Já ouviu falar em públicos personalizados no Facebook? Essa ferramenta, inaugurada no ano de 2013, tem sido de grande ajuda para comerciantes terem acesso a um público específico, fazendo da sua campanha um tiro certeiro e focado, dentro da vastidão da rede social.
Isso significa que, com o auxílio do Facebook, é possível que varejistas on-line conheçam melhor o seu público e consigam assim criar campanhas segmentadas e com um objetivo preciso no que se deseja anunciar – e o que seu público deseja comprar – entre as pessoas que usam a rede social.
Como criar um público personalizado?
Até algum tempo atrás, o Facebook permitia a criação de públicos personalizados somente por meio do Power Editor, mas atualmente o Gerenciador de Anúncios também oferece essa possibilidade.
O primeiro passo é saber que é possível criar um público personalizado de diferentes maneiras: seja com números de telefone, endereços de e-mail, identificadores numerais de cada usuário cadastrado do Facebook , dados de pessoas que acessaram seu aplicativo ou até mesmo as pessoas que visitaram seu site.
A própria empresa de Mark Zuckerberg recomenda que se tenha, no mínimo, 1.000 pessoas para tornar a sua campanha mais significativa, com amplo raio de alcance. Mas, antes de calcular números que não se sabe de onde vêm, vamos aprender rapidamente como criar públicos personalizados no Facebook.
Aprenda a criar Públicos Personalizados no Facebook
Para iniciar, acesse o Gerenciador de Anúncios e clique, no menu lateral da página, em “Públicos Personalizados”. Aqui, você tem acesso às listas criadas já e tem a possibilidade de formular a sua primeira. Para isso, basta clicar em “Criar Público”.
O processo é, de certa forma, intuitivo. Comece nomeando e, em seguida, descrevendo a sua lista para melhor identificá-la – principalmente posteriormente, quando tiver mais listas.
Dentro das opções disponíveis de públicos personalizados estão:
Lista de clientes: você pode segmentar pessoas usando e-mails, números de telefone e identificadores do Facebook (número de usuário ou número de anunciante). Crie a sua lista em .csv ou .txt e faça o upload da mesma no Facebook;
Tráfego do site: ao escolher essa opção, o Facebook cria um pixel de remarketing para instalação no site. Desta forma, apenas usuários que acessaram seu site serão adicionados a lista de dados;
Atividade no aplicativo móvel – com essa opção, você poderá encontrar o público que interaja com seu aplicativo, seja de qual tipo for, alcançando apenas pessoas que o use.
A partir daí, o Facebook começa a trabalhar na ocorrência de usuários que correspondam aos dados da sua lista.
As possibilidades dessa ferramenta do Facebook são múltiplas. Conhecer o seu público e ter uma forma de atraí-lo dentro da rede social mais utilizada no mundo já garante um mero deslumbre de como o público personalizado pode trabalhar a seu favor – e do seu empreendimento.
Republicado com autorização do autor. Texto original disponível em: http://www.mzclick.com.br/publicos-personalizados-no-facebook/