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Como as marcas se preparam para o futuro no âmbito digital

Por: Miguel Pereira

Cofundador e CMO da Road

Miguel Pereira é cofundador e CMO da Road, adquirida pela V3A em 2022. Bacharelado em Marketing pela PUC-RJ e com cursos da G4 Educação de Marketing & Growth e de estruturação da Máquina de Vendas, o executivo coordenou a comunicação do grupo de Hotéis Marina e atualmente também é membro do conselho da Flui Assessoria e Agência Bardot.

Com a rápida transformação tecnológica e as mudanças nas preferências dos consumidores, as empresas estão buscando se posicionar de forma proativa para enfrentar os desafios digitais que estão por vir, adotando estratégias inovadoras para garantir sua relevância e sucesso no futuro.

Recentemente, saiu uma pesquisa realizada pela Resultados Digitais em parceria com a RockContent, Mundo do Marketing e Vendas B2B, apontando que 94% das empresas escolhem o marketing digital como estratégia de crescimento.

No ambiente digital, no qual a atenção é um recurso escasso, uma identidade de marca forte é essencial. Marcas fortes não apenas vendem produtos, mas representam valores, aspirações e estilos de vida. Ao construir uma identidade coesa e autêntica, as marcas podem se destacar e criar conexões profundas com seu público-alvo.

Foco na experiência

Uma das tendências mais marcantes é a ênfase na personalização impulsionada por dados. As marcas estão reconhecendo a importância de entender profundamente seus clientes e oferecer experiências altamente personalizadas. Ao coletar e analisar dados de forma inteligente, as empresas estão sendo capazes de segmentar seus públicos-alvo com mais precisão e fornecer mensagens e ofertas que ressoam com cada indivíduo.

À medida que as redes sociais e outras plataformas digitais possibilitam uma comunicação mais direta entre as marcas e seus clientes, as marcas têm a oportunidade de envolver ativamente os consumidores no processo de desenvolvimento de produtos, marketing e até mesmo tomada de decisões estratégicas. A construção e a gestão de comunidade que se forma em torno de uma marca são responsáveis por criar cada vez mais proximidade com os clientes, estreitando laços com as pessoas que já consomem seus produtos e serviços, monitorando suas necessidades e suas impressões a respeito da marca ou empresa.

Geração omnichannel

Os e-commerces, por exemplo, estão reconhecendo a importância da integração omnichannel para oferecer uma experiência de compra perfeita e consistente em todos os pontos de contato. Isso envolve a integração de lojas físicas, aplicativos móveis e plataformas online, permitindo que os clientes comprem e interajam com a marca da maneira que for mais conveniente para eles. Essa abordagem omnicanal também permite que os e-commerces coletem dados mais abrangentes sobre o comportamento do cliente, informando decisões estratégicas futuras.

Acredito que, com o incremento de tecnologia no marketing digital, a inteligência artificial está sendo utilizada na análise de dados e insights do consumidor, que já podem ser usadas há algum tempo para várias frentes de criação de conteúdo como editoriais de rede social e táticas de SEO, a fim de aprimorar estratégias e aumentar a visibilidade de um site nos resultados de pesquisa.

O conteúdo e o marketing de comunidade com UGCs (creators) nas mídias e diferentes pontos de contato, se apresentam como fundamentais no novo cenário de relacionamento que as marcas precisam buscar com o universo no qual estão inseridas. É necessário entregar conteúdo de qualidade, humanizado e autêntico. Conforme a estratégia vai afunilando para a venda, faz-se necessária uma estratégia completa de relacionamento com o público que vem sendo aquecido organicamente.

Para seguir o fluxo para as primeiras vendas, enxergo os anúncios digitais ainda com bastante força, apesar das limitações de personalização do público por conta da Lei Geral de Proteção de Dados. Conforme é possível levar o potencial cliente para o site da empresa ou loja física, inicia-se uma nova jornada de remarketing, via CRM e mídias, que é fundamental.

O cliente precisa ser impactado por conteúdo que ilustra diferenciais e sinergias de posicionamento entre as partes. Feita a primeira venda, o ciclo se expande, começando um novo desafio de relação duradoura. É necessário entender a satisfação do cliente, entregar conteúdo de qualidade e focar em novas vendas para esse lead. Para que todo esse processo seja bem amarrado, é crucial o uso das ferramentas de tecnologia e inteligências artificiais que contribuam para a celeridade necessária, em harmonia com uma cultura criativa e estratégica por trás da comunicação.