Ícone da transformação digital do varejo nacional – liderando o crescimento do comércio eletrônico no Brasil e ultrapassando seus principais concorrentes – , o Magazine Luiza é uma referência para varejistas de lojas físicas e on-line, além de exemplo de inovação e reinvenção e foco total no cliente.
No artigo de hoje, escolhemos falar um pouco do Magazine Luiza, uma empresa com a capacidade de inspirar outras organizações, de segmentos diversos no mundo todo, sobretudo em um período no qual o varejo amanhece todos os dias com dúvidas sobre os reflexos da pandemia de Covid-19 nos seus negócios.
Foi neste mesmo cenário de incertezas que a Magalu acelerou seu processo de digitalização no Brasil com resultado de dois terços das vendas totais de R$ 44 bilhões, no ano passado, terem sido on-line, de acordo com dados divulgados recentemente na imprensa.
A seguir, veja cinco ensinamentos que o Magazine Luiza nos apresenta como fundamental para a transformação:
1 – Seja um líder inspirador
Luiza Helena Trajano é hoje a maior referência de liderança do país, a ponto de estar criando uma campanha, que já ganhou a internet, para que todos os brasileiros sejam vacinados contra o coronavírus até setembro de 2021. Ela é o exemplo da mudança que quer ver no mundo; uma mulher forte, mãe, avó, trabalhadora, líder e empreendedora e fortalece essa imagem nos momentos mais complicados da sua empresa ou do país. Ela é uma líder genuína que não se esconde nas dificuldades da batalha. Não tem colaboradores, tem seguidores e dita a cultura organizacional.
2 – Diversidade e criatividade
A diversidade é amiga da criatividade e foi assim que a Magalu tangibilizou sua crença em resultado, tornando a empresa um espaço para todos. Não, não se trata de um marketing moderno: é a inclusão social que faz parte, de fato, dos valores da empresa. Google e Apple já demonstraram que a diversidade faz bem para as organizações por terem divergências de conceitos e despertarem a crítica e o debate aberto. Por isso, pense se está na hora de você repensar o seu quadro de colaboradores incluindo as diferenças dentro do negócio no qual atua.
3 – Sem tecnologia, sem futuro
De Franca, no interior de São Paulo, para o mundo. Com mais de 60 anos de existência e algumas sucessões, sublinha-se o nome de Frederico Trajano, filho da Luiza, como revolucionário da transformação digital. No omnichannel, seus pontos de venda são mais do que pontos, são também locais de retirada de encomendas pelo consumidor final ou funcionam até como estratégia de ponto de venda para os seus afiliados.
Nesta estratégia, criam lojas online dentro da plataforma chamada Parceiro Magalu. Foi edificada durante a pandemia para que profissionais autônomos se cadastrassem no site e abrissem seu próprio negócio para obterrenda extra.
4 – M&A é estratégico
Uma das grandes dores do varejo são as fusões e aquisições. Falam-se pouco sobre elas. No Magazine Luiza, o M&A (Mergers and Acquisition) é parte fundamental dentro do grupo para criar inovações de negócios.
Google, como case, fez muitas fusões e demonstra que ao invés de desenvolver essa competência no seu negócio, pode “plugar”, fundir a novas empresas e trazer essas novas competências de fora e para criar novas lideranças para que se desenvolvam novos business, ou seja, inovações dentro da sua organização.
O M&A é parte preponderante para o Magazine Luiza se tornar o que é hoje, criando impacto no valor da sua marca por se tornar uma empresa atual e humana, fazendo com que os consumidores a vejam dessa forma.
5- Cultura de formador é fundamental
Um dos maiores desafios está relacionado às pessoas, ao engajamento e motivação delas e entrega do resultado. Ao desenvolver talentos, recrutar e criar programas de trainee robustos para desenvolver novas lideranças, a Magalu adquiriu uma escola digital para formar todo seu corpo de colaboradores nesta transformação digital do omnichanel, demostrando prioridade e impactando diretamente nos resultados da empresa em cuidar do ser humano.
Enquanto o varejo passa pelo momento mais difícil desde o início de sua história, Magazine Luiza nos demonstra o caminho a ser percorrido e que há algum tempo já faz parte do planejamento estratégico da corporação. Essas mudanças não foram feitas do dia para a noite: são pelo menos dez anos nesse caminho de Transformação Digital. Mesmo com o cenário que temos, o importante é dar um primeiro passo e seguir fórmulas de sucesso. A Magalu é nossa maior referência na América Latina.