Cross Selling e up selling: análise de dados ajuda na estratégia de vendas
Aumentar as vendas é o desejo número um de qualquer gestor. Em meio a uma pandemia de Covid-19 que provocou grande retração econômica em todo o mundo, esse objetivo é ainda maior. Não é tarefa fácil, evidentemente, mas com planejamento é possível registrar bons indicadores de conversão – principalmente a partir de análise de dados para criar estratégias de cross selling e up selling.
São dois modelos que podem trazer resultados extremamente positivos quando bem planejados. O cross selling nada mais é do que a recomendação de produtos complementares a um item ou serviço que o consumidor já adquiriu. Quem compra uma escrivaninha pode querer uma cadeira também, não é mesmo?
Já o up selling seria uma atualização, uma espécie de oferta de um produto melhor que a pessoa pretende comprar. Você pode estar interessado em um modelo de celular, mas se pagar um pouco mais pode adquirir uma versão mais nova ou com mais funcionalidades. Leia também: Como aumentar a taxa de recompra no seu e-commerce?
Como se vê, são duas técnicas que podem potencializar as vendas das marcas, mas que dependem dos dados que as empresas possuem sobre seus negócios, seus consumidores e os segmentos em que atuam. Para entender melhor esse cenário, confira quatro vantagens que a análise de informações e dados proporciona no desempenho de uma companhia: selling . Isso ocorre porque essas táticas exigem gestão financeira adequada das empresas.
Já imaginou iniciar uma campanha para os consumidores melhorarem os produtos ou serviços que já possuem, mas a taxa de desemprego daquele público específico aumenta consideravelmente nos meses seguintes? Pois é, ter em mãos as projeções dos principais indicadores macroeconômicos permite evitar surpresas desagradáveis no futuro.
Comentários