Muitas empresas ainda não possuem uma cultura de web analytics, métricas ou analise de dados, algo que as vezes nem pensam que possa existir nos dias de hoje, mas ainda existem empresas que não possuem uma cultura de web analytics.
Já falamos em nosso blog sobre como investir em web analytics, já mencionamos que a crise é o momento de investir em web analytics mas mesmo assim ainda não havíamos falado da cultura de web analytics.
O que é a Cultura de Web Analytics?
Um dos pontos principais é entender que Google Analytics é apenas uma das várias ferramentas de web analytics e que web analytics é a ciência de analisar os dados e transformar em ações.
Logo, Web Analytics é a ciência!
Uma cultura de Web Analytics nada mais é que retirar do centro das tomadas de decisões os famosos HIPPO definidos por Avinash Kaushik!
O que É HIPPO? Avinash Kaushik no livro Web Analytics 2.0 defende que em muitas empresas as decisões são tomadas por “Highest Paid Person’s Opinion”, ou Opinião da pessoa que recebe o maior salário, basicamente essas pessoas que são lideres acabam mandando suas equipes executarem aquilo que eles acham que é o correto ou que vai dar certo, mas nem sempre são baseados em números e ou em informações do site, mas sim em basicamente aumentas as vendas, mas mal sabem que com mais informações é mais fácil acertar!
Mas como você pode confrontar uma decisão de HIPPO? Questione a ação dele baseada em números, aí é que entra a Cultura de Web Analytics!
Como instalar a Cultura de Web Analytics na minha empresa?
Agora que você já sabe a importância da cultura de web analytics, tenho certeza que quer instalar isso na sua empresa, para matar com os HIPPOS e fazer as informações corretas acontecerem!
Para iniciar uma cultura de web analytics na sua empresa é preciso 3 coisas:
1 – Evangelista de Web Analytics
Já começou com a mais difícil, Gustavo? Calma! Nós falamos aqui nesse artigo, sobre o investimento em web analytics e da lei 10/90. 10% do seu investimento deve ser gasto em ferramentas e 90% gasto em pessoas. Partindo desse princípio, você precisa ter alguém dedicado a isso na sua empresa, nem que inicialmente seja apenas para conversar com a sua agência de Web Analytics ou para ter um responsável por aquilo.
É muito comum entrarmos em empresas que não possuem um responsável pela ferramenta de Web Analytics muito menos pela cultura.
É preciso ter uma pessoa responsável pela ferramenta de Google Analytics e também pela ciência, na sua empresa não tem os responsáveis pelo marketing, TI, rede social, financeiro, rh e outras funções? É necessário ter alguém na função de evangelista de web analytics.
2 – Apresentação de Resultados
Esqueça relatórios! Web Analytics mostra números e se sua empresa não tem uma cultura, parar todo mundo para ficar vendo apresentação no Power Point sobre o negócio não é a melhor maneira!
Abra um site como o do.com onde você anotará as informações da reunião e em cada ponto de análise você demonstra como a mesma foi concluída através do Google Analytics por exemplo.
Reuniões precisam ser eficazes, esqueça reuniões de horas para discutir números, faça reuniões rápida mostrando as conclusões tiradas através da ferramenta, pontue o que foi concluído na análise, abra o GA, mostre como chegou até essa análise e passe para a próxima.
Além de ser uma reunião eficaz, você começa a ensinar as pessoas como chegou naquela conclusão, como transformou os dados da ferramenta em ações de marketing!
Isso vai mostrar as pessoas como é o pensamento analítico, mostra que você domina a ferramenta e começa a compartilhar a cultura de web analytics pela empresa!
3 – Investimento em Ferramentas
Mostrando as suas análises de web analytics para as pessoas da sua empresa, além de passarem a confiar mais em você pois não é achismo e sim dados, você ainda conseguirá justificar contratação de ferramentas para te ajudar a responder as dúvidas.
Nós já listamos aqui as melhores ferramentas de web analytics e sabe por que elas são importantes?
Em diversas análises para você comprovar de fato aquele comportamento que o consumidor fez, é preciso somar os dados das ferramentas, pois eles te auxiliarão a responder da forma mais precisa possível o que de fato esta acontecendo.
Pense no seguinte cenário:
No dia 21/07/2016 a sua página de login teve um índice alto de abandono, informação que você viu pelo Google Analytics.
Acessando essa página do site, não foi possível encontrar nenhum problema, ou seja, foi só naquele dia, mas você lembra que esta com o hotjar instalado no site e ele grava o que o usuário fez naquela página!
Acessa o hotjar, verifica que o botão de logar estava fora, ou quebrado. PRONTO! Esse foi o problema que ocasionou a sua página de login ter um índice alto!
O Google Analytics teria apenas informado isso, mas a comprovação veio através do hotjar!
Viu como é importante? Imagina se você não tivesse o hotjar?
Entendeu como criar uma cultura de web analytics na sua empresa?
Siga os 3 passos que com certeza a empresa será outra daqui para frente!
*hotjar é uma ferramenta que gera mapas de calor e grava em vídeo as ações realizadas pelos usuários em seu site.