Comércio colaborativo ou c-commerce pode soar como um termo novo, mas certamente não é um conceito novo. É uma visão de crescimento sustentado e inovação que muitos negócios digitais aspiram alcançar, especialmente no ambiente de negócios competitivo de hoje.
O termo c-commerce existe há vários anos, mas não acho que seja algo que a maioria dos empresários conheça ou considere em seus planos de negócios.
Eu desafio você a pensar em todas as maneiras pelas quais você pode ajudar seus clientes ou oferecer serviços complementares de novas maneiras que permitirão que você construa redes de referência que beneficiem a todos.
A colaboração no c-commerce
Quer você venda para consumidores ou outras empresas, você precisa de uma plataforma que adote a colaboração digital para impulsionar o crescimento, impulsionar a inovação e construir relacionamentos online.
O c-commerce tem tudo a ver com a parceria com fornecedores, parceiros de canal e até concorrentes para entregar mais valor aos seus clientes.
O comércio colaborativo é uma estratégia de negócios que exige olhar para o processo de gerenciamento da cadeia de suprimentos de uma nova maneira. Em vez de ver os elementos da cadeia como entidades independentes que não têm mais do que uma conexão tênue entre si, cada organização vinculada à cadeia de suprimentos se vê diretamente envolvida com todas as outras organizações.
Para implementar plenamente essa abordagem diferenciada, os parceiros envolvidos na cadeia utilizam o e-commerce para desenvolver novas e mais eficientes formas de comunicação e interação entre si. Como resultado, cada parceiro se beneficia em termos de gerenciamento de custos, menores taxas de erros ao longo da cadeia e, em geral, um processo mais eficiente que começa com o fabricante e termina com o cliente.
A presença do c-commerce nas empresas
Durante os últimos anos, o c-commerce, tornou-se o foco principal de muitas organizações.
Logo, ele otimiza os canais de fornecimento e distribuição para tornar uma organização mais competitiva e mais lucrativa.
A implantação de sistemas de comércio eletrônico e infraestruturas relacionadas ajuda as empresas a colaborar em toda a cadeia de suprimentos. A colaboração para o bem comum deve ser o principal fator motivador para obter valor demonstrável de uma iniciativa de e-commerce.
O c-commerce é o próximo passo evolutivo além do simples processo de venda de bens ou serviços aos clientes pela Internet. Surgiu como uma prioridade porque a Internet tornou possível – e necessária – a compra e venda generalizada e de alta velocidade.
De cálculos de alta velocidade à taxa de automação em rápido crescimento, entramos em uma era em que os sistemas inteligentes estão prontos para assumir praticamente tudo considerado “apenas humano”.
Todos nós já tivemos experiências como:
- “Oh! Eu amo aquela bolsa, e gostaria de saber onde ela conseguiu”.
- “Gostaria que minha lista de compras chegasse à minha porta por conta própria exatamente quando eu preciso”.
- “Gostaria que houvesse uma maneira melhor de lidar com meus pontos de fidelidade”.
- “Eu gostaria que houvesse uma maneira mais fácil de comprar um vestido. É tão difícil e demorado examinar tantos vestidos antes de chegar ao meu vestido dos sonhos”.
- “Gostaria que alguém tivesse me lembrado do aniversário de casamento para que eu pudesse comprar o presente na hora”.
Em essência, a lista continua. Por mais maravilhoso que seja o e-commerce, ainda existem lacunas de experiência do cliente a serem preenchidas.
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