Quando começa o ano, o foco está nas vendas dos materiais escolares, mas se o seu e-commerce não vende esse tipo de produto, a probabilidade é de que o volume do faturamento diminua. Mas isso não é um problema se você souber usar estratégias eficientes para aumentar as suas vendas nesse período.
O motivo da queda das vendas no início do ano se dá porque a maioria das pessoas tem diversos compromissos financeiros, como impostos e os produtos escolares para o início do ano letivo. Além disso, nos dias que começam o ano, muitas pessoas estão de férias viajando, o que cria ainda mais um distanciamento das compras online.
Apesar desses obstáculos, o lojista não pode desistir. Ainda é possível atrair clientes e aumentar as vendas. Confira cinco dicas infalíveis para o seu e-commerce impulsionar as vendas no início do ano.
Como aumentar as vendas no início do ano?
1. Crie promoções de verão
Uma ótima estratégia é criar banners e peças promocionais dentro da loja virtual que sejam atrativas e que combinem com a estação. Dessa forma, as cores quentes do verão podem trazer sensações de alegria e energia. Além disso, utilize ícones que estejam alinhados com sua comunicação e frases de efeito. Lembre-se: quanto maior o desconto, mais atrativo o produto se torna para o cliente.
2. Dedique-se ao relacionamento com cliente
Como no início do ano as vendas nos e-commerces tendem a diminuir, aproveite esse tempo para lembrar o cliente sobre sua marca. Produza conteúdos sobre a empresa, antecipe alguma novidade, incentive o engajamento nas redes sociais, promova sorteios e crie ações para atrair o seu consumidor. Invista no começo do ano, use recursos para estar mais próximo do cliente e, assim, melhorar o seu relacionamento com eles. Mas lembre-se de que essa relação precisa acontecer durante todo o ano.
3. Implemente cross selling e up selling
É muito importante o site ter ferramentas de automação de cross selling e up selling, pois essas tecnologias facilitam para o lojista oferecer uma experiência de compra personalizada dentro de um e-commerce. No cross selling, são recomendados produtos relacionados com o item principal que está sendo comprado. Já no up selling é oferecido um produto melhor e mais completo. Esse tipo de ferramenta pode impactar a taxa de conversão da loja virtual, e pode trazer mais lucro.
4. Amplie as formas de pagamento
Muitos consumidores estão acostumados a comprar online – dessa forma, não ofereça apenas a possibilidade de passar um cartão de crédito e parcelar as compras. A hora do pagamento é um momento muito importante para o consumidor, pois é quando ele escolhe a maneira como ele prefere pagar e, com poucas opções, a chance de ele desistir e abandonar o carrinho é enorme. Por isso, invista em outras formas, como Pix, boletos, carteiras digitais, vouchers online e muito mais.
5. Invista em tendências
Para aumentar as vendas em 2024, fique atento aos desejos dos consumidores digitais em relação a produtos e às novidades que surgirem. Os clientes buscam por experiências únicas. Portanto, utilize as tecnologias ao seu favor, como serviços de omnicanalidade, social commerce, pesquisas por voz, todos os recursos que possam impactar positivamente o consumidor.
No início do ano, pode parecer que o comércio online esteja parado, mas isso só vai acontecer se a marca não inovar. Ser criativo e atrativo é a forma de conquistar a pessoa mais importante do seu negócio digital, o cliente. Surpreenda!