O brand safety no marketing digital é sobre práticas que as empresas adotam para garantir que a sua marca não seja associada a conteúdos inadequados, controversos ou prejudiciais em seus anúncios online. Isso envolve escolher cuidadosamente os locais onde os anúncios são exibidos para proteger a reputação da marca e evitar situações em que os anúncios possam ser vistos como insensíveis, ofensivos ou inapropriados. A publicidade programática passou por grandes desafios tecnológicos, uma vez que também cresceu exponencialmente a existência de conteúdos fakes e sensacionalistas na web.
Entenda quais são os conteúdos aos quais as marcas não querem se associar para não prejudicar sua imagem ou reputação:
1. Conteúdo ofensivo ou inapropriado: Linguagem vulgar, discursos de ódio, conteúdo sexualmente explícito ou violento.
2. Notícias falsas ou desinformação: Conteúdo enganoso que possa prejudicar a credibilidade da marca.
3. Conteúdo controverso: Tópicos sensíveis, como política, religião ou questões sociais, que podem alienar parte da audiência.
4. Conteúdo sensível: Temas como tragédias, doenças graves ou eventos negativos que podem ser insensíveis se associados a anúncios.
5. Conteúdo ilegal: Atividades ilegais ou criminosas que poderiam manchar a imagem da marca.
6. Conteúdo de baixa qualidade: Sites com má reputação, conteúdo spam ou de baixa relevância.
Protegendo sua reputação
Para proteger essa reputação, o que fazemos é garantir que seus anúncios sejam exibidos em ambientes que estejam alinhados aos seus valores e ao público-alvo. Na veiculação de anúncios online, utilizamos uma variedade de técnicas e tecnologias para evitar essa associação a conteúdos indesejados”. Confira abaixo:
1. Palavras-chave negativas: As marcas podem fornecer uma lista de palavras-chave negativas que indicam conteúdo indesejado. Os nossos algoritmos usam essas palavras-chave para evitar exibir anúncios em páginas.
2. Análise de contexto: Analisar o conteúdo ao redor de um anúncio em potencial para determinar se é apropriado. Isso envolve o uso de algoritmos para identificar tópicos e sentimentos presentes na página.
3. Listas de sites aprovados: As marcas podem criar listas de sites aprovados onde desejam que seus anúncios sejam exibidos. Isso permite nosso controle mais direto sobre o ambiente de exibição.
4. Machine learning: Algoritmos de aprendizado de máquina são usados para analisar grandes volumes de dados e identificar padrões que indicam conteúdo indesejado.
5. Monitoramento em tempo real: Monitorar continuamente os sites em que os anúncios são exibidos, permitindo a identificação rápida de problemas e os ajustes necessários.
6 Parcerias com terceiros: Algumas plataformas utilizam uma parceria de ad verification feita por terceiros, ou seja, as empresas fazem a curadoria e a varredura dos conteúdos para que as veiculações publicitárias não apareçam em conteúdo inapropriado para determinada marca.
7. Auditorias manuais: Revisar e avaliar sites e conteúdos para garantir a conformidade com as diretrizes de brand safety.
8. Filtros de categoria: Marcas podem escolher evitar determinadas categorias de conteúdo, como política, religião ou notícias sensíveis.
Em geral, são combinações dessas abordagens para proteger a integridade das marcas e garantir a exibição de anúncios em ambientes seguros e relevantes.