Os consumidores estão cada vez mais criteriosos na hora de fazer uma compra. E é natural que eles pesquisem e busquem todas as informações antes de finalizarem o pedido, uma vez que a compra online impede a visualização do produto pessoalmente.
Dessa forma, surgem algumas dúvidas que não podem ser esclarecidas apenas com a leitura das informações da página. Para sanar tal dificuldade, o review de produtos dentro do seu e-commerce é um excelente recurso que pode ajudar na decisão de compra e aumentar a sua taxa de conversão.
Por que fazer review de produtos no e-commerce?
É muito provável que você já tenha comprado em sites estrangeiros e lido diversas avaliações de consumidores do mundo todo. Ao se deparar com uma opinião positiva, você se sentiu mais tranquilo para fechar a compra ou até mesmo mudou de ideia ao ler um feedback negativo.
Um estudo, realizado pela Lett e Opinion Box com mais de 2 mil consumidores, apontou que o fator mais impactante na decisão de compra dos clientes são as avaliações. Basicamente, o cliente não quer ouvir apenas o que sua empresa tem a dizer sobre certo produto, ele quer saber a opinião de quem já passou pela experiência. Por isso, as avaliações são tão importantes na decisão de compra, visto que elas transmitem credibilidade à sua Loja Virtual e validam se realmente vale a pena comprar um determinado item.
Ao encontrar dentro do próprio site avaliações de outras pessoas que já compraram o produto, o cliente se sente mais confiante em efetuar o pagamento. E essa confiança vai além de acreditar na qualidade do produto, o consumidor passa a apostar na segurança da loja, visto que outras pessoas já compraram e estão validando o e-commerce.
Além da vantagem de transmitir confiança, a estratégia de review de produtos pode te ajudar a conhecer melhor o seu cliente. Ao pedir uma avaliação, você pode colher informações sobre o nível de satisfação do cliente em relação à sua loja, bem como questionar outros fatores, que podem te ajudar a melhorar o seu relacionamento com o cliente e suas futuras estratégias de venda.
Como ter uma boa estratégia de review de produtos?
O planejamento da estratégia na aplicação dos reviews de produto é fundamental para conquistar sucesso e alcançar resultados positivos para sua loja. Confira essas dicas:
Crie conteúdo de qualidade
A criação de um blog para o seu e-commerce com o objetivo de divulgar reviews pode te ajudar a ranquear melhor no Google e aprimorar seu tráfego orgânico. Além disso, ao publicar conteúdos mais aprofundados sobre seus produtos, sua loja deve ganhar maior credibilidade perante ao público.
Uma dica é reunir nesse canal as avaliações de outros consumidores e explorar assuntos diversificados que podem atrair a atenção de potenciais clientes.
Faça parcerias e encontre sua audiência
Assim como dito anteriormente, o ideal é falar de forma direta com a sua audiência e oferecer conteúdos que despertem o seu interesse. Para impulsionar essa comunicação e vender mais, faça parcerias com influenciadores que também atingem seu público.
Peça a esses influenciadores que avaliem de forma honesta seus produtos e recomendem o seu e-commerce. Os seguidores desses parceiros irão conhecer a sua loja e se sentirão mais confiantes em relação à sua qualidade, visto que foi testado por uma pessoa que eles já acompanham.
Explore o melhor das redes sociais
As redes sociais são, muitas vezes, o ponto de entrada do consumidor para o seu e-commerce. Por isso, é nesse local que ele irá conhecer sua marca e seus produtos. Nesse contexto, procure divulgar nesses canais as avaliações positivas que você recebe.
Quando sua empresa tem entregado um bom serviço, gerando satisfação para os clientes, é comum que eles te enviem percepções via mensagens ou comentários. Divulgar essas avaliações espontâneas pode fazer com que você ganhe mais credibilidade com os usuários das mídias ou mesmo incentivar que eles também deixem novas avaliações.
Incentive os reviews
Para manter o review de produtos do seu e-commerce atualizados, é preciso contar com uma estratégia de incentivo para que os clientes deixem novas avaliações. Portanto, vale oferecer aos consumidores uma vantagem em troca de uma avaliação honesta.
Uma ideia é disponibilizar um cupom de desconto para o próximo pedido do cliente em troca de uma resposta avaliando o produto que ele acabou de comprar. Outra possibilidade é criar um programa de fidelidade em que o cliente acumula pontos a cada avaliação e pode trocá-los por descontos ou vantagens exclusivas. O Google Local Guides, por exemplo, utiliza essa estratégia para incentivar as avaliações em locais do Maps.
Quais os tipos de review de produtos?
Os reviews podem ser disponibilizados de diversas formas e cabe à você decidir o que é melhor para o seu negócio.
Avaliação textual
Essa é uma possibilidade em que você deixa uma caixa aberta para o cliente discorrer livremente acerca da sua opinião sobre o produto. Empresas como a Amazon utilizam esse recurso e ele é bem interessante quando pensamos em alguns segmentos, como o de livros. Nesse caso, os clientes avaliam o que acharam do exemplar adquirido e podem opinar até sobre a experiência em relação ao conteúdo do livro.
Esse tipo também é comum nos segmentos de beleza, em que algumas influenciadoras produzem resenhas com o intuito de contar todos os resultados que observaram no produto.
Avaliação de ranqueamento
Aqui a ideia é que o cliente possa avaliar atribuindo uma pontuação ao produto, podendo ser em estrelas ou outro tipo de escala. Essa pontuação é dada pelo cliente de forma geral, pensando no todo e incluindo todas as frentes da compra.
Avaliação por aspectos da compra
Nesse tipo, a avaliação é dividida em aspectos diferentes da compra, como qualidade do produto, atendimento e entrega, por exemplo. Assim, é possível identificar problemas específicos do pedido no caso de avaliações negativas e corrigi-los a tempo de reverter outras opiniões de clientes insatisfeitos.
O mais importante, claro, é escolher o melhor tipo de review de produtos para sua loja virtual e implantar o quanto antes, fazendo com que ele seja um recurso para auxiliar os clientes na compra e contribuir para aumento nas vendas do seu e-commerce.