A capacidade analítica é importante para aproveitar ao máximo o grande volume de dados que circulam no e-commerce. Sendo assim, é vital a leitura de dados com um pensamento analítico que articule as necessidades da empresa. É uma forma de aproveitar as informações privilegiadas sobre o seu cliente e o hábito de consumo dele.
Por isso, é um grande erro não compreender a importância dos dados recolhidos por seu e-commerce, pior ainda é ignorar as análises inteligentes. Atualmente, softwares e plataformas oferecem uma capacidade analítica completa e ajudam no crescimento do e-commerce. São ferramentas que coletam, dominam e analisam os dados, tornando-os úteis para tomadas de decisões da empresa, além de oferecerem melhor experiência de compra para os clientes.
Ampliar a capacidade analítica no e-commerce é crucial para lidar melhor com possíveis problemas e não deixar escapar boas oportunidades.
O investimento na tecnologia analítica amplia o poder de ação da empresa. É uma forma de unir o conhecimento da sua equipe com ferramentas inteligentes e ágeis. E ainda favorece na comprovação de fatos baseados em dados, evitando decisões importantes com base em achismos. Inclusive, algumas das observações oferecidas por essas plataformas podem evidenciar problemas futuros.
A capacidade analítica no e-commerce
No e-commerce, a capacidade analítica é explorada pela inteligência artificial e outras ferramentas, obtendo bons resultados e identificando problemas, ou seja, desenvolvendo soluções a partir da interpretação dos dados coletados. Além disso, oferece um leque de oportunidades para melhorar a sua relação com o cliente. Por exemplo, as recomendações de produtos para os clientes podem ser mais personalizadas.
O comportamento analítico entende e dá espaço para a dinâmica dos dados, separando informações por grupos ou setores. É um processo que traduz as informações, mostrando quais são relevantes para determinado objetivo. Assim, também fica mais fácil encontrar as causas de problemas, oferecendo uma solução ampla e prevenindo problemas futuros. Trata-se de uma investigação que expõe os dados com inteligência e precisão.
Para completar, a tecnologia analítica no e-commerce usa o histórico de ocorrências para aumentar a flexibilidade nas tomadas de decisões, lidando melhor com situações inusitadas e cooperando com a agilidade e produtividade na empresa.
Compreenda a análise granular dos seus indicadores e identifique suas oportunidades
Os softwares especializados, a inteligência artificial e outros métodos ampliam a capacidade analítica no e-commerce. Sua eficiência é importante para mostrar os dados concretos de seus indicadores em tempo real que vão além de informações meramente quantitativas.
Na aplicação de Business Intelligence, por exemplo, existe uma compreensão analítica dos dados com informações estratégicas. Assim, o seu negócio consegue melhores resultados de ponta a ponta. Dá até para diminuir a taxa de desistência de seus clientes. Uma pesquisa da SaleCyle afirma que aproximadamente 81% dos clientes, no setor de moda, viagens e utilidades, largam suas compras no carrinho. A pesquisa considerou o comportamento do comércio eletrônico pelo mundo durante o ano de 2020.
Os seus clientes fazem parte dessa pesquisa? Por que eles não finalizam a compra? As respostas estão presentes em análises pontuais dos seus indicadores, que através do agrupamento de informações semelhantes identificam esses padrões de comportamento. E é isso que a capacidade analítica oferece para você.
Ampliar a capacidade analítica no e-commerce é crucial para lidar melhor com possíveis problemas e não deixar escapar boas oportunidades. Assim, você se mantém atualizado quanto ao que está acontecendo no seu e-commerce, em tempo real, permitindo a criação de estratégias funcionais.
Siga os próximos passos e coloque em prática o que leu neste artigo:
- Mensurar os principais indicadores que influenciam o seu negócio.
- Identificar quais dados você possui dificuldade em obter e compreender seus reais significados para sua operação de e-commerce.
- Analisar o custo da contração de uma equipe de Business Intelligence em comparação a softwares e plataformas integradoras de fácil utilização.
- Avaliar quais soluções são oferecidas e quais se encaixam para resolver os seus problemas.
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