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Como vender no mercado americano com baixo investimento

Por: Diego Sampaio

CEO e fundador da Globalfy. Com 20 anos de experiência em negócios digitais, fundou a Globalfy em 2015. Formado em Excellence in Entrepreneurship pela University of Central Florida, foi premiado como Estrela em Ascensão no Business Press Awards, em 2016, pela CFBACC e BACCF.

O e-commerce nos Estados Unidos é um dos maiores e mais dinâmicos do mundo, com mais de US$ 1 trilhão de vendas em 2024, e mais de 250 milhões de consumidores confiantes e acostumados a realizar compras online. Para empresários brasileiros, entrar nesse mercado representa uma oportunidade incrível de expansão, em que há potencial para atingir novos públicos e aumentar o faturamento, especialmente quando são adotadas estratégias de baixo investimento e alta eficiência.

Conheça cinco passos essenciais para expandir seu e-commerce para os Estados Unidos com baixo investimento e suporte em português.

Neste artigo, abordamos cinco passos essenciais para você começar a vender seus produtos nos EUA de forma acessível e organizada. E se você precisar de suporte, trazemos abaixo as empresas especializadas, que podem te atender em português!

Pesquise a concorrência e diferencie-se

A primeira etapa para iniciar suas vendas no mercado americano é entender a concorrência, e você pode utilizar a própria Amazon como fonte de informação. Avalie quais produtos semelhantes ao seu estão disponíveis, analisando a faixa de preço, os diferenciais e a demanda (ferramentas como www.helium10.com irão te ajudar nesse processo). É importante ressaltar que preço sozinho não é um diferencial competitivo – quando você compete com vendedores chineses, isso se torna ainda mais evidente. Encontre características únicas no seu produto, seja qualidade, design ou benefícios específicos, que façam dele uma escolha atraente para os consumidores americanos.

Verifique a conformidade regulatória do produto

Antes de começar a exportar, é essencial validar se seu produto atende às normas do mercado americano. Itens como tomadas, etiquetas e numeração precisam estar adequados às regulamentações locais. Para produtos alimentícios, cosméticos, ou eletrônicos, por exemplo, há uma série de requisitos obrigatórios e certificações exigidas por órgãos como o FDA (Food and Drug Administration) ou o Department of Agriculture. Existem empresas especializadas nesses registros que podem auxiliar no processo de conformidade, garantindo que seu produto esteja de acordo com a legislação e pronto para venda nos EUA.

Essa possivelmente será a etapa mais delicada do seu planejamento, porém, empresas como a Convés Logística, podem te ajudar nessas validações iniciais.

Escolha a estratégia de entrada e o canal de vendas

Determinar a forma de entrada do seu produto é fundamental para o sucesso no mercado americano. Você pode optar por vender diretamente em um site próprio, como uma loja no Shopify, ou através de marketplaces como Amazon, Wayfair ou eBay. Ambas as opções têm prós e contras:

– Marketplace: ao utilizar plataformas como a Amazon, o cliente não precisa confiar diretamente na sua marca, pois ele já confia no canal de venda. Ou seja, o processo de tomada de decisão é mais rápido. A desvantagem é que você não é “dono” desse cliente e, portanto, possui menos controle sobre o relacionamento com ele. Outro ponto é que a Amazon oferece um programa chamado Global Selling, que permite que você venda nos EUA com a sua conta da Amazon do Brasil.

– Loja própria (Shopify): ao vender em uma plataforma própria, como o Shopify, você se torna dono da relação com o cliente e dos dados, permitindo maior controle para campanhas de fidelização. No entanto, é necessário investir em estratégias de construção de marca para ganhar credibilidade junto ao consumidor.

Defina a logística e o local de saída dos produtos

Outro passo estratégico é definir de onde seus produtos sairão. Essa decisão está intimamente ligada ao canal de vendas escolhido.

– Fulfillment by Amazon (FBA): caso opte por vender apenas na Amazon, enviar um volume maior de produtos para os EUA, como 200 ou 300 unidades, permite utilizar o serviço de logística da própria Amazon. Com o FBA, a Amazon cuida de todo o processo logístico, desde o armazenamento até a entrega ao cliente final, simplificando a operação.

– Cross-border e-commerce: se venderá pelo seu site próprio (Shopify), você pode utilizar o modelo cross-border, que permite enviar produtos diretamente do Brasil aos consumidores americanos. Empresas como a brasileira ShipSmart.global facilitam essa operação, oferecendo tarifas de frete e prazo de entrega competitivos, declaração dos impostos de exportação e também integração direta com sua loja no Shopify. Nesse caso, há ainda a economia no imposto de importação dos produtos nos EUA, caso eles possuam valor inferior a US$ 800.

Você pode também contar com a armazenagem do seu produto diretamente em solo americano, utilizando serviços de warehouse locais.

Tenha um orçamento estratégico para marketing

Independentemente do canal, é essencial separar um bom budget para mídia e divulgação do produto, especialmente nos primeiros meses de operação.

Para ter tração inicial, é recomendado um investimento entre US$ 50 e US$ 100 diários nos primeiros dois ou três meses. Esse montante permitirá validar o produto, coletar avaliações e estabelecer relevância no marketplace, ou ajustar anúncios para o perfil do consumidor americano em um site próprio. Avaliações positivas e uma boa estratégia de anúncios são fundamentais para ganhar visibilidade e conquistar a confiança dos clientes.

Se você não possui uma equipe interna para te ajudar nesse processo, existem várias agências com atendimento em português, como Wavecommerce, Exporta Digital, Paragon Agency e iWiin digital que podem ajudar sua empresa em etapas como abertura da conta em marketplace, criação de loja virtual e estratégias marketing digital.

Abrir ou não abrir uma empresa nos Estados Unidos?

Para empresas que desejam crescer e se consolidar nos EUA, contar com suporte contábil e fiscal é essencial. Inicialmente, é possível vender utilizando o Global Selling da Amazon sem a necessidade de abrir uma empresa nos EUA. Porém, conforme o volume de vendas aumenta, a abertura de uma empresa americana pode trazer benefícios como a possibilidade de vender em múltiplos canais, tributação apenas sobre os lucros e ainda a facilidade de processar devoluções sem a necessidade de emitir notas fiscais de entrada.

Para a abertura de uma empresa e suporte contábil e fiscal nos Estados Unidos, é possível contar também com empresas especializadas e com suporte em português. O investimento inicial para registrar uma empresa nos EUA gira em torno de US$ 600, mas o ideal é considerar um budget de US$ 3.000 a US$ 5.000 anuais para suporte contábil e preparação dos impostos americanos.

Expandir seu e-commerce para o mercado americano é um passo estratégico que, com o planejamento correto, pode ser realizado com baixo investimento. Ao seguir esses passos, você estará bem posicionado para lançar seus produtos nos EUA, conquistar um novo público e aproveitar o potencial de um dos mercados de e-commerce mais dinâmicos e confiáveis do mundo.