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Como obter resultados melhores com um marketplace de nicho

Por: Gustavo Chapchap

Graduado em Marketing com especialização em Gestão de Projetos, trabalha com comunicação há mais de 20 anos e com e-commerce desde 2006. Redigiu o projeto que originou o Dia do Profissional Digital #404DigitalDay aprovado no plenário da Câmara Municipal da Cidade de São Paulo em 2014. Colaborou com o lançamento do Guia de e-Commerce ABRADi-SP Sebrae-SP escrevendo o capítulo de plataformas, atua como CMO na JET. Em 2019 foi premiado como MVP no Fórum E-Commerce Brasil.

Atuar com um marketplace de nicho pode ser vantajoso para o seu negócio, mas é importante entender bem as especificidades desse tipo de operação.

As mudanças que têm acontecido no comportamento do consumidor exigem mais atenção em relação ao posicionamento das marcas.

Nesse contexto, muitas vezes, trabalhar com nichos de mercado, fica mais fácil colocar em evidência os diferenciais da sua empresa e, claro, atrair a atenção do público.

Separamos para o artigo de hoje algumas informações para ajudá-lo a extrair melhores resultados dos marketplaces de nicho. Confira!

Por que é importante investir em marketplaces?

Antes de analisarmos as vantagens dos negócios de nicho, vamos retomar algumas questões importantes sobre os marketplaces:

  • A adesão a esse tipo de operação precisa ser feita com base em alguns critérios. Sim, eles apresentam vantagens importantes para quem precisa ganhar escala nas vendas. Porém, antes de escolher os parceiros, é importante avaliar as condições em termos de taxas cobradas, reputação da loja etc.
  • Outro fato importante são as facilidades na hora da integração. O ideal é que a sua plataforma de e-commerce tenha um hub nativo. Isso significa que a integração será feita sem maiores percalços técnicos. Além disso, a gestão torna-se mais eficiente.
  • Tenha em mente que, para ter sucesso no longo prazo, o melhor mesmo é ter uma loja baseada no conceito omnichannel. As chances de vendas aumentam bastante, uma vez que além do marketplace, os seus produtos estarão disponíveis no seu próprio e-commerce, no mobile, nas redes sociais e, se for o caso, na loja física.
  • O número de sellers e o volume de vendas cresceram bastante no Brasil nos últimos anos, mas a previsão é que ainda existe espaço para mais evolução. Ou seja, a tendência para essa área é de crescimento, daí a importância do investimento.

Quais as vantagens do marketplace de nicho?

A decisão de integrar o e-commerce a um marketplace de nicho precisa ser baseada, principalmente, no posicionamento da marca. É importante que a loja tenha atributos exclusivos para diferenciar-se da concorrência.

Diferentemente do que ocorre num marketplace que trabalha com múltiplas categorias de produtos, lembre-se de que uma operação nichada vai ter um público mais segmentado.

O alcance então é menor, contudo, há uma vantagem relevante: uma marca bem posicionada tem maiores chances de obter destaque e, a partir daí, tornar-se referência.

Num ambiente cada dia mais diversificado, como é o do setor de e-commerce, ser uma autoridade no segmento é uma conquista que pode fazer muita diferença para os negócios no longo prazo.

Outro benefício a ser considerado é a especialização, que pode reverter em bons resultados na gestão do negócio e na sua operação.

A logística, por exemplo, que é uma questão crítica para qualquer e-commerce, pode ser agilizada quando se opta por trabalhar com uma linha específica de produtos.

O que fazer para ter uma operação de nicho bem-sucedida?

Separamos algumas dicas para que o seu e-commerce extraia o melhor dos marketplaces de nicho. Confira!

Entenda o seu público

Essa é uma recomendação que vale para qualquer negócio, porém, no caso de lojas especializadas, é algo crucial para o seu desenvolvimento.

A boa notícia é que ao trabalhar com uma linha reduzida de produtos fica mais fácil para o e-commerce monitorar o comportamento do público.

Essas informações devem ser analisadas com atenção para aprimorar as estratégias empregadas no dia a dia da operação.

Use a tecnologia a seu favor

O avanço da tecnologia é um aliado importante para a gestão. Hoje as lojas online têm à disposição diversas soluções que podem melhorar o seu desempenho nas vendas e também o relacionamento com o cliente.

Se a proposta é tornar a sua marca uma referência naquele setor, lembre-se de que as experiências do usuário com a sua loja devem ser valorizadas em todos os canais.

Invista na inovação

Para ter um mix de produtos que se mantenha atraente para o seu consumidor, é preciso acompanhar as tendências do setor.

Por isso, cuidado com a zona de conforto. Marcas bem posicionadas são aquelas que conseguem se antecipar às demandas, conseguem ditar moda e não apenas segui-la.

As chances de sucesso num marketplace de nicho serão maiores se você conseguir fazer ofertas que façam a diferença para aquele segmento. Lembre-se de que o pior é que pode acontecer com uma marca especializada é ela não conseguir manter-se relevante.

Quais setores são mais promissores?

A análise sobre a movimentação no setor de e-commerce mostra que o momento é propício para diversos segmentos de negócios.

Como houve um grande crescimento das atividades online (pesquisas apontam que tivemos em 2018 cerca de 58 milhões de e-consumidores no Brasil), não há muita restrição em termos de áreas que podem se dar bem com o comércio eletrônico.

Mas veja que dado interessante: perfumaria e cosméticos é uma das categorias que tem puxado o crescimento do e-commerce no Brasil. Segundo os dados da 39ª edição do Webshoppers, em 2018 foi registrada uma alta de 51% no volume de pedidos desse segmento.

Analisando as oportunidades nessa área, ela é atrativa para um negócio de nicho, uma vez que é possível ter operações segmentadas.

A especialização pode ser feita a partir do tipo de público (feminino ou masculino), linhas de produtos (profissionais, por exemplo) e categorias de produto específicas (maquiagem, tratamento de cabelos, cuidados com o corpo e assim por diante).

Outro segmento importante e que conta com importantes marketplaces de nicho é o de moda e acessórios.

Esse setor foi responsável por 5,6% dos R$ 53,2 bilhões faturados pelo varejo virtual brasileiro em 2018, portanto, é um dos mais promissores para os negócios.

Ainda pensando em segmentos que têm evoluído bastante e devem continuar crescendo, podemos destacar:

Alimentação saudável

A tendência é que o varejo alimentício avance cada vez mais no e-commerce e, nesse caso, abrem-se novas possibilidades para quem oferecer produtos que não são facilmente encontrados nas grades redes.

Esporte

Esse segmento é outro que se destaca para as lojas especializadas. O público que pratica determinadas modalidades costuma ser fiel às marcas especializadas, até por uma questão de confiança.

Como você viu, a escolha por determinados nichos de mercado pode ajudar a diferenciar a sua operação. Num momento de aumento de concorrência no comércio eletrônico, esta é uma estratégia que deve ser analisada com atenção.

Para ter sucesso, não se descuide da profissionalização da sua operação.

Artigo original em JET Blog.