Muitas empresas têm buscado os melhores profissionais de marketing digital para ajudar com a mensagem da marca, anúncios e potencializar as taxas de conversão. E, por mais que o seu negócio já trabalhe com ótimas estratégias de marketing, você ainda pode estar se perguntando o que fazer para melhorar as campanhas de marketing online e diminuir erros no percurso.
Toda empresa precisa do marketing digital e o setor continua crescendo ano após ano. A estimativa é que os gastos globais com anúncios online totalizem US$ 495 bilhões até 2024, de acordo com levantamento do Statista Research Department. Mas, mesmo que o marketing da sua organização esteja funcionando a todo vapor, como é possível diminuir os erros e melhorar as estratégias que já estão sendo implementadas?
1 – É importante definir os KPIs certos para o crescimento da sua empresa.
Atualmente, a tecnologia permite que as empresas rastreiem todos os tipos de dados que passam pelas mídias sociais ou pelo e-commerce. Dentre essas informações estão a taxa de rejeição e a taxa de cliques ou valor de vida útil do cliente (LTV – Customer Lifetime Value). Mas, se você quer realmente melhorar as estratégias digitais da sua empresa, é preciso rastrear e interpretar mais a fundo. Essa pode ser hora de começar a pensar em novas métricas importantes para o sucesso futuro da empresa.
Por exemplo, se a marca oferece um teste gratuito do serviço, mas não converte os visitantes de forma satisfatória, pode ser o momento de entender como funciona a jornada desse cliente com a sua página de destino e conversão, ou até mesmo trazer mais benefícios exclusivos de forma que estes sejam um pouco mais atraentes para esse público.
É importante estabelecer vários KPIs essenciais e se concentrar em melhorá-los progressivamente. Além disso, até para não deixar as equipes sobrecarregadas e com resultados abaixo do satisfatório, talvez seja interessante mudar os KPIs semanais para mensais. Ter mais tempo de “respiro” para observar resultados pode ser uma mudança considerável para entender melhor o comportamento de conversão do seu negócio.
2 – Tenha o seu orçamento de marketing digital bem definido e planeje em cima disso.
Primeiro, é preciso entender como o orçamento da sua empresa conversa com uma boa campanha online. É claro que é desafiador fazer maravilhas com uma verba curta. Mas, mesmo assim, é necessário medir expectativas com o budget obtido, para que cada movimento seja certeiro e que o dinheiro não seja investido em algo que não vá dar retorno para a organização.
Pesquise os preços para montar uma campanha e crie um orçamento realista. A partir daí, é possível realizar brainstorms e alinhamentos plurais para que essas campanhas atinjam em cheio o público-alvo (viu a importância de saber quem é o seu nicho?).
Se você está anunciando, determine seu gasto com publicidade e onde você pode aplicar dinheiro para chegar de uma forma mais natural ao público que te acompanha diariamente. E, caso a ideia seja de publicar conteúdo e investir nessa vertente, é essencial que um calendário de conteúdo seja criado para que a sua marca tenha a consistência necessária para realizar conversões com esse tipo de ação.
3 – Entenda quais são os pontos fortes do seu negócio e use isso como vantagem.
Sua empresa pode já ter muitas informações sobre o que está indo bem. Então, se você sabe o que está funcionando, considere dobrar esses pontos fortes.
Digamos que você decidiu contratar um profissional de marketing de mídia social e percebeu que o ROI é melhor do que você imaginava. Considere descobrir como e por que essa abordagem está funcionando e converse com o profissional de marketing sobre como aumentar as campanhas. Se você contratou esse profissional de marketing em meio período, talvez seja o momento de oferecer a ele um cargo em período integral. Pode até valer a pena contratar mais profissionais se você entender que essa abordagem foi bem-sucedida.
Se a sua empresa tem um tráfego sólido no site, continue a desenvolver esses pontos fortes e certifique-se de que esses números estejam em constante evolução. A beleza de se apoiar em seus pontos fortes é que geralmente leva menos tempo e esforço. Como essas ações já estão funcionando, sua equipe de marketing digital pode se concentrar em ajustá-los e potencializar cada um deles.
4 – Não deixe de experimentar o que você acha que vale a pena.
As campanhas digitais nem sempre dão um resultado exato, e pode haver tendências surpreendentes durante o processo. Um dos segredos é experimentar coisas novas. Sua equipe de marketing digital não deve ter medo de arriscar e experimentar novas campanhas de marketing, por meio de testes A/B, por exemplo, que podem acabar trazendo informações valiosas, mesmo que não tenham o sucesso esperado.
Muitas campanhas podem produzir dados que dizem algo sobre seus clientes que você ainda não percebeu. E, ainda, é possível que a sua empresa descubra mais sobre o porquê sua marca é percebida de uma determinada maneira ou ir ainda mais fundo no público-alvo. Nesse fluxo, também é possível entender as tendências de novas plataformas e para onde o seu cliente está migrando (eles estão em constante movimento) e, consequentemente, isso pode auxiliar em uma futura campanha.
Algumas das campanhas digitais mais bem-sucedidas tiveram um “quê” experimental. Sem arriscar, é muito difícil sair na frente da concorrência para se destacar no mercado. E, se a sua equipe de marketing estiver constantemente trabalhando em novas ideias e conceitos para descobrirem novos caminhos para a empresa, estão no caminho certo.
O marketing digital é uma das melhores maneiras de alcançar novos clientes e atingir seus objetivos. Esteja você procurando aumentar as vendas, receitas, autoridade, reconhecimento ou fidelidade, as campanhas digitais são o melhor caminho para a sua marca conquistar um espaço ainda maior no mercado. Mas é sempre bom lembrar que o sucesso dessas estratégias de marketing digital depende do desenvolvimento, da execução, e da paciência para analisar o resultado de cada uma delas.
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