Sempre que um usuário procura um e-commerce com o intuito de comprar algum produto, ele passa por uma decisão de compra, verificando todas as vantagens que aquele varejista oferece. O preço em questão pode ter um peso significativo no momento de converter, mas existem outros fatores que podem ser um diferencial.
1 – O frete
Os custos para a entrega de um produto comprado em um e-commerce variam de acordo com a região de entrega, nas diversas cidades mais afastadas dos centros comerciais os valores para entrega são maiores, contudo, um consumidor pode avaliar as menores taxas de frete entre os diversos varejistas antes de concretizar uma venda. Levando isso em consideração, é importante para melhorar a taxa de conversão, avaliar as possibilidades de isentar ou diminuir tais taxas. Outro ponto bastante relevante é o prazo de entrega. Quanto mais rápido o comprador receber o produto, melhor será a sua experiência de compra. A Giuliana Flores, por exemplo, entrega em até quatro horas os seus pedidos realizados.
2 – Brindes
Algumas vezes o cliente pode optar por uma venda que agregue outros valores a ele, como algum brinde. Tais ações podem ser efetuadas de maneiras diversas, fornecendo o presente em uma primeira compra, assim como pode ser tão eficaz quando se oferece um brinde quando o cliente venha a consumir alguma quantia específica. Veja que esses brindes não precisam ser algo com custo alto, contudo, precisa ser útil ou ter alguma relação com o produto adquirido.
3 – Sistema de Pontuação
Algumas lojas físicas tem atuado com sistemas de pontuação em uma tentativa de fidelizar os clientes, contudo, elas podem também ser utilizadas para que auxilie na conversão, agregando valores diferenciados para o consumidor. Alguns podem optar por um e-commerce visando as próximas compras, nesses caso o sistema de pontuação pode ser um grande diferencial.
4 – Imagens positivas
É de suma importância manter uma imagem positiva, além disso é essencial gerar uma ótima experiência de compra para um cliente, o que pode ser considerado um valor agregado. Efetuar entregas no prazo ou adiantado, pode ser decisivo para as próximas compras. Um cliente fiel tem a tendência de voltar para finalizar uma compra que esteja pendente ou iniciar uma nova aquisição. Uma taxa de conversão linear pode ser resultado da fidelidade de um cliente e para que essa aliança seja firmada é necessário que a imagem da loja virtual seja imaculada.
5 – Comentários Positivos
Com toda a agilidade da internet e das redes sociais, todos os problemas que venham a surgir rapidamente alcançam as mais diversas pessoas, atuais ou futuros consumidores. Atualmente existem diversos canais que são utilizados para a comunicações e comentários sobre as marcas, como o Facebook, Twitter, Reclame Aqui! Etc. As mídias sociais são uma realidade na rede. Por esse motivo, mantenha sempre uma boa imagem, comentários favoráveis e um bom tratamento com os problemas que venham a surgir, afinal os comentários existem também sobre a solução do problema e com uma solução bem estruturada, pode-se reverter uma imagem negativa.