Logo E-Commerce Brasil

Bom relacionamento com o fornecedor no e-commerce: o desafio que compensa

Por: João Paulo Arraes

CFO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais Magento. Além disso, é especialista em AdWords, Digital Marketing e UX.

A relação empreendedor-fornecedor é uma das principais etapas de todo o processo de funcionamento de um e-commerce. Para garantir o bom funcionamento das operações e a satisfação do consumidor é indispensável que o empreendedor mantenha seu sistema de trabalho alinhado ao sistema do fornecedor.

Para facilitar a relação, o ideal é encontrar fornecedores com os quais não seja um esforço lidar. Procure trabalhar com pessoas e empresas sérias, competentes, responsáveis e honestas. Assim, fica mais fácil de lidar e a probabilidade de ter problemas pode ser menor.

Além disso, no momento de escolher, lembre-se que o barato sempre pode sair caro. Prefira fornecedores conhecidos, com boa reputação e que entendam as necessidades do seu empreendimento.

É necessário manter todas as operações respaldadas por contrato e certificar-se de que o fornecedor manterá os prazos sempre em dia. É claro que eventualidades acontecem e seu empreendimento deve estar preparado para isso.

Manter o máximo de transparência com o cliente vai facilitar sua vida quando algum imprevisto acontecer. Além disso, vale adquirir certa quantidade de alguns produtos a mais e fazer o chamado “estoque de segurança” – principalmente para mercadorias que têm boa saída.

Outra dica é estabelecer uma relação saudável e humanizada com seu fornecedor, na qual ela saiba as necessidades do seu empreendimento e esteja disposto a colaborar.

Isso porque, apesar de ele estar envolvido no processo, é a sua marca que está em evidência para o cliente e, caso o produto não seja como o esperado ou esteja danificado, é à sua empresa que o cliente vai recorrer.

No caso de fornecedores internacionais, vale pensar duas vezes para fechar o negócio. As transações internacionais demoram muito mais tempo para serem realizadas e excedem todo os prazos que o Código do Consumidor estabelece para o e-commerce.

Garantia contra imprevistos, ninguém tem, então é preciso trabalhar do modo mais rigoroso possível para assegurar que a empresa cumpra com aquilo que se propõe a fazer – que é entregar o produto em perfeitas condições nas mãos do consumidor.

Em todo caso, vale estar em contato constante com o fornecedor para garantir um tempo de reação mínimo para qualquer eventualidade que possa ser evitada. Quanto àquilo que não se pode evitar, vale fazer o melhor para recompensar o cliente pelos transtornos.