Empreendedores que trabalham com produtos ou serviços de alta qualidade com frequência ouvem dos clientes que o produto ou serviço desejado está mais caro do que o da concorrência. Ao mesmo tempo, e-commerces que têm ticket médio alto têm a tendência a sofrer com maiores taxas de abandono de carrinho pelo consumidor.
Isso pode ocorrer no ticket médio alto, muitas vezes, pela limitação das formas de pagamento oferecidas pela loja e, sobretudo, dos baixos limites disponíveis no cartão de crédito.
De acordo com a pesquisa Meios de Pagamento no Brasil, o meio de pagamento preferido dos brasileiros ao comprar online é o cartão de crédito.
Leia também: Atenção: não abandone o carrinho abandonado no e-commerce
A popularidade do cartão de crédito está ligada, principalmente, ao parcelamento de compras – e a pesquisa também mostra isso: 82% das pessoas têm o hábito de parcelar suas compras, sendo que 41% parcelam sempre que podem.
Entretanto, embora o parcelamento seja uma opção muito considerada pelos clientes na hora de comprar produtos de luxo e/ou alto valor, nem sempre é possível concretizar a aquisição em virtude do limite do cartão de crédito.
Em geral, o limite oferecido pelo banco é calculado pela renda mensal, o perfil financeiro e o histórico de pagamentos. Por vezes, quando confrontados, não permitem que o banco ofereça altas margens para o cliente.
Diante dessa limitação presente na vida financeira de muitos brasileiros, é fundamental pensar em alternativas para facilitar a venda de produtos de alto valor.
Os clientes chegam até o seu site, mas você não vende como gostaria?
Você contratou uma boa plataforma de e-commerce, fez fotos de qualidade dos produtos, caprichou na descrição e investiu no marketing, conseguindo, assim, atrair tráfego para a sua loja – ótimo!
Entretanto, o sucesso que parecia certo, é interrompido pelo vilão do e-commerce: o abandono de carrinho. Você simplesmente não converte os visitantes em clientes.
De acordo com o meta-estudo Barilliance, a taxa média global de abandono de carrinho nas lojas virtuais é de cerca de 77,73%.
E para completar, um relatório do Moosend aponta que a frustração por não encontrar o meio de pagamento desejado na hora de pagar soma 8% dos carrinhos abandonados por clientes.
Sendo assim, é possível deduzir que umas das principais objeções de compras no e-commerce está no meio de pagamento.
Se o abandono de carrinho já é alto em todo tipo de e-commerce, nas lojas de produtos de alto valor o problema tende a ser mais grave.
Para resolver essa barreira, a atenção deve ser redobrada e cabe ao empreendedor buscar soluções de pagamento que possibilitem que o cliente compre o produto desejado, mesmo com um baixo limite no cartão de crédito .
Combinar duas formas de pagamento pode facilitar a venda
O consumidor pode até ter um limite restrito no cartão – mas, ao mesmo tempo, estar poupando dinheiro para comprar um item desejado.
Sendo assim, contando com o limite de crédito e o dinheiro reservado, ele tem renda para adquirir o produto da sua loja – no entanto, está limitado por um meio de pagamento que possibilita transações só com cartão de crédito ou apenas com boleto bancário, por exemplo.
Felizmente, as tecnologias de pagamento disponíveis no mercado já oferecem soluções personalizadas, capazes de sanar esse gargalo.
A principal delas é o Multimeios de Pagamento, pensada justamente para e-commerces que têm o valor do ticket médio muito alto, em que alguns consumidores não conseguem comprar devido à falta de limite suficiente no cartão.
Essa funcionalidade permite que o cliente divida o preço total do produto em mais de um cartão de crédito ou combinando duas formas de pagamento diferentes, como cartão de crédito + boleto bancário ou cartão de crédito + transferência bancária.
Assim sendo, o cliente consegue comprar o produto almejado com facilidade, sem frustrações, e você vê a taxa de conversão do seu e-commerce aumentar. Benefício para os dois lados!
O segredo é oferecer flexibilidade
Se você tem um e-commerce de itens de alto valor, o segredo para vender mais, sobretudo no início da operação, é oferecer flexibilidade para o cliente.
Quanto mais fácil é o pagamento, maior a chance de uma taxa de conversão do e-commerce positiva.
Além disso, se você oferece ao cliente facilidade para pagar, a experiência de compra torna-se mais agradável, promovendo a fidelização do consumidor.
E lembre-se de que, segundo Philip Kotler, conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes.
Então, o esforço na retenção de clientes é, antes de tudo, um investimento que irá garantir aumento das vendas e redução das despesas.
Portanto, contratar um gateway de pagamento que oferece funcionalidades voltadas para a conversão (como o Multimeios de Pagamento) não deve ser considerado um custo, e sim um investimento essencial para a prosperidade do seu negócio.
Oferecer mais segurança e opções para o consumidor é uma forma de deixar a concorrência para trás e garantir a sustentabilidade financeira da sua loja. Pense nisso!