Por uma série de razões, está cada vez mais difícil conseguir diferenciar a imagem dos negócios apenas com base nos seus atributos funcionais. A saída, então, é investir em estratégias que ajudem a criar uma proposta de valor para suas atividades.
No dia a dia do e-commerce, muitas empresas enaltecem a importância da marca, mas nem sempre dedicam a atenção necessária ao assunto.
O primeiro aspecto a ser considerado é que os projetos nessa área dependem de tempo. Ou seja, não se trata de algo que possa ser resolvido no curto prazo. Contudo, o esforço vale a pena, uma vez que construir percepções positivas sobre a sua marca ajuda bastante na geração de bons resultados.
Entenda a importância do branding para o e-commerce
Se você tem concorrentes, precisa investir em branding. Por que somos tão taxativos nisso? A disputa hoje é acirrada em todas as áreas e, mesmo que se consiga chegar a um produto ou serviço inovador, as chances de que outras empresas repliquem a ideia é alta.
Agora, se você fizer um trabalho adequado na gestão da sua marca, a história muda de figura, uma vez que será possível construir diferenciais únicos, vinculados às propostas de valor do seu negócio.
Com isso, fica mais fácil estabelecer a conexão com o seu público de interesse, até porque o foco do trabalho é justamente a percepção que as pessoas têm sobre as suas atividades. Todas as ações são direcionadas para este fim: construir uma imagem positiva sobre a sua marca, baseada nas experiências que são oferecidas ao público.
Saiba diferenciar brand x branding
Apesar da importância do assunto, ainda é comum vermos uma certa confusão entre brand e branding.
Os conceitos geralmente são tratados como sinônimos, o que é um erro grave. É claro que, ao abrir uma loja virtual, é natural que ela tenha um logotipo ou que se determine a sua identidade visual.
Nesse caso, estamos falando de brand (marca, em português), que envolve os elementos que são empregados para identificar a empresa. Estamos nos referindo, portanto, ao seu nome, o logotipo e mesmo às cores e ao design que fazem parte da sua identidade visual.
Quando pensamos num projeto de marca, no branding, é óbvio que tudo isso é importante. As representações gráficas do negócio precisam ser bem cuidadas, até porque ajudam a expressar os seus valores perante o público.
Porém, o foco dessas estratégias é mais abrangente. Além da identidade visual, o que está em jogo é o processo de gestão da marca. Na prática, isso significa que temos que pensar nas propostas de valor que sustentam o negócio.
Em outras palavras, o mais importante é definir a personalidade da marca. E, a partir daí, desenvolver estratégias capazes de expressar os seus diferenciais e criar para a marca um posicionamento que realmente consolide a construção de uma marca forte.
Quando pensamos num e-commerce, os diferenciais podem ser obtidos a partir de diversas frentes. No segmento de moda, por exemplo, é comum que as marcas consigam fazer esse tipo de distinção a partir da segmentação do público.
Ao focar num target específico, fica mais fácil aproximar a marca de seus clientes, transformando-as, por exemplo, em fãs da sua loja, o que reforça a almejada conexão emocional, superando os aspectos meramente funcionais.
Ainda refletindo sobre a área de moda, podemos identificar diversos cases de sucesso, de empresas que, por terem propósitos bem definidos, conseguem agregar valor aos seus produtos e serviços.
Com isso, conseguem não apenas fugir da guerra de preços como também valorizar suas estratégias de retenção de clientes. Esta é uma das vantagens mais importantes do branding: aumentar a recompra, uma vez que o uso da marca serve para outros propósitos, como expressar valores nos quais o consumidor acredita.
Confira como aplicar o branding
A aplicação das estratégias de branding exige atenção das empresas, porque, como dissemos, não se restringe às suas expressões visuais.
O primeiro ponto a ser destacado é que tudo começa com a definição dos valores-chave do seu negócio. Ao fazer isso, é importante pensar, claro, no que diferencia suas atividades. Porém, não se esqueça de considerar também as demandas do seu público.
Pode parecer óbvio, mas vemos os empreendedores cometendo erros graves nessa área, deixando de avaliar o interesse dos potenciais clientes. Não caia nessa armadilha: antes de determinar os conceitos-chave do seu negócio, é importante avaliar as condições dos ambientes interno e externo.
Cada operação tem suas particularidades, mas pense no que fará sua marca ser forte, destacar-se da concorrência. Todo mundo almeja a perfeição, mas é impossível alcançá-la em várias frentes. Portanto, seja realista ao mapear as suas competências.
No caso do varejo, é provável que você consiga até se basear nos aspectos funcionais do seu serviço. Temos abordado com frequência a importância da experiência do cliente. E, com as soluções adequadas, é possível que a sua loja consiga criar um ambiente diferenciado, investindo em algo “fora da caixa”, baseado na inovação.
Se for esse o caso, esse é um bom caminho. A marca vai trabalhar o seu branding a partir desses atributos.
Entre nossos clientes, temos visto experiências bem-sucedidas nessa linha, uma vez que as empresas têm conseguido aprimorar a experiência do cliente, cuidando de forma adequada de cada uma das etapas do processo de venda.
Dependendo do segmento, também não é muito complicado buscar esse posicionamento a partir dos próprios diferenciais do produto. Um exemplo simples: marcas de cosméticos que têm investido na sustentabilidade, agregando valor às ofertas na medida em que conferem atenção aos cuidados com o meio ambiente, o que atende à demanda de uma parcela do público.
Em termos mais conceituais, podemos dizer que esses aspectos são um dos pilares do processo de branding, porque é quando nos dedicamos à definição da essência da marca.
Após esse trabalho, o próximo desafio é estudar como essa proposta de valor pode ser transmitida ao público, de forma que seja percebida em todas as interações que o cliente estabelece com a marca.
Fique atento: um bom trabalho nessa frente é fundamental para evitar ruídos entre a sua loja e os clientes. É importante ter em mente que, ao estabelecer uma proposta de valor para o negócio, isso cria determinadas expectativas.
E, para que sejam atendidas, a regra básica é estruturar o negócio de forma que as entregas atendam às promessas.
Nesse caso, não pensamos apenas no que acontece no dia a dia da loja virtual, mas sim na conexão estabelecida com público.
Por exemplo, no caso daquela marca de cosméticos que baseia sua essência na sustentabilidade, é fundamental que essas premissas estejam presentes no relacionamento que ela mantém com seu público em todos os canais.
E, em tempos de social commerce, lembre-se de que falhas na comunicação podem ser muito prejudiciais para a reputação da marca.
Quando pensamos em branding, a construção de uma marca forte é um projeto de longo prazo. Contudo, toda a estratégia pode ser colocada em xeque rapidamente se a empresa atuar de forma desalinhada com as propostas.
Por outro lado, a aplicação da estratégia de branding no e-commerce tem um efeito bastante favorável à geração de grandes resultados.
Isso acontece porque todos os esforços são feitos sempre na mesma direção, fortalecendo a cultura da empresa e valorizando os seus pontos fortes.
Os benefícios do branding
Para não restar dúvidas sobre isso, anote aí: uma das funções do branding é tornar as suas ações de comunicação mais consistentes. Faz sentido que isso aconteça – com tudo bem organizado, fica bem mais fácil definir ou que funciona melhor para expressar os valores da marca.
Quando pensamos na estruturação de um novo negócio ou no reposicionamento de uma marca, isso ajuda bastante no seu desenvolvimento, uma vez que tem efeito direto em frentes importantes, como:
Como vimos neste artigo, estratégias adequadas de branding não podem ficar restritas ao brand, ou seja, às expressões da marca. O mais importante é conseguir identificar e promover os valores que sustentam as premissas do negócio.
O dia a dia do segmento de e-commerce é muito movimentado, porque depende de atenção com diversos detalhes. Então, é importante que a estruturação da operação seja sustentada em aspectos estabelecidos a priori. A partir daí, fica bem mais fácil cuidar das ações cotidianas e orientar a performance da loja, sem que ela prejudique a sua essência.