Sem dúvida, um dos momentos mais críticos da jornada de compra no e-commerce é o checkout. Dependendo da fluidez – ou não – desse processo, o consumidor converte em venda ou abandona o carrinho.
Por isso, nunca é demais falar sobre estratégias para ter um checkout eficiente e otimizado, uma vez que ele pode aumentar significativamente as conversões, gerando mais vendas e, consequentemente, mais lucro.
Neste artigo, falaremos sobre algumas técnicas e estratégias para aprimorar o processo de checkout em seu e-commerce e, assim, maximizar a taxa de conversão.
1. Simplifique o processo
Um processo de checkout complicado ou cheio de atritos é uma das principais razões para o abandono de carrinho. Por isso, a ação mais urgente para ter um checkout fluido é simplificar o processo de compra, reduzindo ao máximo o número de etapas necessárias.
Evite pedir informações redundantes e torne a navegação o mais intuitiva possível. Ofereça a opção de compra como convidado para os clientes que desejam uma experiência mais rápida.
2. Ofereça opções de pagamento diversificadas
Diversidade é a chave para agradar a todos os tipos de clientes. Certifique-se de oferecer diversas opções de pagamento, incluindo cartões de crédito, débito, carteiras digitais, Pix, boleto bancário e outros métodos populares.
Isso não apenas aumentará as conversões, mas também ajudará a evitar que os clientes abandonem o carrinho devido à falta de opções.
3. Garanta segurança e transparência
Os clientes devem se sentir seguros ao fazer uma compra em seu e-commerce. Então, certifique-se de que seu site seja seguro, com certificados SSL, e informe os clientes sobre as medidas de segurança que você adota.
Além disso, seja transparente em relação a taxas de envio, prazos de entrega e políticas de devolução. A transparência constrói confiança.
4. Otimização para dispositivos móveis
Cada vez mais compradores utilizam dispositivos móveis para fazer compras online. Portanto, vale garantir que seu processo de checkout seja totalmente responsivo e amigável também nesses dispositivos.
Para isso, faça o teste do processo em diferentes dispositivos e sistemas operacionais para garantir uma experiência consistente.
5. Adicione a opção de salvar o carrinho
Permitir que os clientes salvem seus carrinhos de compras para continuar a compra de onde pararam posteriormente é uma ótima maneira de combater o abandono de carrinho.
Dê a opção de salvar o carrinho e envie lembretes por e-mail para incentivar os clientes a concluir a compra.
6. Mostre informações claras sobre o produto
Forneça informações detalhadas sobre os produtos, incluindo imagens de alta qualidade, descrições precisas e avaliações de clientes.
Quanto mais informação o cliente tiver, menos dúvidas terá, o que pode resultar em mais conversões e menos acionamentos aos seus canais de atendimento.
7. Use a automação a seu favor
Automatizar partes do processo de checkout, como o preenchimento automático de endereço a partir do CEP ou a detecção de erros em tempo real, pode economizar tempo para o cliente e melhorar a experiência de compra.
Além disso, vale contar com soluções de pagamentos que permitam a opção de compra com um clique. Assim, os dados de pagamento ficam salvos por meio de token seguro, e o cliente não precisa preencher tudo de novo quando for realizar uma nova compra.
8. Minimize distrações
Durante o processo de checkout, é essencial minimizar distrações e, novamente, tornar o processo mais fluido e sem atritos possível.
Para isso, remova elementos desnecessários, como banners promocionais, para manter o foco do cliente na conclusão da compra. Um checkout limpo e direto é mais propenso a levar a conversões.
9. Teste constantemente
A otimização do processo de checkout não é um esforço único e tampouco uma “receita de bolo”, mas é um processo suscetível a constantes mudanças e possibilidades de melhoria.
Então, realize testes A/B regularmente para identificar quais elementos funcionam melhor para o seu público. Pequenas mudanças podem ter um grande impacto nas conversões.
10. Ofereça suporte ao cliente
Disponibilize um serviço de suporte ao cliente eficaz, seja por chat, e-mail ou telefone. Os clientes que encontram problemas durante o checkout devem ter uma maneira fácil de obter ajuda.
Quando o consumidor consegue fácil acesso ao atendimento para solucionar o problema que encontra, certamente será mais propenso a ignorar o atrito para concluir a compra em vez de somente abandonar o carrinho. Fora que você ainda melhora a experiência do cliente.
Bônus Track: aumente o LTV da sua base de clientes
Se você quiser oferecer uma experiência de compra ainda mais personalizada ou, como chamam, uma experiência de “boutique”, pode apostar no registro online dos seus clientes, uma estratégia positiva no aumento do lifetime value da carteira.
O primeiro passo para isso é entender que o relacionamento com o cliente não termina após a compra. Portanto, priorize um processo de registro eficiente no checkout online – esse é o primeiro passo para construir confiança e longevidade com seus clientes.
Quando você cria esse registro, tem a oportunidade de apresentar produtos relevantes aos clientes e simplificar suas compras futuras. Isso não apenas aumenta a conversão, mas também eleva os valores médios dos pedidos.
Geralmente, quando falamos de aumentar o LTV, quase sempre nos concentramos em aspectos financeiros. No entanto, é crucial concentrar-se também nas ações iniciais, como o registro, que permitem a criação de relacionamentos duradouros com os clientes.
Contudo, atenção, o processo de registro deve ser o mais simples possível e não deve impactar negativamente na experiência do checkout. Certifique-se de que os clientes possam facilmente criar contas para que você possa começar a construir valor vitalício.
Mesmo em tempos de orçamentos apertados e pressões de custos, a tecnologia pode ser uma aliada na criação de contas eficientes. As melhores ferramentas tecnológicas facilitam o registro e reúnem grupos de compradores, aumentando o valor das contas ao longo do tempo.
Ao implementar essas estratégias, você não apenas melhorará o processo de checkout, mas também estabelecerá um relacionamento duradouro com os clientes, resultando em maior LTV e conversões mais altas em seu e-commerce.