Se você já está no varejo há algum tempo, provavelmente já aprendeu como pode ser difícil conquistar um novo cliente. Você pode ter que investir muito dinheiro e tempo na esperança de conseguir pelo menos uma venda. Mesmo quando um cliente conclui uma compra pela primeira vez, não há garantia de que a pessoa voltará para comprar mais.
Você já parou para pensar que, a base de clientes que compra regularmente da sua marca, pode ser o maior ativo da sua empresa? Ao trabalhar para construir uma relação duradoura com os clientes que já estão na sua base, você poderá desfrutar de uma lucratividade muito maior. Veja abaixo algumas formas de garantir que isso aconteça!
Construa um tom de voz
Mais do que se comunicar com seu cliente, é essencial construir um tom de voz que tenha tudo a ver com a sua marca e com o seu público.
Aliás, esse tom de voz deve ser o mesmo em todas as comunicações da sua empresa, seja no e-commerce, nos e-mails, redes sociais, conversas no Whatsapp ou até mesmo presencialmente nas lojas físicas.
É muito importante essa unidade para que, independente do canal escolhido pelo seu cliente para conversar com a sua marca, ele crie uma identificação imediata.
Permita uma experiência completa da marca
Nada substitui a experiência de interagir com uma marca pessoalmente. Quando os clientes têm um contato mais próximo com sua equipe de vendas, ao mesmo tempo que conferem seus produtos ao vivo, eles sentem uma conexão mais forte do que se estivessem apenas comprando em seu e-commerce e lido mensagens de e-mail.
Encontre oportunidades para se relacionar com seus clientes pessoalmente, usando técnicas de marketing experiencial. Isso é essencial quando falamos em criar relacionamento no longo prazo e retenção.
Entenda o relacionamento deles com sua marca
Para atender melhor seus clientes e construir relacionamento, você precisa saber o máximo possível sobre eles. Conhecimento é o caminho!
Ferramentas analíticas de um bom CRM podem ajudar com isso, pois você pode conferir informações importantes sobre comportamento de compra, preferências, ticket médio, abandono de carrinho e outros dados que podem gerar bons insights e abordagens de venda para os vendedores.
Forneça valor em todos os momentos
Ao desenvolver uma estratégia para construir a fidelidade do cliente, tenha em mente que o cliente geralmente já espera construir esse relacionamento.
Uma forma de trazer mais valor para seus clientes é acionar seu time de venda e estabelecer uma proximidade com seus clientes através deles. O vendedor não precisa ser passivo e aguardar um cliente efetuar uma compra pelo e-commerce ou ir até uma loja física.
Uma pesquisa sobre Tendências do E-commerce para 2022, feita pela Opinion Box, revelou que 78% dos respondentes acreditam que um vendedor digital pode ajudar na hora de escolher um produto online.
O vendedor digital, integrado nesse universo omnichannel, pode criar oportunidades de venda e entrar em contato no Whatsapp ou outros canais que sua marca utiliza para se comunicar de forma ativa.
Por isso que, é muito importante – para não dizer crucial – o vendedor ter em mãos os dados do cliente em questão para fazer ofertas personalizadas e que façam sentido para ele em cada etapa da jornada de compra.
Faça com eles que se sintam especiais
Nenhum cliente quer se sentir como se fosse apenas um número. Esse é um benefício que, muitas vezes, só as pequenas empresas conseguem oferecer. À medida que sua empresa cresce, porém, pode se tornar muito mais difícil conhecer cada pessoa.
Porém, com um sistema completo, você poderá consultar todos os dados, inclusive aniversário, para enviar uma mensagem especial de parabéns ou ainda oferecer uma oferta exclusiva para a data comemorativa.
Com um sistema inteligente, você também fica sabendo quando um produto que ele visitou e estava fora de estoque chegou e pode até sugerir a compra. A pesquisa da Opinion Box mostra também que 46% dos consumidores já realizaram uma compra por indicação de vendedores via Whatsapp, chat online, Facebook e outras redes sociais.
São esses pequenos detalhes e uma conversa humanizada que fazem toda a diferença para impactar positivamente a experiência do seu cliente e gerar boas vendas.
Responda todas as dúvidas e esteja presente
Mesmo o cliente mais fiel pode ter problemas. Quando alguém pede ajuda, é importante oferecer o mesmo atendimento amigável e atencioso, não importa quantas vezes ele tenha comprado da sua marca.
Porém, se um comprador de longa data tiver um problema, essa agilidade na resposta e atenção é ainda mais importante, pois a última coisa que você quer é perder um cliente regular ou gerar uma reputação ruim para a sua marca.
Certifique-se de monitorar as menções online de sua marca para identificar reclamações de clientes que são postadas em mídias sociais ou sites de avaliação e trabalhe para mudar essa percepção.
Usando as ferramentas certas de análise e dados, as marcas podem aprender mais sobre os compradores que estão atraindo para criar estratégias de marketing cada vez mais direcionadas.
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