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Como embalar produtos para envio no e-commerce

Por: Thiago Rocha Soares

Redator especialista em e-commerce e pós-graduado em Marketing, tem como propósito ajudar lojistas de todos os tamanhos, do micro ao grande, a vender pela internet. Para isso, atua na equipe de produção de conteúdo do Melhor Envio, plataforma digital que está revolucionando o acesso a fretes para lojistas de todo o país.

O envio de produtos é, sem dúvidas, um dos pontos mais importantes que quem vende pela internet deve se atentar. De nada adianta você criar uma excelente experiência de compra para o seu cliente, com um site super bem construído e itens criados exclusivamente para o seu público-alvo, se o processo de envio dos pedidos não receber a mesma atenção.

Pense bem, o primeiro contato que o comprador terá com o seu produto, depois de toda a expectativa gerada até que a compra chegue finalmente ao destino, é no ato da entrega. E aqui o ditado popular vale mais do que nunca: a primeira impressão é a que fica.

Pessoa embalando um produto para envio

Garanta que o recebimento do produto esteja nas condições ideais para surpreender seus clientes na entrega.

Um produto recebido em más condições, além de gerar uma péssima experiência para o consumidor, acarreta prejuízos significativos para seu negócio. Como, por exemplo, a devolução recorrente de produtos e, principalmente, a não fidelização de quem compra na sua loja online.

Pensando em resolver de vez os problemas no envio de remessas no e-commerce, vou destacar as melhores práticas que devem ser aplicadas no momento de embalar suas encomendas. Tudo para garantir o recebimento do produto nas condições ideais e também surpreender seus clientes no momento da entrega.

Defina a embalagem correta para o seu e-commerce

O primeiro passo é definir o tamanho e o formato do pacote que será enviado. O recomendado é que a embalagem escolhida evite que o produto fique com muitas folgas ou apertado demais em seu interior, já que ambos os casos podem amassar, quebrar ou rasgar o conteúdo da remessa.

As duas principais formas de preparar o envio do seu pedido é utilizando uma caixa ou envelope. Vamos falar um pouco sobre cada um deles e também para que tipo de e-commerce eles são mais indicados.

Caixa

Como você acabou de aprender, a caixa escolhida para preparar a remessa precisa ter um tamanho proporcional ao que está em seu interior. Nunca (nunca mesmo!) utilize uma caixa muito maior que o pedido exige. Além das folgas no interior, usar uma caixa muito grande de forma desnecessária pode deixar o valor do frete mais caro. Esse tipo de erro no envio, pouco a pouco, gera despesas consideráveis no fluxo de caixa da sua loja online.

Além do tamanho, fique atento ao formato caixa. Para evitar dores de cabeça no momento da postagem, dê preferência por caixas quadradas ou retangulares. Muitas transportadoras não fazem o envio de embalagens redondas ou cilíndricas. E mesmo as empresas que trabalham com esse tipo de encomendas costumam aplicar regras bem específicas e, quase sempre, taxas de cobranças extras. Logo, no caso de objetos nesses formatos, o recomendado é que sejam reembalados em uma caixa convencional.

E, sim, dê preferência por caixas de papelão, elas têm um ótimo custo-benefício e também são mais resistentes.

Cada transportadora tem sua regra específica sobre o tamanho e peso da caixa que será despachada. A forma mais fácil de economizar nessa hora é utilizar um serviço de cotação de preços em diferentes transportadoras. Normalmente, é só digitar informações sobre o trecho da entrega (CEPs de origem e destino da encomenda) e informações de peso e dimensões da embalagem e, em alguns segundos, são exibidas as transportadoras que podem realizar aquele frete, com preços e prazos de cada serviço.

Dica para quem vende produtos já embalados pela fabricante

Uma ótima dica para lojistas que vendem produtos que já são devidamente embalados pelas fabricantes, como calçados e livros, é apostar no papel pardo como forma de embrulho dessas remessas. O papel pardo vai proteger o produto de avarias e evitar que o seu interior seja violado antes de chegar ao cliente.

Envelope

Agora vamos falar sobre outra opção superinteressante para embalar sua remessa, os envelopes.

Essa não é uma opção para todo tipo de lojista, mas atende muito bem quem vende produtos leves e pequenos.

E quando o assunto é envio por envelope, a melhor opção para o e-commerce é o envelope de segurança. Ele é fabricado todo em plástico e conta com lacre adesivo que garante que ele não seja aberto durante o trajeto.

Quem vende produtos eletrônicos ou de informática, que apresentam componentes sensíveis, devem investir, preferencialmente, em envelopes de segurança com plástico bolha já aplicados em seu interior.

Como embalar o interior do pacote?

Bom, com o tamanho e formato do pacote definidos é hora de preparar o interior da remessa. Nesse momento, é importante preencher os espaços excedentes com materiais leves e maleáveis, que vão proteger o produto de eventuais impactos e movimentos bruscos durante o trajeto até a casa do cliente.

Você pode utilizar diversos materiais para isso, basta escolher um que se adeque melhor ao seu tipo de envio:

Plástico-bolha

O mais utilizado no e-commerce em geral. Esse é um material barato e versátil que vai proteger muito bem todo tipo de produto, como roupas, cosméticos, bijuterias, artesanatos e muito outros.

Isopor

Pode ser encontrado em diversos formatos, como placas, flocos, peças recortáveis, cantoneiras e outros. Sua principal vantagem é o fato de ser possível moldá-lo de acordo com o objeto enviado.

Almofadas de ar

Uma ótima escolha para preenchimento do interior de caixas maiores que contêm um ou mais objetos.

Espumas

Assim como o isopor, as espumas também estão disponíveis em vários formatos. Alguns fornecedores na internet podem, até mesmo, fabricar moldes projetados exclusivamente para envolver o seu produto da melhor forma possível dentro do pacote. As principais vantagens de utilizar espuma como preenchimento interno são um melhor amortecimento e isolamento térmico.

E.V.A.

O E.V.A. (espuma vinílica acetinada) é um material emborrachado que pode ser encontrado em placas ou folhas. Ele é recomendado na hora de proteger as extremidades dos objetos, principalmente os pontiagudos. O E.V.A. é uma boa pedida para o envio de quadros e espelhos, por exemplo.

Materiais reutilizados

Você pode ainda utilizar materiais que já estão na sua casa, desde que eles garantam a integridade da remessa, como jornais antigos, pedaços de papelão e isopor. O meio-ambiente agradece!

Materiais sustentáveis

De olho nas exigências dos consumidores mais ecologicamente conscientes, o mercado já conta com uma série de materiais sustentáveis que podem ser usados na embalagem dos produtos para e-commerce.

Feche o pacote da maneira correta

Interior preparado, agora é hora de selar devidamente o pacote para que ele não abra ou se rompa durante o trajeto. Para evitar esse contratempo, invista em fitas adesivas resistentes como as transparentes, marrons ou gomadas.

Aqui vale destacar que as fitas gomadas são as mais indicadas para caixas de papelão. Elas são mais robustas e se aderem melhor a esse tipo de material.

Ah, antes de fechar a embalagem, certifique-se de que a transportadora escolhida não exige que a caixa esteja aberta no momento da postagem, ok?

Atenção à etiquetagem!

Estamos quase acabando o processo de embalo. Não esqueça de colar a etiqueta de frete e a nota fiscal ou declaração de conteúdo na parte externa da embalagem.

A etiqueta de frete pode ser fixada com uma fita transparente mais grossa. Já os outros documentos podem ser colocados dentro de um saco transparente resistente para evitar que os papéis rasguem ou molhem.

Para garantir que esses documentos cheguem perfeitos, o recomendado é investir nos sacos cangurus, que são projetados especialmente para atender lojistas que vendem pela internet. É só colocar a nota fiscal dentro do saco e colar no pacote.

Dica extra: Entregue uma Unboxing Experience

Seguindo todos os passos que ensinamos até aqui, você já irá mostrar para o seu cliente o cuidado que teve com o pedido, mas para se destacar ainda mais da concorrência vale ir além.

Use a imaginação e pense no momento que o seu cliente fará o unboxing do pedido, ou seja, quando ele for desembalar o produto. Nesse momento vale tudo: um bilhete feito com carinho escrito à mão, brindes, cupons de desconto e até embalagens personalizadas com a sua marca estampada.

Pronto, agora você já sabe tudo sobre embalamento de produtos para o e-commerce. Chegou o momento de botar a mão na massa, e sempre que tiver alguma dúvida é só consultar esse artigo novamente.