Você já ouviu falar em busca inteligente? Essa tecnologia tem elevado a experiência de compra online ao redor do mundo por meio da inteligência artificial. Mas, nesse período de isolamento social que estamos vivendo, ela tem ganhado especial importância. Entenda por que e como ela é.
Busca inteligente para e-commerce
Uma busca inteligente para e-commerce é uma ferramenta que faz uso de inteligência artificial para otimizar e melhorar a assertividade das buscas dentro das lojas virtuais. Hoje, uma boa busca inteligente conta com características como:
- Velocidade: como possui alta velocidade, a busca inteligente é capaz de mostrar os resultados de pesquisa em milissegundos — conforme a digitação e sem precisar apertar o “enter”. É uma tecnologia diferente e muito mais avançada do que o autocomplete, pois apresenta de fato os resultados dos produtos disponíveis na loja e não apenas sugestões no campo de busca.
- Similaridade fonética: esse tipo de busca é capaz de reconhecer os sons das palavras. Possibilita que o usuário encontre o que procura, mesmo que digite a palavra com grafia errada. Como, por exemplo, “camiza”, em vez de “camisa”, ou grizalio, no lugar de grisalho.
- Busca por cor: com a busca inteligente, o usuário pode buscar um produto pela cor pelo reconhecimento de imagem, como “bolsa preta”. Isso é possível porque a inteligência é capaz de identificar a cor dos produtos na imagem, mesmo que essa informação não apareça no título ou na descrição.
- Análises de navegação: a inteligência artificial faz análises de navegação em tempo real. Com isso, consegue mostrar os resultados mais relevantes, personalizando a experiência do usuário. Se em algum momento ele clicou em um tênis de corrida, por exemplo, ao digitar “tênis” na busca, os primeiros resultados serão de tênis de corrida.
Essas características têm ajudado muitas lojas virtuais, de diferentes portes, a elevarem a experiência de compra — e a aumentar as vendas.
Busca inteligente para e-commerce e isolamento social
Como você viu, uma busca inteligente melhora muito a capacidade e qualidade de apresentação dos resultados dentro das lojas virtuais. Isso tem feito ainda mais diferença em tempos de isolamento social.
Maior concorrência e mais tempo livre
Desde o início da quarentena, 100 mil novas lojas virtuais foram criadas, aumentando muito a concorrência e exigindo estratégias ainda mais robustas. Além disso, o consumidor — que já há algum tempo está com perfil mais exigente — passou a ter mais tempo para fazer comparações entre produtos, preços e marcas.
Diante desse cenário, imagine que uma pessoa está buscando um shampoo, mas fica em dúvida sobre a grafia dessa palavra e digita “xampu”. Sem reconhecimento de similaridade fonética, é muito provável que a busca não mostre resultados.
Conclusão: o cliente pensará que a loja não possui o produto ou que ele está em falta, mesmo que o item esteja disponível no estoque. Em poucos segundos o consumidor estará no site do concorrente — aquele que talvez já tenha busca inteligente.
O mesmo acontece com relação à velocidade. Apesar do maior tempo livre e de passarem mais tempo em casa na quarentena, as pessoas continuam apressadas — principalmente no que diz respeito à tecnologia e internet — e mais ansiosas, por conta das notícias sobre a pandemia.
Se o usuário faz uma busca e os resultados demoram a ser carregados, vai ficar impaciente. Enquanto espera, pode querer mexer no celular, resolver alguma pendência ou até mesmo procurar no concorrente para fazer comparações. Com isso, você pode ter perdido a venda.
Conquistando os novos consumidores
É verdade que o isolamento social, devido à Covid-19, tem impulsionado o crescimento do comércio eletrônico. Tanto é que, desde março, no início da quarentena, o número de pessoas que realizaram ao menos uma compra online cresceu em quase 1 milhão.
Mas é preciso conquistar esses novos consumidores, de forma que eles continuem com esse hábito mesmo depois do isolamento. E a melhor forma de fazer isso é oferecer a melhor experiência de compra, por meio de uma busca inteligente e otimizada. Isso evitará situações que os façam querer deixar o site, como as mencionadas anteriormente.
Se os novos consumidores perceberem que comprar online pode ser muito mais rápido, assertivo e até personalizado do que em uma loja física, continuarão a fazê-lo. E adivinha só: na mesma loja que ofereceu essa experiência para ele quando decidiu se embrenhar no universo do comércio online.