O cálculo dos preços e prazos dos fretes é um processo muito complexo e que envolve um grande número de variáveis. Uma delas é a cubagem, termo que significa avaliação do volume de um corpo em unidades cúbicas.
No que diz respeito à logística, trata-se de uma taxa cobrada no frete que leva em conta, além do peso da carga, o volume ocupado por ela no veículo de transporte. O objetivo de realizar o cálculo da cubagem é tentar otimizar ao máximo o uso da capacidade de carga, evitando os custos gerados ao operar a frota com carga ociosa.
Essa taxa se faz necessária pois os veículos de transporte rodoviário foram feitos para carregar grandes pesos em um espaço limitado, sendo que alguns produtos ocupam muito espaço mesmo sendo extremamente leves.
O algodão é um bom exemplo disso. Imagine que você é dono de uma transportadora e sua frota tem capacidade para 20 toneladas. Você conseguirá facilmente acomodar em seu caminhão 20 toneladas de ouro ou chumbo, por exemplo, pois estes são produtos pesados. No entanto, transportar 20 toneladas de algodão seria uma tarefa impossível, pois o algodão é um produto muito leve mas que ocupa um espaço incomensurável, sendo necessários vários caminhões para efetuar o transporte desse peso específico.
Em casos como esse, não é justo cobrar o frete baseando-se somente no peso da carga. É para resolver situações como essa que se estabeleceu o cálculo da cubagem. Resumidamente, o objetivo é evitar que se ocupe todo o espaço físico do caminhão antes de atingir sua capacidade em peso ou o contrário, que se use toda a capacidade em peso do caminhão sem utilizar todo o espaço disponível. Do contrário, haveria baixa produtividade e até prejuízos.
A taxa de cubagem é definida por meio de um cálculo matemático bem simples usando as características do produto:
Altura x largura x comprimento x quantidade x fator de cubagem
O fator de cubagem é um valor estipulado pela Associação Nacional de Transporte Terrestre (ANTT) como sendo o mais próximo do ideal. Por consenso, usa-se 300 como valor padrão nos cálculos, mas cada empresa pode adequar esse valor de acordo com suas particularidades.
Se o peso cubado for maior que o peso real do produto, ele é levado em consideração na hora de precificar o frete. Do contrário, considera-se o peso real na hora de definir os preços e o peso cubado é desconsiderado.
Consegue enxergar a importância? A cubagem é uma ferramenta essencial para os gestores que querem garantir a rentabilidade das operações da empresa, pois associa o peso e o volume das mercadorias, evitando distorções.
Infelizmente muitas empresas continuam realizando o cálculo do frete de maneira intuitiva para definir os valores dos fretes. Se você não realiza um cálculo preciso do frete, cuidado! Você pode estar tendo prejuízo devido à falta de planejamento!
Para evitar esse tipo de problema, tem se tornado cada vez mais comum a terceirização do cálculo do frete. Empresas especializadas no assunto podem ajudá-lo a implementar as tabelas de frete levando em conta todas as variáveis envolvidas, inclusive a cubagem. Se você utiliza várias transportadoras, essa pode ser uma opção.
Conheça a fundo a operação do seu negócio e procure sempre as soluções mais adequadas ao perfil de sua empresa. Assim, você poderá otimizar sua operação e garantir a satisfação de seus clientes por oferecer um serviço de qualidade.