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Cresce demanda de clientes por pagamentos com criptomoedas em e-commerces

Por: Beto Fernandes

Analista do Grupo Foxbit

É analista de conteúdo, criptomoedas e mercados da Foxbit, com mais de oito anos de experiência em marketing de criptoativos e soluções blockchain. É também consumidor assíduo de relatórios, dados e projetos que apresentam inovações e desenvolvimentos relevantes aos diversos tipos de mercados, a partir da tecnologia das moedas digitais.

Nos últimos anos, vimos uma grande aceleração na digitalização das relações financeiras. Agora, não só o acesso a serviços bancários mudou, mas também os meios de pagamento. Seja por Pix, aproximação e até mesmo tokens, esses métodos se tornaram extremamente comuns.

Toda a facilidade presente nesse ambiente 100% digital acabou igualmente se expandindo para o consumo. Nesse caso, houve um aumento considerável de interesse por compras online.

Como a adoção de criptomoedas como meio de pagamento está revolucionando o e-commerce e por que sua loja deve considerar essa tendência para impulsionar os negócios.

Afinal, o cliente que busca um produto de qualidade e com bom preço também exige velocidade, segurança e baixo custo operacional para realizar suas aquisições. É por isso que a digitalização das cobranças tem sido uma carta na manga para os e-commerces e lojistas que apostam em pagamentos instantâneos.

As criptomoedas fazem parte desse segmento e possuem um alto interesse por parte dos investidores, que querem dar mais utilidade a seus tokens no dia a dia.

Menos dinheiro, mais e-commerce

Apesar de ser uma narrativa já “batida”, é nítido que o brasileiro está cada vez mais migrando seu comportamento para um ambiente virtual. O uso de dinheiro físico ainda é uma modalidade presente no país. Porém, hoje, representa uma espécie de “minoria”. As cédulas são responsáveis por aproximadamente 22% das transações monetárias no país.

Apesar de parecer ainda alto, um comparativo mostra que, em 2019, antes do lançamento do Pix, o uso de cédulas representava 48% das operações, enquanto as projeções reduzem ainda mais seu uso para os próximos anos.

Já nos meios digitais, os pagamentos com cartões seguem como favoritos, mas, talvez, por pouco tempo. Seja no débito, crédito ou pré-pago, os cartões registraram uma participação de 41% no market share brasileiro. Já o Pix se posiciona muito próximo, com 39%. A porcentagem restante se destina a boletos bancários.

Criptomoedas como meio de pagamento

Os pagamentos digitais caíram no gosto de consumidores e lojistas. Seja por meio de Pix, ou cartões, há diversas vantagens nessa modalidade, principalmente relacionadas à segurança e à velocidade.

Quando a gente expande essa perspectiva para as criptomoedas, as vantagens são ainda mais claras, como: transparência, transação instantânea, segurança, baixo custo operacional, acesso ampliado, entre outros,

No Brasil, uma pesquisa recente da Foxbit Business apontou que 78% dos entrevistados gostariam de utilizar suas criptomoedas como meio de pagamento. Porém, a grande dificuldade estava na localização de estabelecimentos que aceitassem as moedas digitais.

Se, em um primeiro momento, essa perspectiva pode parecer apenas uma narrativa específica do nosso país, a realidade é que o mundo está tentando abraçar cada vez mais as criptomoedas como meio de pagamento. Os e-commerces tendem a ser os maiores beneficiados ou, pelo menos, os mais procurados pelos detentores de moedas digitais.

Quem quer pagar com cripto?

Quando a gente observa o comportamento do mercado externo, a intenção em dar utilidade às criptomoedas como meio de pagamento existe de forma considerável.

Em uma pesquisa da EY, 50% dos investidores entrevistados haviam utilizado tokens digitais como pagamento nos últimos 12 meses. Ao contrário do Brasil, em que a intenção é dar vazão ao Bitcoin, lá fora, as stablecoins se destacam. O volume das compras também está longe de ser baixo.

Porém, esse método tem seus desafios. O principal deles é que o meio de pagamento tradicional já está tão enraizado que ele “funciona bem”. E, assim como mostrou a pesquisa da Foxbit Business, muitos estabelecimentos ainda não aceitam criptomoedas como pagamento, o que impede esses clientes de utilizarem seus tokens durante a compra.

Vantagens do e-commerce

Os números do relatório da EY mostram que é de interesse geral utilizar as criptomoedas como pagamento. Porém, há um setor que se sobressai. Como aponta a imagem abaixo, as compras online são a preferência dos investidores que querem pagar com cripto. E também tendem a ser as plataformas que apresentam maior facilidade para a adoção da tecnologia.

Ou seja, lojistas digitais e e-commerces que queiram ampliar sua metodologia de pagamento passam a ter um fundamento mais estruturado para, enfim, começarem a implementar essa metodologia.

Como aceitar criptomoedas como pagamento?

Para finalizar, o desenvolvimento técnico para esse tipo de solução não é simples, pois a falta de mão de obra especializada é um dos grandes desafios do setor. No mercado, existem soluções que oferecem produtos e serviços baseados em blockchain e criptomoedas, que trazem produtos para pessoas físicas e jurídicas e que podem realizar cobranças em criptomoedas e decidir se querem manter o pagamento em moeda digital ou fazer a conversão imediata para real (BRL). São soluções simples, rápidas, seguras e de baixo custo. Sendo assim, o pagamento de criptomoedas pode mudar o jogo para sua loja online – e também física.