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Checkout e meios de pagamento: grandes facilitadores ou os maiores sabotadores do e-commerce

Por: Anahy Zamboni

Jornalista, atua há mais de dez anos com criação de conteúdo, redação e copywriting. Já escreveu para segmentos, como: educação, saúde, beleza, nutrição, finanças e contabilidade. É especialista em Marketing Digital, Performance e SEO. Atualmente, escreve sobre Startups, SaaS, mercado de pagamentos e fintechs.

Com base em um estudo de tendências realizado pelo The Future Commerce para 2023, os hábitos de consumo do e-commerce já estão estabelecidos e bem claros. Com isso, a expansão do setor é inevitável, tanto que especialistas apontam que as vendas do e-commerce no mundo devem alcançar mais de US$ 8 trilhões até 2026.

Entre as tendências que o relatório apresenta, os meios de pagamento ocupam um espaço fundamental e, junto ao processo de checkout transparente, aparecem como importantes elementos que podem ser divisores de água, tanto como grandes facilitadores quanto como os maiores sabotadores do comércio eletrônico.

Checkout: o herói ou o vilão dos carrinhos de compra

Segundo o The Future Commerce, uma das principais razões para o abandono do carrinho de compras nas lojas online é o processo de pagamento e de checkout da compra. Quanto mais complexo for esse processo de conclusão da compra, mais facilidade o consumidor terá de abandonar seu carrinho e buscar outra loja online onde a compra seja mais facilitada.

E quando falamos em abandono de carrinho no processo de checkout, precisamos considerar diversos pequenos aspectos que criam um verdadeiro “funil” para a perda de conversões.

Segundo dados da Opinion Box, 10% dos clientes que se depararam com excesso de preenchimento de dados, e uma etapa de pagamento muito longa, desistiram de efetivar a compra. Por isso, oferecer uma boa experiência de preenchimento de cadastro e pagamentos, com o menor atrito possível, certamente é uma forma de reter esses consumidores.

Nesse caso, vale solicitar dados que são realmente necessários para concluir a venda de forma segura e, definitivamente, abolir os processos de checkout que redirecionam os compradores para uma nova página na hora do pagamento. Esse redirecionamento pode aumentar a insegurança do consumidor e ser mais um obstáculo para a compra.

Por falar em segurança, a Opinion Box aponta, também, que 20% das pessoas já abandonaram seu carrinho de compra por se sentirem inseguras na hora de efetuar um pagamento. Outros 56% afirmaram que ter certeza de que o site é confiável é o primeiro atributo na hora de fazer compras online.

Além disso, a segurança da conexão e a velocidade de carregamento da página de pagamento são outros pontos importantes que podem fazer o cliente partir. A pesquisa aponta que outros 10% de usuários apontam a lentidão no carregamento do site ou aplicativo como uma fonte de desistência da compra.

Todos esses quesitos podem ser solucionados com um processo de checkout transparente, que agiliza toda a experiência de pagamento e ainda mantém o consumidor em um fluxo único, sem redirecionamento, o que reduz as inseguranças no processo. Contar com uma boa plataforma de e-commerce que ofereça também outras soluções, como antifraude integrado, pode ser uma opção excelente para aumentar ainda mais a confiabilidade do seu negócio.

Meios de pagamento: como torná-los aliados do e-commerce

No relatório de tendências para 2023 do The Future Commerce, os meios de pagamento aparecem como um ponto importante, especialmente no que diz respeito às carteiras e a outros tipos de pagamentos digitais e mobile. Segundo o estudo, cerca de metade de todas as transações efetuadas no comércio eletrônico de todo o mundo tornam as carteiras digitais o método de pagamento online mais popular.

Em 2020, estima-se que mais de um bilhão de compradores fizeram alguma compra pagando através de carteira digital e, conforme as gerações mais jovens tornam-se consumidores mais ávidos e ativos no mercado, as opções diferenciadas e, sobretudo digitais, tornam-se os meios de pagamento cada vez mais procurados nos e-commerces.

Conforme a Opinion Box, a falta de diversidade dos meios de pagamento é o motivo pelo qual 17% dos consumidores desistem de comprar produtos em um e-commerce. Por isso, englobar a maior quantidade de meios de pagamento possível é importante para garantir que a sua loja ofereça a opção que o cliente procura. Além disso, disponibilizar formas de pagamento facilitadas, como parcelamentos sem juros e descontos, também ajuda na conversão.

E você, sabe quais são os principais pontos de fuga do seu e-commerce?