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Confira dicas para fazer a nutrição de leads no seu e-commerce

Por: Galleger Ilhe

CEO da Bis2Bis E-commerce, empresa especializada no desenvolvimento de lojas virtuais de alto desempenho. Galleger Ilhe possui mais de 20 anos de experiência com programação e consultoria de e-commerce, produz diversos conteúdos online e ministra palestras Brasil afora, ajudando empreendedores a vender mais no mundo virtual.

Se você está buscando aprender um pouco mais sobre assuntos relacionados a e-commerce e marketing digital, provavelmente reparou que muitas expressões são em inglês. Nessas pesquisas, com certeza, se deparou várias vezes com o termo “lead” e até mesmo “nutrição de leads”.

Mas, afinal, do que se trata isso? Neste artigo, vou te explicar o que é, como nutrir, suas vantagens e algumas dicas infalíveis para seu e-commerce.

O que é lead?

No universo do marketing digital, lead pode ser definido como a pessoa que demonstra interesse em adquirir o produto ou serviço de uma empresa e, portanto, é um cliente em potencial e uma boa oportunidade de negócio.

Geralmente, esse indivíduo fornece suas informações, como nome, contato, e-mail e até mesmo idade e profissão, através de formulários online em troca de uma oferta da empresa – que podem ser e-books, guias, cupons de descontos, avaliações, newsletters, entre outros.

Muitas empresas, contudo, possuem uma base de leads, mas não se preocupam com a construção e a manutenção de um relacionamento com eles. Por isso, é sempre importante lembrar que conseguir as informações dos leads é apenas a primeira etapa de um trabalho contínuo e fundamental para todo e-commerce.

O que é nutrição de leads?

Boa parte dos leads, ao chegarem à empresa, ainda não estão preparados para efetuar a compra do produto ou serviço. Muitos estão apenas curiosos ou interessados no assunto.

Para não perdê-los, a nutrição de leads é uma estratégia de envio de e-mails de forma segmentada e automatizada que faz com que esses potenciais clientes recebam conteúdos de qualidade sobre os assuntos e curiosidades que permeiam o produto/serviço que a empresa oferece. Essa atitude faz com que os leads avancem pela jornada do funil de vendas em direção à decisão da compra.

O principal objetivo de nutrir os leads é criar um relacionamento com os potenciais clientes fazendo com que eles entendam mais sobre a empresa e vice-versa.

Essa estratégia também é muito utilizada com os já clientes da marca, reforçando o relacionamento e facilitando o processo de fidelização.

Vantagens

Os benefícios de adotar essa estratégia são diversos e podem ser mensurados a longo prazo, principalmente com a fidelização e a preferência pela marca no momento em que o cliente decidir realizar a compra.

Um dos diferenciais da nutrição de leads é que essa estratégia tem como base o comportamento do consumidor para conseguir personalizar e segmentar o conteúdo que cada lead irá receber. Assim, a experiência do cliente é valorizada e faz a diferença na hora da tomada de decisão.

Outras vantagens da nutrição de leads são:

  1. Pode ser adotada por empresas de qualquer segmento: não existem restrições de segmentos para essa estratégia. Com um bom estudo e uma produção de conteúdo de qualidade, é possível fornecer informações para todos os temas e tipos de públicos.
  2. Qualificação dos leads: ao enviar conteúdos informativos e que esclarecem as dúvidas sobre o assunto, é feito um amadurecimento no conhecimento que os futuros clientes possuem sobre o tema. Mais informado, o lead se torna mais propenso a continuar no processo até a decisão da compra.
  3. Otimização e aprimoramento do processo: com essa estratégia, é possível realizar estudos, testes e análises dos resultados para avaliar quais conteúdos apresentam maiores conversões e quais ainda precisam de ajustes.
  4. Economia de tempo e dinheiro: com a ajuda de plataformas, é possível automatizar o envio dos conteúdos de forma personalizada, fazendo com que sejam enviados apenas para o público que possui interesse sobre determinado assunto.
  5. Fidelização e autoridade: essas ações resultam em um fortalecimento da marca perante os consumidores, além de gerar credibilidade e maior confiança sobre o assunto.

Como nutrir os leads?

O primeiro passo para realizar a nutrição dos leads é fazer um planejamento com base nos objetivos da empresa.

Depois dele, é importante segmentar os e-mails levando em consideração as ações dos usuários, quais serviços ou produtos ele procurou, quais conteúdos acessou, além de suas informações pessoais – como região, gênero, idade, profissão, entre outros.

Dessa forma, será mais fácil direcionar o conteúdo exato para o público certo no momento ideal.

Também é essencial inserir gatilhos nos conteúdos enviados para que os leads possam ser conduzidos para as próximas etapas do funil.

Dicas infalíveis de como fazer a nutrição de leads no e-commerce

Depois de descobrir o que é lead, como nutri-los e suas vantagens, nada mais justo do que ficar por dentro das melhores dicas para a nutrição de leads do seu e-commerce.

Conteúdo útil e direcionado

Não adianta bombardear o consumidor com conteúdos que ele já tem conhecimento ou que ainda não está preparado para receber.

Por exemplo, uma pessoa forneceu seus dados em troca de um e-book sobre “Dicas para abrir seu primeiro e-commerce” e a empresa envia diversos e-mails que são direcionados para quem já possui e-commerce há anos. Esse conteúdo não fará sentido para a pessoa no momento, será perda de tempo e dinheiro.

Intervalos razoáveis

É essencial para uma estratégia de nutrição de leads de sucesso que hajam espaços de tempos entre os disparos de conteúdos. Afinal, ninguém gosta de receber 10 e-mails de uma empresa no mesmo dia, não é mesmo?

Automatização

Existem inúmeras plataformas para automatização de disparos de e-mails. Nelas, é possível segmentar os clientes de acordo com as categorias de interesses e os dados que você possui. Isso facilitará seu processo de divulgação e irá melhorar a eficiência da estratégia. Plataformas como Hubspot e RD Stations te ajudarão a fazer esse trabalho.

Humanização

Por mais que os e-mais sejam automatizados, não pareça um robô nos conteúdos divulgados. Se o seu segmento permitir, aposte em linguagens mais informais, personalizadas e que remetem a conversas reais. Além disso, procure sempre configurar para que os e-mails cheguem com o nome do destinatário. Isso ajuda na identificação da pessoa com o conteúdo e aumenta as chances de abertura dos e-mails.

Testes e métricas

Acompanhe e avalie os resultados de cada disparo. Leve em consideração as taxas de aberturas, cliques no e-mail, descadastros e número de mensagens marcadas como spam. Com isso, será possível entender quais conteúdos funcionam melhor e quais ainda precisam ser aprimorados. Também faça testes de horários, dias da semana, intervalos, etc. Para entender qual a melhor rotina para cada segmento.

Aparência

Invista em um layout criativo e que faça com que o leitor se interesse ainda mais pelo conteúdo que você está oferecendo. Preste atenção se não possuem palavras quebradas no texto, imagens de baixa qualidade, erros de ortografia e se todos os links estão funcionando.

Seja qual for seu segmento, já está bem claro a importância e a diferença que uma nutrição de leads faz em seu e-commerce. Essa estratégia aumentará a credibilidade e a autoridade da sua empresa diante de seus potenciais clientes. Antes de adquirir o produto ou serviço, com certeza ele lembrará da sua marca e das informações que você disponibilizou.

Ações como essa fazem toda a diferença no e-commerce e podem ser o ponto-chave para sua empresa decolar.