A partir de maio, o Google medirá a experiência do usuário (UX) em uma página, por meio de 7 fatores. Além disso, passará a utilizá-los no algoritmo de ranqueamento da pesquisa orgânica. Neste artigo você aprenderá como analisar cada um desses pontos.
Para saber mais sobre a atualização Google Page Experience leia o primeiro artigo desta série: Google Page Experience: seu e-commerce está preparado?
Segundo o Google, páginas que oferecem uma boa experiência ao usuário são seguras, rápidas, acessíveis, versáteis e interativas.
A imagem extraída do Google Search Central blog sumariza os pontos mencionados no parágrafo anterior.
Como medir a versatilidade das páginas de uma loja virtual?
Por versatilidade entendem-se a capacidade da página em se adaptar a diferentes tipos de tela. No tecniquês, se a página é mobile friendly ou não.
Para saber se uma página é mobile friendly ou não, utilize a ferramenta de teste do Google.
Entretanto, do ponto de vista do SEO é importante levar em consideração a forma como a versão mobile é construída.
- Site Mobile: o famoso m.
- Adaptativo: versão mobile não responsiva
- Responsivo: o queridinho do Google
Por que a versão mobile é tão importante?
Pelo fato de que é muito provável que sua loja virtual esteja no Mobile First Index do Google e que o Googlebot só “enxergue” suas páginas no mobile.
Na maioria das vezes, sites Mobile e adaptativos possuem déficits de otimização da versão desktop para mobile. E isso afeta diretamente o posicionamento orgânico.
Utilize essa ferramenta para testar se a versão mobile das páginas de um e-commerce é tão boa quanto a versão desktop.
Como saber se as páginas da minha loja virtual são seguras?
Para garantir uma navegação segura, você precisa de um certificado SSL, aquele que transforma o http em https e faz o cadeado aparecer na barra de navegação do seu navegador.
Além de garantir que todas as páginas estão em HTTPS, é preciso ter certeza que os recursos externos também são seguros e utilizam o SSL.
Uma das melhores ferramentas para esse tipo de análise é o Site Audit da Semrush, pois ele oferece uma visão completa sobre a segurança do site como um todo. Da validade do certificado às páginas que apontam links para páginas HTTPS.
Para complementar teste o site no Google Safe Browsing.
Como medir a acessibilidade das páginas de um e-commerce?
Do ponto de vista do SEO, a ferramenta recomendada para avaliar a acessibilidade de uma página é Lighthouse que pode ser acessado de 3 maneiras:
- https://web.dev/measure/
- https://developers.google.com/speed/pagespeed/insights/?hl=pt-br
- ChromeDev Tools: no Mac (cmd + option + i) no Windows (ctrl + f12)
Para garantir uma boa acessibilidade também é necessário avaliar se a plataforma de e-commerce segue os padrões do W3C e do WCAG (Web Content Accessibility Guidelines).
Como medir a velocidade das páginas de um e-commerce?
Atualmente existem várias ferramentas que medem a velocidade de carregamento de uma página. GTMetrix, WebPageTest.org e Google PageSpeed Insights são as mais populares.
Entretanto, independentemente da ferramenta, o mais importante é medir corretamente e como nosso foco é otimizar a página para chegar ao topo do Google o que importa é o tempo de carregamento de uma página em um smartphone numa conexão 3G.
Razão pela qual minha ferramenta preferida é o ChromeDev Tools. Além de permitir configurar a medição para mobile e conexão 3G os dados são de campo. Outro critério utilizado pelo nosso querido Googlebot-SmartPhone.
Agora que você já sabe como medir a UX das páginas da sua loja virtual é hora de começar a otimizar.
No terceiro e último artigo dessa série vou mostrar como otimizar a experiência do usuário nas páginas do seu e-commerce para deixá-lo preparado para a Google Page Experience Update que vem por aí em maio.