A digitalização possibilita modelos de negócios inéditos e permite que pequenas e médias empresas (PMEs) realizem transações pela Internet. Em alguns casos, as empresas criam novos mercados e, em outros, novos participantes forçam as empresas tradicionais a se reinventarem para competir e sobreviver.
Além disso, a pandemia mostrou que os modelos de negócios de comércio eletrônico usando plataformas online podem ajudar a aumentar a participação de novas empresas no mundo online. As PMEs e, em alguns casos, empresários individuais, podem competir com empresas já mais estabelecidas nestas plataformas.
No ano passado, impulsionados pela pandemia, 10,8 milhões de consumidores fizeram uma compra online pela primeira vez na América Latina, estima a eMarketer. Com isso, a região tem hoje cerca de 191,7 milhões de compradores digitais, o que representa cerca de 38,4% da população da região com 14 anos ou mais.
Apesar da situação econômica da América Latina, o comércio eletrônico de varejo continua crescendo. A eMarketer estima que as vendas crescerão 19,4% e devem atingir 83,63 bilhões de dólares. De todos os países latino-americanos, cinco são os líderes em comércio eletrônico: Brasil com 32,49%, México 28,8%, Argentina 8,48%, Colômbia 8,27% e Chile com 8,09%, segundo o Statista.
Mas esse número não significa nada se o negócio online carece de segurança para realizar transações. Até porque o estudo mostra que dois em cada 10 consumidores na América Latina se preocupam com a segurança de suas informações.
Certificados de Validação Estendida (EV)
A segurança dos pagamentos digitais depende, fundamentalmente, de dois fatores: da tecnologia da informação e do consumidor. Nesse caso, a empresa pode cumprir sua responsabilidade de segurança cibernética e fornecer confiança de sua identidade ao usuário e consumidores com certificados TLS / SSL de Validação Estendida (EV).
Para qualquer negócio online, o uso de TLS (Transport Layer Security), também conhecido como SSL (Secure Socket Layer), de certificado EV, pode ajudar a proteger a reputação da sua empresa e evitar o impacto financeiro grande que a diminuição da confiança do usuário traz pro negócio.
As preocupações sobre roubo de identidade e avisos do navegador acabam com a confiança do consumidor, mesmo em sites protegidos. Para reconquistar sua confiança, os proprietários de sites precisam de uma maneira fácil e confiável de mostrar aos clientes que suas transações são seguras e que eles são quem dizem ser. Autoridades de certificação e provedores de navegadores de Internet uniram forças para estabelecer o padrão EV para certificados TLS.
Como identificar o Certificado EV
Um certificado EV (TLS) permite que navegadores da web altamente seguros exibam o nome da organização com um clique no ícone de cadeado — e exibam o nome da autoridade de certificação que o emitiu. A autoridade de certificação usa um método de autenticação rigoroso e auditado, e os navegadores controlam a apresentação, tornando difícil para os falsificadores descobrirem sua marca e seus clientes.
Os consumidores se beneficiam olhando além do cadeado e clicando nele para verificação da veracidade da organização. Sua empresa também se beneficia de melhores controles EV sobre como sua CA verifica sua organização. E, portanto, alinhando-se com suas políticas sobre quem em sua organização pode solicitar e implantar certificados TLS.