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Como o ERP pode me ajudar na Black Friday 2020?

Por: Larissa Lotufo

Larissa Lotufo atua há mais de 10 anos no mercado de negócios digitais, contribuindo com informação descomplicada e estratégica sobre legislação, segurança da informação, riscos de negócios e proteção de dados pessoais. Security Business Advisor no Nubank, possui mais de 10 publicações em obras nacionais e internacionais, ministra palestras e treinamentos sobre tecnologia, segurança da informação e transformação digital.

Ter um bom planejamento para a Black Friday é essencial para diminuir os riscos e garantir uma boa experiência de vendas durante a campanha. E quando a sua empresa conta com um ERP para auxiliar na gestão este planejamento fica muito mais fácil e assertivo.

Quando é a Black Friday 2020?

Em 2020, a Black Friday vai cair no dia 27 de novembro, portanto, até esta data a sua loja tem que estar preparadíssima para lidar com o alto fluxo de consumidores afoitos por descontos e boas condições.

Isso envolve todos os departamentos de sua empresa, do time de marketing, logística, comercial, atendimento e até o financeiro. Mais do que isso, uma boa campanha para a Black Friday exige que todas essas áreas estejam bem alinhadas e com uma estratégica integrada para alcançar o mesmo objetivo: aproveitar a data para aumentar as vendas.

Entendi, mas onde entra o ERP nesta história?

É neste sentido que o ERP é a ferramenta essencial para que a sua Black Friday possa ser muito mais organizada, estratégica e garanta uma boa experiência de vendas à sua empresa.

Isso porque o ERP é um sistema integrador de processos que otimiza a gestão estratégica e inteligente de seu negócio empresarial. Este software permite que a sua empresa estude o cenário real de todos os departamentos através dos relatórios de gestão que o ERP consegue gerar.

Com estes dados em mãos, as suas equipes conseguem realizar os planejamentos, melhorias e preparações necessárias para oferecer uma boa experiência de Black Friday. E isso é válido tanto para os consumidores, quanto para os colaboradores da empresa que têm o seu trabalho facilitado e otimizado.

Principais aspectos de atuação do ERP na Black Friday

O ERP é uma ferramenta multidepartamentos e que pode auxiliar todas as áreas de gestão de sua empresa de diversas maneiras. Confira abaixo as principais tarefas otimizadas em sua Black Friday com o uso do ERP:

#1 Gestão de estoque

Todas as informações sobre o estoque ficam centralizadas no ERP. Com isso, a sua empresa pode analisar o comportamento de entrada e saída de produtos através da ferramenta, determinando os períodos desejados.

Ao analisar este histórico de fluxo de produtos, a sua equipe consegue desenvolver um planejamento de compras junto aos fornecedores de maneira mais assertiva e estratégica, porque terá em mãos os dados reais de comportamento de seus consumidores.

Ao mesmo tempo, a equipe saberá de forma real quais produtos não podem faltar em sua Black Friday e, ao mesmo tempo, criar campanhas especiais para aqueles produtos que estão ‘encalhados’ em seu estoque.

Assim, as equipes de logística, marketing e vendas podem alinhar as suas estratégias de maneira integrada, com base nas necessidades de estoque da sua empresa.

#2 Planejamento de vendas e atualização de descontos

Através dos dados comportamentais de consumo dos seus clientes – gerados por meio de relatórios, como o ticket médio, quantidade de vendas, fluxo de vendas e desempenho por vendedores ou mecanismo de busca – é possível criar um plano de vendas assertivo, o que vai diminuir os riscos de campanha durante a Black Friday.

Ao mesmo tempo, é possível criar campanha com enfoque na atualização real dos descontos, evitando um grande problema apontado pelos consumidores durante a Black Friday: a criação de ‘descontos falsos’ ou ‘enganosos’.

Lançando mão da inteligência que os dados gerados pelo ERP podem oferecer, a sua equipe de vendas traça metas e um cronograma de vendas focado na campanha da Black Friday.

Com um plano de vendas bem estruturado, o trabalho da equipe de marketing e de logística é otimizado, já que ambos terão um norte para criar as suas estratégias internas.

#3 Integração de dados: plataformas + marketplaces

Outro aspecto importante que a sua empresa precisa ter em mente quando o assunto é Black Friday, é a garantia de que ofertas oferecidas – seja através da sua loja, via redes sociais ou via marketplaces – estejam sempre atualizadas com dados reais.

Isso evita que vendas sejam realizadas sem a existência de um produto no estoque, por exemplo, otimizando a experiência de compra dos clientes. Quem já passou pela experiência de realizar uma compra e ser frustrado com a indisponibilidade do produto, sabe que a situação é chata e gera desconforto.

Mais do que isso: isso pode gerar problemas jurídicos e de reputação para a sua loja. É sempre bom lembrar que oferecer um produto que não existe no estoque fere os direitos do consumidor e é considerada uma prática de má-fé.

(De acordo com o entendimento do Ministério Público do Rio Grande do Sul: “A informação clara e ostensiva quanto ao produto, mais especificamente quanto a sua disponibilidade e a sua possibilidade de entrega imediata, configura dever anexo do fornecedor”. Fonte: https://www.conjur.com.br/dl/inicial-mp-rs-site-corpoperfeitocombr.pdf)

Portanto, para evitar problemas de reputação e não tomar processos ‘à toa’ o ERP é uma ferramenta essencial para a sua Black Friday, pois integra e atualiza as informações de estoque em todos os seus canais de venda de maneira verossímil e em tempo real.

Isso evita erros e desconfortos entre a sua empresa e os consumidores, além de otimizar a gestão de informação entre os seus diversos canais de venda, permitindo que a expansão dos canais possa ser realizada com responsabilidade.

#4 Otimização na emissão de NF e NFe

Se tem uma coisa que pode gerar dor de cabeça para a sua empresa durante uma grande campanha de vendas, como a Black Friday, é a emissão de notas fiscais.

Isso, porque, com o grande fluxo de vendas, este processo se torna mais complexo de ser acompanhado se realizado de forma manual.

É neste sentido que entra o auxílio do ERP, já que a ferramenta automatiza e agiliza o processo de emissão de notas, disponibilizando as informações necessárias para cumprir as obrigações legais de maneira muitos mais simples.

#5 Melhoria no atendimento ao consumidor

Como pontuado, o ERP é uma ferramenta de integração e organização de processos e informações empresariais. Por conta disso, o software é um elemento chave para que a sua empresa consiga garantir um bom sistema de atendimento ao consumidor.

Com os dados sobre pedidos organizados e integrados em um só lugar, o trabalho da sua equipe de atendimento torna-se muito mais ágil e efetivo, tornando possível, ainda, que a comunicação com os demais setores seja otimizada.

Deste modo, se no pós-venda o seu consumidor tem algum problema com o pedido, a sua equipe consegue atendê-lo com alto padrão de qualidade, melhorando a experiência de compra do cliente e a sua reputação como marca.

# Gestão logística

Se tem uma área estratégica durante uma campanha de Black Friday é a logística. Embora a logística também envolva o controle do estoque, apontado na dica 1, é importante ter em mente que a organização e planejamento de atividades desta área como um todo são essenciais para a garantir o sucesso de sua Black Friday.

Neste ponto, o ERP é uma ferramenta central para todos os processos necessários, garantindo fluidez e eficácia à logística através de dados sempre atualizados e muito bem organizados.

É o ERP que vai ajudar a sua equipe a realizar uma boa gestão do pedido em processo, atualizando os status como separação do produto, empacotamento, despacho, transporte e entrega.

Com estes dados atualizados, a sua empresa garante a otimização do trabalho da equipe de logística e ainda garante uma atualização constante do status processual do pedido ao cliente, evitando problemas no setor de atendimento ao consumidor, por exemplo.

Leia também: Como a gestão de pessoas baseada em dados pode ajudar a impulsionar vendas

Ao mesmo tempo, essas informações melhoram a experiência de compra do cliente, que tem sempre à mão o percurso do seu pedido. E caso o pedido sofra qualquer problema durante o caminho, é muito mais fácil comunicar ao consumidor e melhorar a relação da marca com o mercado.

O ERP ainda pode ajudar em muitos mais processos e estratégias, isso pode variar de acordo com as necessidades práticas e reais do seu modelo de negócio. De todo modo, com estas atividades essenciais, é possível notar que a ferramenta é um grande auxiliador de gestão processual, que traz muito mais segurança e assertividade às
atividades de todos os seus departamentos.

Durante campanhas promocionais grandes, como a de Black Friday, o ERP é uma figura central, pois traz muito mais eficiência ao trabalho de suas equipes e tudo isso é refletido diretamente ao consumidor, que recebe uma melhor experiência de consumo junto à sua marca.