As tecnologias móveis, como o 4G, foram molas propulsoras para a otimização de pagamentos digitais via smartphones, auxiliando no crescimento do mobile commerce e outras inovações importantes.
De acordo com a pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, 93% já realizaram compras pelo mobile.
Aliás, 8% dos entrevistados afirmam que usam o celular para compras todo dia ou quase todo dia, e 82% declaram que fazem mais compras hoje pelo smartphone do que faziam seis meses antes.
Com a implementação do 5G no Brasil, a expectativa é de que os pagamentos via smartphone – já bastante difundidos entre a população brasileira -, sejam ainda mais otimizados, graças à ajuda da Internet das Coisas (IoT).
O que é o 5G?
O 5G é a quinta geração da tecnologia de internet móvel e a evolução natural do 4G.
Com a popularização dos smartphones e, consequentemente, aumento da troca de informações em tempo real, o 5G chega para comportar esses dados e alavancar a potência das conexões a partir de alta velocidade e possibilidade de um maior número de usuários simultâneos.
Para se ter uma ideia, o limite do 4G é de apenas dez mil aparelhos conectados. O 5G, por sua vez, consegue manter até um milhão de conexões ao mesmo tempo.
Dessa forma, diminuem-se as chances de perda de sinal em ambientes lotados.
Além disso, o 5G reduz a latência (tempo de demora para o envio de dados) de 80 milissegundos para, no máximo, quatro milissegundos.
A chegada do 5G ao Brasil
Apesar de já estar disponível em diversos países desde 2018, foi só este ano que o 5G realmente começou a ser implantado no Brasil.
Antes disso, apenas uma versão limitada da tecnologia estava disponível para utilização: a G5 DSSS, que utilizava a frequência 4G com antenas 5G.
Inicialmente, ele foi disponibilizado em capitais como Brasília, João Pessoa, Belo Horizonte e Porto Alegre.
Depois, o 5G chegou a São Paulo, Curitiba, Rio de Janeiro e Goiânia.
Contudo, devido aos atrasos nas entregas de equipamentos, a liberação da faixa 3,5 GHZ ainda precisa ser ativada em outras 15 cidades até o final de novembro.
Para a maioria dos municípios brasileiros, o tempo de espera para a chegada do 5G é até dezembro de 2029.
Mesmo em meio a atrasos e dificuldades, não há dúvidas de que a chegada do 5G trará impactos significativos na evolução dos pagamentos.
Como o 5G pode ajudar na otimização dos pagamentos por smartphone e IoT
O 5G está diretamente relacionado à Internet das Coisas.
Isso porque, com maior velocidade e possibilidade de milhões de conexões simultâneas, a expectativa é de que objetos, dispositivos, equipamentos, casas, carros e cidades inteligentes funcionem de forma integrada.
Com a integração de diversos dispositivos ao mesmo tempo, a expectativa é de que os pagamentos por smartphone sejam ainda mais otimizados e aconteçam em tempo real.
Para os negócios, a chegada do 5G representa um salto tecnológico sem precedentes, tanto para quem compra quanto para quem vende, com benefícios como:
A sua empresa já está preparada?
A quinta geração da tecnologia móvel promete profundas transformações na maneira como consumimos e pagamos por produtos e serviços, alterando completamente o cenário não só os meios de pagamento, mas de diversos outros segmentos.
Logo, é preciso se preparar diante dos desafios. E então, como você enxerga as mudanças e as possibilidades que o 5G pode trazer para os negócios?
E como a sua empresa está se preparando para esse novo capítulo da internet móvel? Conte pra gente!