Você sabe o que é copywriting? Ou já ouviu falar em gatilhos mentais? Esses dois conceitos podem te ajudar a vender ainda mais no e-commerce. Achou o assunto interessante? Então, aconchegue-se e aproveite que é sobre isso que vamos falar aqui.
Por muito tempo, a ideia de que “uma imagem vale mais do que mil palavras” foi espalhada aos quatro cantos. Inclusive, quando o assunto era vender pela Internet, acreditávamos que o ideal era fazer uma boa foto, colocar uma breve descrição e “está pronto o sorvetinho”: pode vender!
Acontece que não basta só anunciar o seu produto. É preciso ter a certeza de que os possíveis clientes irão encontrar o site da sua loja. E, mais do que isso, você precisa fazer com que as pessoas saibam que é do seu produto que elas precisam.
Dessa forma, para garantir o sucesso das suas vendas pela Internet, é preciso contar com técnicas que tenham o poder de persuadir. É aí que entra o copywriting para o e-commerce.
Quando usadas da forma certa, as técnicas de copywriting podem te ajudar a descrever o seu produto, com um único objetivo: a conversão.
Mas, afinal, o que é copywriting? Quais as principais técnicas de copywriting e os gatilhos mentais mais usados para gerar vendas na Internet?
Para te ajudar nessa missão, o artigo de hoje é um guia sobre copywriting para e-commerce e sobre como criar uma comunicação focada em conversão. Vamos lá?
O que é copywriting?
Copywriting é uma técnica para escrever textos focados em conversão. Simplificando isso, é escrever uma chamada para ação que faz as pessoas abrirem as carteiras e comprar.
Essa estratégia pode ser usada em todas as etapas do seu funil de conteúdo, mas vale pensar: quanto menos a pessoa conhecer a sua marca (quanto mais no topo de funil), maior é a necessidade de a chamada para ação ser direta para que ela tome uma atitude.
O importante é entender que textos focados em conversão bem feitos levam sua audiência a concretizar uma ação imediata.
Hoje, o copywriting é usado na criação de anúncios, páginas de sites, banners, publicações nas redes sociais e todo tipo de comunicação que exija uma chamada para ação persuasiva e objetiva.
Copywriting para e-commerce: comunicação focada em conversão
Já parou para pensar como a escolha certa de palavras pode te ajudar a vender mais no e-commerce? Em um cenário onde as pessoas fazem todo processo de pesquisa e compra sem interação física com o produto, cabe ao lojista convencê-las a tomarem a decisão.
No caso do copywriting para e-commerce, geralmente, a conversão desejada é a venda de fato. Porém, ela também pode ser usada para realizar outras ações. Essas ações podem ser para gerar leads, engajar sua audiência, fechar vendas… A decisão é sua!
Formatos do texto de copywriting
A primeira coisa que você precisa saber é que um texto de copywriting pode ser formado por um título + uma ou algumas frases curtas + uma chamada para ação (CTA). Mas vale lembrar que essa estrutura varia bastante. Há casos em que há só título + CTA ou só frase + CTA ou apenas um título que serve como CTA.
Não caia nessa de pensar que copywriting é apenas escrita. A arma principal do copywriting é a comunicação, e isso pode ser transmitido em diversos formatos.
Pense na sua audiência e na melhor forma que ela gosta de consumir conteúdos. Vídeos? Redes sociais? Então, construa o seu texto de um jeito que funcione no formato escolhido.
Vídeo
Sabe o que funciona bem em vídeos? Histórias. Coloque seu texto de copywriting em uma história que chame a atenção do seu prospecto e que o faça engajar.
Redes sociais
Você está competindo com outras pessoas no feed de possíveis clientes. Portanto, vá direto ao ponto com algo que chame a atenção. Do contrário, ninguém vai notar você.
Áudio
Como a maioria das pessoas não tem paciência para reproduzir áudios, é importante que você fique de olho em como ser extremamente claro no que quer dizer.
Repita os tópicos principais sobre os quais falou e o seu CTA para garantir que as pessoas estão seguindo o seu raciocínio.
Cinco dicas infalíveis para usar o copywriting na sua loja
Embora a criatividade e um sólido conhecimento do seu público-alvo sejam os maiores segredos para a criação de um texto persuasivo e eficiente, há algumas técnicas de copywriting usadas há décadas que se mostraram muito eficazes e podem nortear o profissional encarregado da tarefa.
1) Tenha um CTA claro
CTA é a sigla para Call to Action ou, no bom português, chamada para ação. É a frase que diz claramente o que se espera da pessoa que está lendo.
O copywriter tem dois caminhos quando está elaborando um texto:
- fazer com que o título seja o CTA: muitas vezes a página contém apenas uma frase como “Confira a nova coleção!” ou “Baixe nosso catálogo!”. Nesses casos, a chamada para ação é o principal texto da peça.
- colocar o CTA abaixo do título: o mais comum é que o copywriter aposte em um título chamativo e provocador seguido por alguma frase complementando o título e finalizando com o CTA logo abaixo. Por exemplo:
Título: Frete grátis para todo o Brasil
Texto: Nas compras acima de 199 usando o cupom FRETEGRATIS
CTA: Clique e aproveite!
2) Use verbos de ação
Aposte em verbos de ação no modo imperativo, especialmente no CTA, pois eles são os mais eficientes para estimular o leitor a fazer algo.
“Entenda”, “Baixe”, “Leia”, ‘Faça”, “Compre” e “Clique” são exemplos de verbos de ação no modo imperativo bastante usados em copywriting.
3) Use números e pesquisas
Uma das técnicas de copywriting preferidas do mercado é usar dados que sejam favoráveis ao seu negócio para transmitir confiança e aumentar as chances de convencimento de quem estiver lendo. Textos como “9 entre 10 usuários recomendam nosso serviço” ou “Preços até 50% mais baratos que a concorrência” tendem a chamar bastante atenção do usuário.
Mas atenção: nunca minta ou invente dados. Se o consumidor se sentir enganado, as consequências para sua marca poderão ser severas. Além disso, propaganda enganosa pode ser punida pelos órgãos de fiscalização.
4) Antecipe objeções e receios
Durante a fase de briefing e pesquisa para a criação do copy, o profissional deve elencar as principais objeções que o consumidor pode ter em relação a seu produto ou serviço. Em muitos casos, essa antecipação pode até gerar ideias para a criação de textos eficientes.
Lembre-se de que o principal objetivo do copywriting é convencer o cliente. Vencer suas objeções e esclarecer suas dúvidas podem ser boas maneiras de conseguir isso.
5) Não use palavras complicadas, a menos que…
Evite o uso de palavras de difícil compreensão ou frases muito rebuscadas, a menos que isso faça sentido para seu público-alvo ou vá gerar alguma sacada criativa que será entendida pela audiência. Evite fazer uma brincadeira com as palavras se isso não for facilmente compreendido pelas pessoas.
Na maioria dos casos, prefira escrever de maneira informal. A naturalidade do tom da escrita aproxima o leitor da mensagem. Frases muito rebuscadas podem transmitir uma sensação de conteúdo engessado ou mecanizado.
Atenção às normas gramaticais é importante, mas todo copywriter tem licença criativa para cometer alguns errinhos propositais quando percebe que isso deixará sua mensagem mais humana e persuasiva.
Como colocar o texto de copywriting em prática
Como você viu, um bom trabalho de copywriting para e-commerce consegue alavancar, não somente sua presença na Internet, mas também suas vendas.
Eu não ia te dizer isso tudo sem mostrar como aplicar no seu negócio, né? Estes são alguns exemplos de como colocar o copywriting em prática:
- Oportunidade – Vai perder essa oportunidade única?
- Exclusivo – Frete 80% mais baratos
- Último minuto – Última hora para garantir fretes ainda mais baratos!
- Comprovado – Plataforma usada por mais de 300 mil lojistas
- Surpresa – Surpresa! Trouxe um cupom de desconto para você
Essas são palavras que, quando usadas no texto de copywriting e no CTA, fazem diferença na mente de quem está lendo o conteúdo.
Qualquer negócio pode (e deveria) usar textos de copywriting, principalmente quem trabalha com marketing de conteúdo – mesmo que essa não seja sua atividade principal. Na prática, você pode oferecer conteúdos gratuitos para sua persona para estreitar a relação até que ela resolva se tornar seu cliente.
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