Para todos os negócios online (em especial o e-commerce), a taxa de conversão é uma métrica muito importantes. Aliás, posso dizer que talvez ela seja a mais importante de todas. Afinal, uma taxa de conversão muito baixa ou inexistente significa poucas ou nenhuma venda.
E se a empresa não vende, já sabemos que ela acaba com um final infeliz.
O conceito da taxa de conversão
O dicionário nos mostra que conversão é o ato de converter. Ou seja, é a ação de sair de um estado para o outro.
Para o marketing digital as taxas de conversão podem acontecer em várias fases do funil de vendas: quando a pessoa converte-se em lead ao subscrever uma newsletter ou cadastrar-se em um webinar, por exemplo.
Mas, quando falamos da taxa de conversão no e-commerce, estamos falando especificamente do resultado da divisão da quantidade de vendas pela quantidade de visitantes da loja virtual em um determinado período.
Exemplo de cálculo da taxa de conversão em um mês:
A loja virtual teve 10 mil visitantes, e vendeu 150 pedidos. Então:
(150/10.000)*100= 1,5%
Ou seja, a taxa de conversão dessa loja online foi de 1,5% no mês.
Essa taxa de 1,5% é uma taxa bem realista no mercado brasileiro. Mas, claro, as taxas de conversão variam muito de setor para setor. O mesmo vale por sazonalidade, como por exemplo o período de confinamento por conta da Covid-19, o qual muitos setores dispararam em vendas e outros tiveram queda brusca.
No Brasil ainda não possuímos um relatório que demonstre a taxa de conversão de cada setor. Mas sabemos, por exemplo, que a taxa de conversão geral no e-commerce é de 1,6% (última taxa divulgada).
Qual é a taxa de conversão no seu mercado?
Pesquise sobre a taxa de conversão do seu nicho de mercado. Converse com parceiros e também com concorrentes, e busque a informação para o seu setor. Talvez 1,6% seja sua realidade, mas a taxa do seu setor seja 2,3%.
Por exemplo, uma loja virtual de móveis sob encomenda, em que o ticket médio seja de R$ 8 mil, e uma loja de sapatos com ticket médio de R$ 100, certamente terão taxas de conversão diferentes. São produtos diferentes, com tempos de decisão de compra também diferentes.
A sazonalidade é um fator a ter em conta. Períodos de promoções como a Black Friday, e de dias festivos como o Natal e Dia das Mães, têm uma taxa de conversão maior.
Lembre-se da importância de trazer visitantes qualificados para dentro da sua loja virtual — ou seja, visitantes que estão realmente interessados em adquirir aquilo que sua loja oferece.
Quanto mais qualificados forem os visitantes, mais vendas vão acontecer e mais alta será a sua taxa de conversão.
Qual seria uma boa taxa de conversão?
Como já dito, é necessário saber a taxa do seu setor para poder comparar com a sua. Mas, não existe fórmula mágica ou número mágico. Tudo depende!
No entanto, podemos afirmar que uma boa taxa de conversão é uma taxa mais alta do que a do último período 😀 .
Como melhorar a taxa de conversão no e-commerce
Algumas dicas simples para implantar em seu e-commerce:
- Trazer público qualificado para sua loja online. Ou seja, investir nos canais certos e no público correto para trazer as pessoas que estão dispostas a comprar;
- Ter estoque de produto disponível;
- Analisar seus concorrentes quanto ao preço praticado, frete ofertado, condições de pagamento, etc. Assim, seu e-commerce pode destacar-se nesses pontos;
- Ter cadastros de produtos muito bem feitos. Isso implica em descrição completa, detalhes dos itens, fotografias e vídeos que demonstram a qualidade…;
- Utilizar de gatilhos mentais de quantidade limitada ou de tempo para apressar a decisão de compra (“apenas 4 em estoque!” é um exemplo);
- Fazer testes A/B nas páginas de carrinho e produtos (ferramentas de mapa de calor também auxiliam para decisões de mudanças no site);
- Não esquecer os clientes que abandonaram o carrinho de compras, enviando e-mail e trabalhando o remarketing.
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