No setor logístico, ainda que as despesas variem de acordo com cada modelo de entrega, podemos dizer que o custo de frete tem fatores universais e que afetam, diretamente, a margem de lucro das empresas.
Valor do combustível, folha de pagamento, quilômetros percorridos e taxa de ocupação do veículo, por exemplo, são pontos básicos de atenção quando pensamos em reduzir custos logísticos, mantendo um valor competitivo sem prejudicar a margem de lucro. Sendo assim, é necessário pensar em outros parâmetros importantes para o cálculo do custo de frete e como otimizá-lo de acordo com as necessidades da operação.
Custos fixos x custos variáveis
Para entender todas as despesas que impactam uma operação logística, é preciso separar a base de cálculo em custos fixos e variáveis.
Custos fixos são aqueles que independem do tipo de carga ou da distância percorrida. São eles: custos administrativos, impostos, manutenção preventiva dos veículos, seguros obrigatórios etc. Já os variáveis são os que se alteram de acordo com o tipo de carga transportada, veículo utilizado e distância entre os pontos de entrega. Podemos citar como exemplo combustível, pedágios, acidentes, depreciação dos veículos e retrabalho.
Além disso, alguns serviços de transporte podem exigir demandas muito específicas para carga e descarga. Tudo isso deve ser considerado na tarifa cobrada pela transportadora.
Parâmetros importantes para o cálculo da tarifa de transporte rodoviário
Um dos maiores desafios de uma operação logística é atender a uma demanda de entregas cada vez maior considerando três fatores essenciais: a qualidade do serviço prestado, a competitividade de preços e a manutenção da margem de lucro. Para isso, é importante controlar alguns parâmetros que podem ter grande peso no custo do frete. São eles:
- Taxa de Gerenciamento de Riscos (GRIS): é essencial, principalmente, no transporte de cargas que têm alto valor agregado e têm o objetivo de cobrir custos com possíveis acidentes, roubo de carga, escolta, manuseio especial para cargas frágeis e qualquer outro fator que garanta a segurança do transporte e do motorista. O cálculo da taxa GRIS também deve considerar o custo de todas as tecnologias necessárias para monitoramento e rastreamento dos veículos, assim como a instalação de dispositivos de segurança.
- Taxa de Restrição de Trânsito (TRT): tem o objetivo de cobrir custos adicionais quando a rota inclui municípios com restrição na circulação de alguns veículos. Essa taxa existe porque os percursos acabam sendo maiores por causa dos desvios realizados nas áreas com restrição.
- Taxa de Dificuldade de Entrega (TDE): tem o objetivo de ressarcir a transportadora em caso de custos adicionais de uma entrega dificultada por quaisquer motivos, como recebimento fora do horário comercial, difícil acesso ao local, exigência de uma equipe maior para carga e descarga ou outras necessidades do cliente.
Afinal, qual a importância de otimizar o cálculo do custo de frete?
O custo do frete hoje é um importante diferencial de mercado. A conta é simples: se sua empresa cobra muito mais do que a concorrência sem oferecer nenhum serviço especial ou personalizado, você pode perder clientes.
Além disso, a eficiência do processo logístico tem sido cada vez mais relevante para a satisfação do cliente, que, com a ajuda da tecnologia, pode escolher o melhor prazo de entrega de acordo com suas necessidades, agendar pedidos e rastrear a remessa em tempo real.
Nesse contexto, é essencial que as empresas priorizem a otimização das rotas de entrega para aproveitar melhor seus recursos e diminuir os custos da operação logística. Um software completo de roteirização pode entregar ótimos resultados nesse sentido, apresentando não só as melhores combinações de rotas, mas também o controle em tempo real dos status de cada serviço.
Levando em consideração as diversas restrições da empresa e dos clientes, como janelas de entrega, áreas de circulação permitidas e a jornada máxima de trabalho, o roteirizador também é capaz de otimizar a distribuição de cargas entre veículos aproveitando ao máximo a frota disponível.
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