
O blog é um local onde as pessoas podem fazer comentários, o que faz com que elas se sintam parte da comunidade da sua marca.
Construção da lealdade
Você pode criar uma comunidade de leitores assíduos, o que sem dúvida reforçará a lealdade à sua marca e-commerce.
Mais clientes
Os blogs atraem muitas pessoas, as quais você pode enviar direto para as páginas de vendas da sua loja virtual por meio de links em meio aos posts.
Mais credibilidade
Ao se comunicar com os consumidores periodicamente, a tendência é que a sua marca se torne uma autoridade no ramo.
O blog é, enfim, um importante aliado de quem atua no e-commerce. Esse recurso certamente tem o poder de atrair mais consumidores para o seu negócio, os quais você pode encaminhar para a sua loja virtual e transformá-los em seus clientes e fregueses. Tenha, portanto, um blog de e-commerce e faça mais sucesso!