Você já parou para pensar como chega na tela do seu celular aquela sugestão de compra de um produto que você acabou de pesquisar? Ou quando você chega de viagem e logo vem aquela sugestão do restaurante ou comida que você gosta?
Então, por traz destas recomendações existem algoritmos que foram preparados para analisar o comportamento das pessoas durante a navegação na internet. Para os algoritmos, todas as informações são válidas: redes sociais, locais por onde você passou, estabelecimentos curtidos, etc. Todos esses dados auxiliam na criação de perfil de cada indivíduo. É a partir deste diagnóstico que a internet garante recomendações cada vez mais assertivas para cada pessoa conectada.
Até aqui sem muitas novidades. Afinal, isso é o dia a dia de empresas que desenvolvem produtos e serviços para comercio B2C.
No mundo corporativo, onde o foco das empresas está em desenvolver produtos e ofertar serviços para B2B, também tem sido cada vez mais comum o uso de sistemas inteligentes e chat bots para automação de processos, interações com clientes, uso de dados pra apoio na tomada de decisões e até mesmo tomar decisões sem interferência humana.
Logística estratégica
Em um cenário onde as compras online devem crescer entre 19% este ano, as questões logísticas não passam despercebidas — e a inteligência artificial entra como ferramenta essencial para um processo muito mais otimizado.
Por conta desta ascensão constante que o nosso e-commerce vive, manter uma excelente experiência de compra é algo determinante para o desempenho positivos das empresas. Por isso também o papel da logística passa a ser ainda mais estratégico.
Cresce então a exigência dos embarcadores pelo cumprimento dos prazos de coletas e entregas. Transportadoras e operadores logísticos estão buscando sistemas que vão além do convencional, os ajudando a gerir melhor seus ativos (veículos), e consequentemente aumentando a produtividade e ajudando a cumprir os SLA’s — compromissados com os contratantes dos serviços logísticos.
Cotidiano da logística
As questões administrativas do dia a dia dos setores de logísticas também são auxiliados todos os dias por meio de AI. Por exemplo na decisão de qual veículo e motorista irão atender determinada demanda. Essa decisão aparentemente simples, na realidade depende de uma série de informações. Como:
- quais veículos têm capacidade em peso e volume, equipamentos, certificados;
- qual veículo está mais próximo do local de coleta;
- quais motoristas atendem as exigências para dirigir o veículo, disponibilidade, localização, entre outros pontos essenciais.
Toda essa análise do setor de logística pode levar horas pelo método tradicional. Todavia, com a ajuda de sistemas inteligentes pode ser realizado em segundos. Os algoritmos estão à disposição para apoiar na melhor decisão e tornar o processo muito mais eficiente.
Mais informação e comunicação
O monitoramento das operações de transporte é um desafio enorme, pois na maioria dos casos fica nas mãos do motorista informar o progresso da viagem. Como o avanço da capacidade computacional dos smartphones e ampliação da cobertura de rede 4G, 4,5G e — muito em breve — o 5G, esse monitoramento se torna muito mais eficiente a partir da coleta de dados via celular.
Com o uso de algoritmos na logística nos abastecemos de dados e, consequentemente, conseguimos prever se o progresso da viagem está em conformidade com o planejado. Podemos, inclusive, interagir com o motorista por meio de uma torre de controle ou centro de controle operacional de forma muito mais simples e dinâmica.
Estes são pequenos exemplos de como algoritmos inteligentes já vem ajudando às empresas de transporte e logística serem mais eficientes. Como pode notar, já estamos transformando negócios e digitalizando processos que até então sempre foram muito manuais. Com isso os profissionais do setor também ganham um novo rumo, e passam a assumir um papel menos operacional e ainda mais focado em gestão estratégica do business.
Mesmo com todos os avanços de AI e logística, a expectativa é de que as evoluções não parem por aqui. As plataformas que conectam oferta e demandas de serviço de transportes — que já existem com ótimas versões para o mercado — são uma parte importante no processo de digitalização do serviço de transporte. Elas passam por melhorias a cada ano, com o objetivo de atender às necessidades do setor e de todo o mercado.
Podemos então concluir que os algoritmos passaram a ter um papel decisivo em conectar a demanda de transporte com o ativo de veículos e motoristas — tornando o processo mais fluido e provendo informações das etapas do transporte para todos os participantes da cadeia de logística e transporte. Inteligência artificial já está na veia do sistema logístico!