Empreendedores e empresas de comércio eletrônico muitas vezes negligenciam, ou ignoram, a importância de um bom copywriting para vendas, quando se trata de fazer negócios online (o que é um grande erro).
A estratégia de copywriting atua como uma ferramenta de condução para todos os elementos encadeados envolvidos em uma atividade de marketing digital.
E com o comércio eletrônico em alta nos últimos tempos (e bem concorrido também), a relevância dessa ligação entre textos e negócios online é sem dúvida primordial.
Isso porque uma boa copy, em qualquer loja virtual, serve para atrair, envolver e manter os usuários dentro do site.
Com os direcionamentos corretos e usando gatilhos mentais, podemos direcioná-los até a etapa final: a compra.
O que é copywriting para vendas?
Copywriting para vendas é uma estratégia de persuasão que a visa aplicar um conjunto de técnicas empregadas nos textos, sempre com foco no cliente, para ajudá-lo no processo de tomada de decisão – a compra, ou seja, para vender mais!
Mas essa escrita não precisa ser complicada nem elaborada. Ela precisa, apenas, conter elementos que despertem interesse na sua persona para, assim, gerar conversão.
E tenha certeza de que o posicionamento correto de cada palavra dentro de um texto faz total diferença: pode gerar a conversão esperada ou o desinteresse da pessoa – neste último, o lead pode acabar optando pela concorrência.
Onde aplicar a copywriting e vender mais?
A estratégia de copy deve ser aplicada em todos os textos da sua loja virtual, como nos botões de CTA, na descrição dos produtos, nos títulos, em anúncios, slogans e em todos os outros materiais de divulgação que fizer.
Mas atenção: sem dúvidas, é uma importante estratégia para atrair o público e fazê-lo comprar mais da sua empresa, mas lembre-se da importância de levar informação relevante para os usuários. O copywriting para vendas precisa agregar valor.
Quatro dicas de copywriting para vendas para aplicar no seu e-commerce
Não importa o quão bom seja o seu produto ou serviço, se você não souber escrever um texto atraente, não terá muito sucesso em vendê-lo.
A seguir, vou te dar quatro dicas simples para você também dominar a arte da copy para vendas e expandir seus negócios em pouco tempo.
1) Crie um título forte e um gancho
O primeiro passo para escrever uma copy bem-sucedida é começar com um título e um gancho forte.
Um título matador, que chamamos de clickbait, atrai as pessoas e despertam o interesse delas para absorverem sua mensagem, estimulando-as a continuar lendo.
2) Fale de seus benefícios, e não apenas de preço
Você precisa comunicar os benefícios dos seus produtos para fazer com que seu texto de vendas envolva seus clientes em potencial. A melhor maneira de fazer isso é destacar os pontos de dor.
Pontos de dor são áreas da vida de seus clientes que causam dor física, emocional ou mental. O que seu cliente quer? Por que ele tem esse problema? O que ele tem a perder se você não o ajudar com isso?
Os consumidores estão sempre procurando uma solução específica para seus problemas (mesmo que ainda eles nem saibam do que precisam).
Eles não querem saber o que podem fazer ao comprar sua roupa, por exemplo; eles querem saber o quanto sua vida será impactada (para melhor) quando a tiverem.
3) Seja simples, claro e objetivo
O trabalho do copywriter é dizer às pessoas o valor da sua marca e por que elas deveriam estar interessadas em fazer negócios com sua empresa.
Embora uma boa narrativa exija ângulos únicos e adjetivos descritivos, não se preocupe em tornar cada frase profunda ou poética. Isso só vai distrair do ponto principal: vender.
Dê preferência para frases curtas (uma ideia por frase), que sejam fáceis de serem lembradas, evite chavões e, principalmente, não faça promessas que não poderá cumprir,
Coloque nos seus textos a mesma linguagem que você usaria para convencer alguém a comprar de você na vida real.
4) Use e abuse dos gatilhos mentais
Os gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam em nossa tomada de decisão.
Fala se não é a técnica ideal quando queremos aumentar nossas vendas online?
Muitas campanhas de grandes marcas trabalham em cima disso ao elaborar promoções para que a pessoa se sinta motivada a comprar o produto. Talvez, sem esse incentivo, a pessoa não faria essa ação.
Existem inúmeros gatilhos mentais e estratégias aplicáveis no marketing:
Gatilho de escassez: capaz de ativar um sentimento de que a pessoa está perdendo algo de valor ou de uma grande oportunidade. Últimas unidades, garanta já a sua”.
Gatilho da autoridade: se você quer que seus clientes confiem em sua empresa e serviço, todas as atitudes e comportamentos do seu e-commerce devem estar alinhados para, assim, mostrar autoridade por meio de suas ações.
Gatilho da novidade: chama a atenção através de mensagens como “Veja nossos novos produtos”; “Novidades que trouxemos dos EUA para você”.
Gatilho da urgência: assim como o de escassez, ao vermos que existe alguma oferta limitada, cria-se o sentimento de uma oportunidade única que não podemos perder. “Válido apenas para as próximas 24 horas”.
Gatilho da prova social: somos seres totalmente influenciáveis pelas opiniões dos outros, por isso, invista em depoimentos de clientes e, se possível, em uma campanha com influenciadores digitais do seu nicho.
Gatilho da reciprocidade: dá a sensação de que estamos “ganhando” alguma coisa em troca ao comprar daquela marca. “Compre uma camiseta e ganhe um boné de presente”.
Conclusão
O copywriting para vendas deve ser claro e objetivo, e garantir que a mensagem chegue perfeitamente ao usuário, sem ambiguidade ou mal-entendido, induzindo-o a comprar.
Além disso, o texto precisa ser envolvente e capaz de inspirar emoções e sentimentos ao público.
Em outras palavras: escreva como se você tivesse adquirido o seu produto/serviço e quisesse que outras pessoas também o descobrissem e o adquirissem.
Lembre-se de tentar inspirar seus clientes com textos atraentes, criar um relacionamento de confiança com eles e persuadi-los a tomar uma ação em relação ao seu produto ou serviço.
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