A escolha de uma nova plataforma
Você já deve ter feito a pergunta: qual é a melhor plataforma de e-commerce do mercado? Existem diversas respostas e, em sua maioria, genéricas. Aliás, muitas são vezes respondidas por vendedores que usam essa questão para prometer resultados milagrosos apenas com a troca de plataforma. Porém, o caso atual da GenComm e Rakuten mostra que os critérios que influenciam na hora de escolher uma plataforma devem ser minuciosos e cada detalhe importa.Avalie suas ferramentas
De uma maneira geral, quase todas as plataformas têm capacidade de suportar uma operação básica de e-commerce. O que o lojista precisa ter em mente são as ferramentas fundamentais para a manutenção das estratégias atuais e para os planos futuros do seu e-commerce. Uma plataforma com um grande número de ferramentas não é necessariamente a sua melhor opção. Isso porque você provavelmente não irá utilizá-las. Ter vários recursos significa na maioria das vezes um valor mais caro pago pelo produto — e você estaria desperdiçando o caixa da sua empresa com tecnologias que você nem sequer saberia como utilizar.Pense a longo prazo
Sabemos que a maioria dos lojistas escolhe plataformas com o menor custo. E não está necessariamente errado: uma plataforma cara não garante que seus recursos são melhores. O que deve ser levado em consideração é: a plataforma precisa ter recursos para atender sua demanda atual, mas principalmente suportar o crescimento do seu e-commerce. Migrar de plataforma muitas vezes significa um esforço muito grande. Como por exemplo na área financeira, com a alocação de esforços com colaboradores para realizar o projeto. Por isso é importante escolher bem e a longo prazo, para não ter que gastar mais dinheiro do que deveria com atualizações ou com a troca de plataforma.Tome cuidado com as integrações
Provavelmente você tem integrações como:- Gateway de pagamentos;
- operadores logísticos;
- serviços de antifraude;
- ERP;
- marketplaces, dentre outros.
Proteja os seus dados
Esse é um ponto bem delicado e em muitas vezes negligenciado. E não digo apenas por lojistas, mas principalmente por implantadores, agências ou plataformas de e-commerce. Os dados que você possui têm grande importância. Entenda que de alguma forma você pagou por eles e nada é mais valioso do que isso. Imagine se seu maior concorrente tivesse acesso à sua lista de clientes, produtos mais vendidos e etc. Dessa forma fica mais fácil de entender e precificar o valor desses dados. Migrar de plataforma não significa “começar do zero”, pelo menos não deveria ser assim. Por isso, um bom backup de dados é imprescindível para o sucesso do seu negócio — e isso deve estar nos pontos prioritários de um bom check-list de migração.Tome muito cuidado com o SEO
Talvez você não saiba o que é SEO ou a influência que exerce dentro do e-commerce. Se esse é o seu caso, recomendo fazer uma breve pesquisa para se aprofundar no assunto. Utilizando uma forma bem simples de explicar, SEO é um conjunto de técnicas desenvolvidas e aplicadas por especialistas, cujo intuito é fazer com que as páginas do seu site atinjam cada vez mais usuários. Isso se dará a partir de posições mais altas nos resultados de pesquisas em buscadores de internet, como Google e Bing.Defenda suas URL's como se sua vida dependesse disso
Eu sei que isso pode parecer muito dramático para você! Quando você tem um e-commerce, suas páginas são indexadas pelos buscadores e isso é feito por meio de um robô. Elete tem a função de analisar a relevância de todas as páginas do seu site, determinando qual será a posição da sua página em relação à palavra-chave buscada pelo usuário. Imagine que seu e-commerce contém 10.000 páginas indexadas. Durante a troca de plataforma é comum que algumas URL's sejam alteradas — e para corrigir isso um redirecionamento deve ser aplicado. Feito isso, ao clicar em uma página antiga do seu site o usuário é levado para uma página nova e existente. Nem todas essas páginas são relevantes aos olhos dos consumidores e lojistas. Isso reforça um argumento muito utilizado por alguns profissionais que trabalham com implantação, de que não existe a necessidade de realizar o redirecionamento de todas as páginas, “apenas as mais acessadas”. Ao não realizar o redirecionamento completo das URL's, você deixa de levar para o novo site fatores importantes. E, consequentemente, você verá um grande esforço para ter um determinado número de acessos no site ser reduzido. Você precisa de atenção redobrada, e apenas redirecionar as Url's não será o suficiente. Afinal, você precisa garantir que todos os conteúdos, palavras-chave, titles, descriptions tags e links externos estejam na nova página. O intuito aqui não é debater sobre as principais técnicas ou quais são melhores para você. Não existe uma receita de bolo para SEO. Cada caso deve ser analisado de forma separada e para cada um deles existe um plano de ação. Não seja negligente com essas tarefas, tampouco delegue elas sem saber exatamente o que precisa ser feito. Por isso vale muito ter o auxílio e a visão de um profissional de SEO para te ajudar a decidir qual é o melhor plano de ação para sua empresa.Cuidado com a usabilidade do seu site
É certo que ao realizar a troca de uma plataforma de e-commerce você decida mudar completamente seu layout. Não que isso seja algo negativo, pelo contrário: mudanças são sempre bem-vindas. Apenas tenha a mentalidade de que essas mudanças precisam ser feitas com base em dados obtidos, por meio da análise de comportamento dos seus usuários. A aprovação de um novo layout quase sempre é feita por pessoas que estão do outro lado da mesa. Ou seja, não são os verdadeiros consumidores. Lembre-se de que não existe receita de bolo para o sucesso no e-commerce. Aqui estão listados alguns dos principais fatores que garantem uma boa migração. Mas é preciso sempre contar com a expertise de pessoas que fizeram isso na prática e, por conta de seus erros e acertos, podem te indicar qual é o melhor caminho que poderá ser menos doloroso.Gostou desse artigo? Não esqueça de avaliá-lo! Quer fazer parte do time de articulistas do portal, tem alguma sugestão ou crítica? Envie um e-mail para redacao@ecommercebrasil.com.br
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