Estar nas redes sociais é necessário neste momento atual. Isso é indiscutível. A empresa que quer atrair mais clientes necessita ter uma presença digital para ser vista, e acima de tudo, para se conectar com seus clientes.
E uma das palavras mais abordadas no marketing digital ultimamente é engajamento. Refere-se às interações dos consumidores com a marca pelo meio digital, com cliques, compartilhamentos, curtidas e comentários.
E a importância do engajamento não é somente aumentar o alcance da empresa no meio online, mas também para criar relacionamentos que sejam lucrativos. Afinal, quanto mais o público engajar nas redes da marca, maior a chance de conversão em vendas.
Marketing de conteúdo: a melhor forma de conseguir engajamento
A chave para uma publicação que gera mais engajamento nas redes sociais é o conteúdo. Um conteúdo relevante para seu público pode fazer com que se conectem e tenham experiências positivas com a marca, convertendo em mais vendas e clientes fiéis.
O marketing de conteúdo nada mais é do que ações de marketing que giram em torno da produção de conteúdo relevante para seu público-alvo. Neste caso, é próprio para auxiliar o consumidor em todo processo de compra, atraindo-o para sua marca de forma natural.
Basicamente a empresa deve criar conteúdos falando sobre seu nicho de mercado para educar o público, tendo autoridade no assunto, influenciando clientes e convertendo em vendas para a empresa.
Digamos que um site de corretoras de seguros precisa oferecer serviços de qualidade para seus segurados. Para isso, é preciso investir em estratégias, como fazer parcerias com boas seguradoras.
Mas, para atrair mais clientes, é essencial que produza conteúdos informativos, como novidades do setor ou dicas. Assim, a empresa irá criar autoridade sobre seu nicho de mercado, atraindo possíveis novos consumidores que visitarão seu site ou redes sociais somente para tirar algumas dúvidas.
Como engajar e conquistar mais clientes com o marketing de conteúdo
1 – Primeiro analise o seu público
Para seu conteúdo gerar o engajamento desejado é importante ser segmentado para seu público-alvo. Ou seja, adequado para o melhor formato e linguagem para atrair esses novos clientes.
Os principais dados para ter conhecimento de seu público são: idade, gênero, localização, além de informações de estilo de vida e estado civil. Outros dados também são importantes, como o comportamento online — tempo de acesso, dispositivo que utiliza para acessar, se fazem compras online, horários de maior uso, aplicativos que mais utilizam, entre outros.
2 – Otimize seu site para receber conteúdos
Otimize seu site com as práticas de SEO para trazer maior tráfego orgânico à sua página. Essa estratégia faz com que os buscadores encontrem com maior facilidade as palavras-chave que você utilizou em seu conteúdo.
O conteúdo deve ser criado aplicando as regras e práticas de SEO (Search Engine Optimization, otimização do sistema de busca em tradução livre). Assim, o público consegue encontrar de maneira mais rápida o seu site quando buscar por determinados termos.
Para melhorar a colocação nas páginas de busca, o conteúdo deverá seguir algumas práticas como a legibilidade, o tipo de fonte que será utilizada, utilizar imagens para atrair visualmente o leitor, entre outros recursos.
As redes sociais devem servir de links de referência para seu conteúdo publicado no website. Lembre sempre de respeitar o formato e a linguagem de cada uma delas, como vídeos, imagens com texto, links, entre outros.
3 – Crie conteúdo informativo e relevante
Ao criar conteúdo para seu público-alvo, procure sanar suas dúvidas, curar suas dores, despertar seus desejos, tudo isso ligado ao seu produto ou serviço, sem necessariamente fazer propaganda.
Se quiser se inspirar, existem sites e plataformas que mostram relatórios sobre o que as pessoas mais buscam na internet. Assim, você poderá relacionar os temas buscados à solução que sua empresa oferece.
Crie o seu conteúdo na linguagem e formato que seu público-alvo mais acessa. Por exemplo, se sua empresa tem público jovem, aposte em vídeos curtos, imagens atrativas e conteúdos entregues de forma rápida.
Mas, se o público-alvo for formado por pessoas mais velhas, procure criar conteúdos mais informativos. Para isso, utilize textos simples e objetivos, com boa legibilidade e imagens atrativas, além de infográficos ou outros recursos que possibilitem melhor entendimento.
4 – Interaja com seus seguidores
As marcas que interagem com seu público nas redes sociais criam uma conexão mais duradoura, convertendo mais clientes e vendas. Responda os comentários do seu público, incentive as pessoas a enviarem suas dúvidas, depoimentos e comentários, agradeça os comentários positivos e tente entender os que foram negativos.
Pedir para que seus clientes publiquem fotos utilizando seus produtos, e “repostar” em sua rede social é uma ferramenta poderosa. Ela criará uma conexão com seus consumidores e fará com que se sintam especiais para a marca.
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