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Como usar ferramentas de IA no seu negócio online

Por: Pedro Henrique Sobral

Especialista em marketing na Tray e porta-voz da Escola de E-commerce

É especialista em marketing na Tray, unidade de negócios da Locaweb Company e porta-voz da Escola de E-commerce. Com ampla vivência no mercado de tecnologia e e-commerce, gerenciou equipes de marketing de conteúdo, mídias sociais, branding, comunicação e marketing de produto. Com MBA em Marketing e licenciado em Filosofia, também atua como palestrante e professor no ensino superior.

A tecnologia é uma grande parceira de negócios e traz sempre novidades que tornam o trabalho mais assertivo. A gestão de um negócio lida com alguns desafios, como administração de estoque, bom atendimento ao cliente, entre outros pontos.

Descubra como a IA pode transformar a gestão do seu e-commerce, melhorando o relacionamento com clientes, otimizando campanhas de marketing, automatizando tarefas repetitivas e muito mais.

Logo, o uso da IA em um e-commerce é nada mais do que uma evolução do próprio mercado digital, agora contando com a presença de ferramentas que têm o poder de otimizar tal gestão de múltiplas maneiras.

Considerando não só a necessidade de oferecer uma boa experiência ao cliente, é preciso lembrar da ampla competição que existe nas redes, com a praticidade da IA oferecendo auxílio para os mais diversos tipos de empreendedores.

Benefícios da IA para o e-commerce

Por se tratar de uma tecnologia que segue evoluindo, as oportunidades que as IAs prometem para o futuro são inúmeras, mas atualmente sua aplicação já oferece diversas vantagens.

Entre alguns desses benefícios podemos destacar:

Melhora no relacionamento com clientes

Ao analisar o comportamento dos clientes, as IAs podem oferecer uma experiência diferenciada, melhorando assim a relação com esse público.

E isso vai desde tratar o cliente pelo nome até adotar uma linguagem que se associe ao perfil de cada consumidor.

Tomada de decisão mais rápida e baseada em dados

Essa mesma capacidade de análise permite que a IA facilite o processo de tomada de decisões, destacando melhores caminhos a serem seguidos pelo gestor.

Quanto maior for o volume de dados, mais inteligente pode ser esse auxílio, indicando, por exemplo, o tipo de mercadoria que precisa de um estoque maior, considerando o seu índice de vendas.

Aumento no ROI das campanhas de marketing

O ROI é uma métrica que indica o nível de resultados que uma campanha atinge, como o número de pessoas que abriram um e-mail e depois realizaram uma compra.

O uso da IA no marketing pode fazer com que esse índice aumente, por meio de um estudo mais preciso sobre o público, indicando assim melhores ações a serem tomadas.

Personalização de conteúdo

Ainda na questão do ROI, é importante destacar a personalização de conteúdo como um ponto capaz de atrair a atenção do público, ao receber um tratamento diferenciado.

A IA consegue fazer essa personalização de forma muito mais prática e ágil, oferecendo assim um conteúdo especial para as características de cada cliente.

Automação de tarefas repetitivas

As máquinas já são bastante úteis quando se trata do processo de automação de atividades, voltando a exemplos simples, como a citada calculadora, que elimina a necessidade de fazer contas diversas à mão.

Entre algumas atividades que podem ser automatizadas pela IA temos:

– Envio de e-mails;

– Gestão de campanhas;

– Envio de relatórios;

– Edição de detalhes em projetos de design.

A IA consegue trazer um resultado muito mais amplo nesse sentido – basta ensinar uma ordem ou fórmula que a inteligência consegue reproduzir tal resultado com exatidão em grandes volumes.

Redução de erros

Por fim, destacamos mais uma vez a capacidade de análise da IA, evitando assim que erros ocorram, considerando tanto os processos de automação como a própria inteligência das máquinas.

Dessa forma, as ferramentas de IA podem não apenas evitar que erros ocorram, como ainda podem indicar algum problema com números ou qualquer tipo de dado informado, o que inclui:

– Erros de digitação;

– Informações repetidas;

– Troca de informações em plataformas de gestão (como CRM).

Essas são apenas algumas das vantagens que indicam a importância de saber como usar ferramentas de IA no seu negócio online.

E quando falamos sobre maneiras nas quais uma inteligência artificial pode ser de grande auxílio ao seu negócio, temos que destacar sobre o seu uso junto ao marketing.

Maneiras de usar a IA em sua estratégia de marketing

A importância da IA está relacionada ao auxílio que tal tecnologia traz, podendo facilitar o trabalho do gestor de diversas maneiras, culminando assim em uma melhor experiência ao cliente de modo geral.

Só é preciso estar atento à forma adequada de recorrer às IAs, sendo indicado enxergar essas ferramentas como ajudantes, enquanto o piloto do barco continua sendo você.

E quando falamos sobre esse auxílio em relação à sua estratégia de marketing, podemos dar destaque a aplicações como:

– Análise de comportamento;

– Monitoramento de redes sociais;

– Segmentação de público;

– Aumento de engajamento;

– Otimização de conteúdo;

– Geração de leads;

– Criação de briefings e roteiros;

– Pesquisas de mercado;

– Auxílio em designs;

– Automação de vendas;

– Atendimento virtual;

– Personalização de dados e planilhas;

– Previsão de vendas;

– Automação no envio de e-mails.

Dessa forma, é possível otimizar sua loja virtual de maneira constante, estando aberto a novas oportunidades na internet, sem esquecer de que se trata de uma ferramenta que também está em fase de aprendizado.

Principais tipos de IA para usar em seu negócio

Listamos agora algumas aplicações já disponíveis que podem ser de grande valor na gestão do seu empreendimento, em alguns casos indo até mesmo além do ambiente digital.

– Automação de processos (RPA – Robotic Process Automation): essa aplicação permite uma automação de atividades gerais, como emissão de e-mails, monitoramento de comentários nas redes sociais, entre outras atividades;

– Chatbots e assistentes virtuais: trata-se de programas que abrem comunicação com o público de forma automatizada, fornecendo informações por meio de frases pré-programadas e, que com a ajuda da IA, podem oferecer um atendimento cada vez mais personalizado, próximo ao humano;

– Análise de dados e business intelligence: a capacidade inteligente de análise é uma ferramenta que não apenas pode extrair informações ricas de um volume de dados, como pode realizar tal ação de modo mais ágil que a mente humana, auxiliando, inclusive, no processo de tomada de decisões de negócios;

– Personalização de marketing: voltando ao marketing, a IA oferece a possibilidade de um serviço mais personalizado nesse sentido, considerando não apenas as preferências do público, mas também os objetivos do empreendedor, de acordo com a utilização dos sistemas comerciais;

– Gerenciamento de relacionamento com clientes (CRM): esses programas, essenciais para quem atua com uma loja online, podem se tornar ainda mais úteis a partir da implementação da IA, reunindo muitas das aplicações já citadas, considerando desde a sua capacidade avançada de análise, como a automação de atividade, até um aprendizado capaz de oferecer um serviço otimizado;

– Ferramentas de SEO e análise de mercado: para se destacar nos mecanismos de busca, é preciso contar com uma boa seleção de palavras-chave entre outras ações, baseada em uma ampla pesquisa de mercado. Atividades essas que uma IA consegue realizar não apenas velozmente, como também indicar alternativas de grande valor, com base em sua análise inteligente;

– Previsão de demanda e inventário: o aprendizado da IA permite que tal programa não só analise os dados atuais, como apresente previsões em cima dessas informações, facilitando assim a gestão de estoque de uma loja, baseando-se no nível esperado de demanda por parte do público.

Esses são alguns tipos de IA de grande valor para o mercado atualmente, sendo preciso estar atento àquelas que podem ser de maior necessidade para o seu negócio.

Como disse Thiago Barroso, senior business executive do Google, “inteligência artificial não é o piloto, ela deve ser o copiloto dos negócios”.

Logo, junto de entender como usar ferramentas de IA no seu negócio online, é importante estar atento ao papel delas na tomada de decisão de um negócio, uma vez que, por maior que seja o valor da inteligência artificial, ainda se trata de uma ferramenta, não de um resolvedor automático de problemas.