Eu aposto que você, assim como eu, já se viu no seguinte ciclo: você está fazendo algo, trabalhando, lendo um livro, vendo TV e, de repente pega o celular, abre uma rede social, rola tela por alguns minutos e, quando vê, lá se foram 45 minutos. Você percebe o que está fazendo, para, volta à sua atividade e, depois de alguns minutos, sem entender bem por quê, volta a repetir o mesmo ciclo.

Para muitos, esse comportamento é conhecido como escapismo. No dicionário, a palavra é definida como: “atitude de fugir da realidade ou do cotidiano”. Mas qual o impacto dessa fuga de realidade para o seu negócio?
A influência da geração Z na economia do escapismo
A geração Z parece ser a geração que mais entende de escapismo. A geração que criou os comfort creators e o JOMO (Joy of Missing Out) parece ser a mesma que fez dele uma nova mola propulsora da economia. Pelo menos é o que diz a pesquisa da Truth Central: Truth About Escapism, a qual revelou que, para 90% dos brasileiros, as distrações podem ser uma forma saudável de lidar com o estresse do dia a dia. Essa necessidade de “escapar” criou a chamada “economia do escapismo”, que movimenta cerca de US$ 10 trilhões de dólares no mundo e segue crescendo.
No Brasil, quando perguntados “do que você está tentando fugir?”, a principal resposta foi “da minha própria mente” (42%). A segunda foi “das notícias” (34%). Entre as atividades preferidas para escapar, os brasileiros destacaram “scrollar” por horas no celular (50%).
Impossível negar a participação das redes sociais nesse processo diário de fuga da realidade, e é claro que existe um limite muito tênue entre um simples “passeio” pelas redes e um comportamento possivelmente aditivo que aumenta a ansiedade diária. Mas o fato é que essa nova economia do escapismo é uma realidade e cabe às marcas aprender como se beneficiar dessa nova tendência.
O papel dos comfort creators e do JOMO
Na carona do escapismo surgem os novos comfort creators, ou criadores de conteúdo cujo foco é criar conteúdos leves, reconfortantes, que distraem, entretêm e aliviam a correria e o estresse da vida diária. O maior objetivo desses novos criadores de conteúdo é quebrar o ciclo infinito de comparações, luxo e glamour tão bem difundidos nos últimos anos, principalmente pelos influenciadores digitais. Com os novos comfort creators, que na sua grande maioria, pertencem à geração Z, o conceito de JOMO ou Joy of Missing Out, ganhou uma nova conotação.
Joy Of Missing Out é o termo que explica um novo mindset atribuído também a essa nova galera. O foco aqui é aproveitar a vida, priorizar a saúde física e mental, não se preocupar com o fato de não acompanhar essa ou aquela tendência, utilizar menos as redes sociais e curtir mais a natureza.
E, não por coincidência, os conteúdos criados pelos comfort creators exaltam justamente estes pontos: a natureza, os momentos de relaxamento e uma vida mais tranquila. São imagens que focam em um dia a dia mais calmo. São conteúdos inspiradores, relaxantes e com uma vibe mais natural.
Como as marcas podem aproveitar essa tendência no e-commerce
Mas o que tudo isso tem a ver com o seu e-commerce e como as marcas podem surfar essa onda?
Primeiro, avalie se a sua marca tem essa característica de comunicação. Uma marca extremamente séria dificilmente conseguirá conteúdos com viés engraçado ou reconfortante. Isso tem muito a ver com sua brand persona, ou personalidade de marca.
Em seguida, enumere quais aspectos da sua brand persona podem ser explorados: humor, inspiração, aspiração, tranquilidade, natureza etc.
Crie pilares de conteúdo alinhados a esses elementos. Desenvolva conteúdo de topo, meio e fundo pensando nesses pilares. Crie um moodboard de ideias. Lembre-se de que os conteúdos podem ser textuais, mas também podem e devem ser visuais.
Além disso, não se esqueça de que a economia do escapismo engloba tudo que envolve esse universo de fuga. Programas de TV e séries também fazem parte do rol de atividades que ajudam no momento de relaxamento.
Não à toa, muitas marcas têm, inclusive, apostado em conteúdos que lembram novelas e séries para fazer com que seus clientes fiquem mais tempo em suas redes sociais. A marca de joias de Alexis Bittar é um ótimo exemplo, pois, em suas redes sociais, apostou na criação da própria série no estilo Netflix.
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