O crescente aumento das vendas no e-commerce tem gerado grande competitividade nos negócios, exigindo do empreendedor estratégias cada vez mais assertivas para conseguir se destacar na internet.
Para conseguir essa façanha é fundamental estruturar um plano de negócios não apenas para o lançamento de um e-commerce, mas também para geri-lo no dia a dia, lembrando que o planejamento financeiro é determinante para o sucesso ou derrocada do empreendimento.
Para que a sua loja tenha uma taxa de conversão saudável – e melhor do que a média da indústria – segmente as conversões por fonte, pois cada uma tem um comportamento diferente, além de taxas de conversão diferentes. Confira:
Orgânico – Visitantes orgânicos são pessoas que ficaram sabendo do seu site por meio de pesquisa nos sites de busca. Como qualquer loja de e-commerce, existe certa porcentagem de pessoas que chegam ao seu site e efetuam uma compra, sem grandes esforços da sua parte. Para entender porque isso acontece, vamos supor que alguém fez uma pesquisa do termo “Bermuda moletom grafite”. Em virtude dos detalhes do produto otimizados para o Google, essa bermuda vai ser vendida para uma certa porcentagem de visitantes que simplesmente a tenham visto. Esse tráfego foi organicamente desenvolvido (ou seja, sem investimentos diretos por você para gerar essa demanda).
Marketing & Promocional – O tráfego Marketing & Promocional é conduzido para o seu site através de links diretos de outro site. Isso acontece quando um blogueiro de moda ou a imprensa escreve uma resenha, um post ou um material falando sobre os seus produtos. O fator de diferenciação desse segmento é que outro site está criando conteúdo online e linkando para o seu site para gerar tráfego inbound. Esse tráfego já foi condicionado para entender (e talvez querer) o seu produto ou a sua marca baseado na aprovação explícita ou implícita do blogueiro ou jornalista que falou sobre você. Ou seja, se a sua marca foi suficientemente diferenciada para ser mencionada por um blogueiro, o visitante pode se interessar mais por seu site e seus produtos.
E-mail – De longe, o e-mail é o canal mais valioso que você tem, pois é uma interjeição direta no cotidiano dos seus potenciais clientes. Se você entregar uma experiência de comunicação engajada, a sua marca e os seus produtos ficarão na mente do seu público-alvo. A vantagem do e-mail é que você tem a oportunidade de expressar a atitude da sua marca, criar uma conexão com o seu público e customizar uma mensagem personalizada para a pessoa exata no momento certo.
Redes sociais – Você precisa pensar nas redes sociais como uma conversa: é uma forma de capturar a atenção do público e criar brand-awareness. A qualquer momento, seus seguidores vão clicar num link e comprar do seu site. Porém, o tráfego desse canal tende a ter uma taxa de conversão muito baixa.
Pago – O Google tem construído um enorme negócio por entregar resultados. Os seus clientes mais valiosos virão de conversões orgânicas, mas é possível impulsionar o crescimento das suas vendas através de buscas pagas. Há um grande valor na compreensão desse canal. Mantenha um pequeno orçamento para você ou a sua equipe experimentar e aprender. Buscas pagas geram visitantes com uma mentalidade diferente sobre a sua loja, portanto, eles se comportam de forma diferente em relação à conversão. O visitante que clicou em “Bermuda moletom grafite” como um termo de busca está pesquisando se pode confiar em você e está aprendendo sobre a sua marca.
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