Logo E-Commerce Brasil

Customer Experience: 4 estratégias para o seu e-commerce

Por: Marina Kan Mei

Jornalista e Analista de Marketing de Conteúdo no Pagar.me

Jornalista pós-graduada em Gestão Empresarial e Marketing pela ESPM, é especialista em produção de conteúdo sobre e-commerce e empreendedorismo digital.

Vendas para o seu negócio podem significar um meio de sobrevivência e de rentabilidade. Com uma cabeça de dono, o foco está então em ampliar margens de lucro e otimizar tempo.  Mas vender também tem um lado emocional: realizar sonhos e atender bem os clientes. Trazendo isso para o dia a dia, com tecnologia e ciência, encontramos o Customer Experience, com o objetivo de criar uma experiência memorável para o seu cliente.

E se o lado sentimental da coisa não te convenceu, saiba que 75% dos consumidores estão dispostos a gastar mais com empresas que oferecem Customer Experience, de acordo com o levantamento da ZenDesk.

Investir em na boa experiência do cliente, portanto, é uma forma eficaz de diferenciar a sua marca e aumentar o seu faturamento.

Entretanto, promover uma boa experiência do cliente não se limita a fazer um atendimento eficiente ou enviar os pedidos no prazo correto — isso já é o mínimo que uma loja online deve oferecer. Para surpreender os compradores, é preciso não só atender às suas necessidades, mas também superar as suas expectativas em cada ponto de contato.

Customer Experience

Customer Experience: aprenda a usar boas estratégias

Para te ajudar nesse desafio, vamos apresentar estratégias essenciais para encantar os clientes e destacar o seu negócio no mercado.

1. Ofereça valor em toda a jornada de compra

A preocupação com Customer Experience deve ser uma mentalidade presente em todas as ações de um e-commerce. De nada adianta atrair os consumidores com uma ótima divulgação, por exemplo, se eles entrarem no seu site e tiverem uma péssima experiência de navegação.

Por isso, é fundamental encantar o cliente ao longo de toda a sua jornada de compra, entregando valor para ele em todas as interações, desde a atração até a conversão.

Leia também: 5 dicas para encantar no atendimento ao cliente em 2021

Para garantir que a sua estratégia seja personalizada para o seu comprador ideal, tenha sempre em mente as dores e os interesses da persona da sua loja virtual. Dessa forma, será possível desenvolver as melhores práticas para cada etapa da jornada de compra.

2. Encante o consumidor na entrega

Uma grande tendência atualmente é o chamado unboxing experience, que se refere à experiência do consumidor ao receber e abrir a compra que fez online. Esse momento é uma excelente oportunidade de encantar o cliente, influenciando a sua percepção em relação à marca.

Existem várias formas de proporcionar uma melhor experiência na entrega do pedido, como utilizar embalagens personalizadas com a identidade visual do e-commerce, enviar brindes, cartões e amostras grátis junto dos produtos adquiridos, e oferecer cupons de desconto exclusivos para próximas compras.

Identifique as ações que vão marcar o cliente ao desembalar a encomenda feita na sua loja, mantendo a sua empresa na mente do público e colocando-a à frente da concorrência.

3. Tenha um atendimento omnichannel

De acordo com a Harvard Business Review, 73% das pessoas fazem uso de múltiplos canais durante a jornada de compra. Isso significa que você precisa oferecer o mesmo padrão de experiência em todos esses meios de comunicação para conquistar o consumidor.

Um dos pontos mais importantes é ter um atendimento omnichannel, que apresente o mesmo nível de qualidade e integração em todos os canais, seja por e-mail, telefone, chat online ou redes sociais.

Se uma pessoa começar a interagir com o seu negócio pelo chat, por exemplo, e quiser passar para o e-mail, é importante conseguir retomar o atendimento de onde ele parou, com a mesma eficiência de antes.

Assim, você garante que, independentemente do canal escolhido pelo cliente, ele receba um suporte consistente e personalizado.

4. Não se esqueça do pós-venda

Um dos maiores erros que um lojista pode cometer é negligenciar a experiência do cliente no pós-venda. É justamente nesse momento que você tem a oportunidade de estreitar a relação com os seus compradores, fidelizando-os e até mesmo tornando-os promotores da marca.

Portanto, mantenha o contato com os clientes após concluir a venda, enviando conteúdos e ofertas de valor e pedindo o seu feedback sobre a compra realizada.

Lembre-se também de contar com uma estrutura robusta de logística reversa, para garantir a satisfação do consumidor em casos de trocas e devoluções. Esse pode ser, inclusive, um grande diferencial no mercado.

Como você pode perceber, implementar uma estratégia de Customer Experience é indispensável para um e-commerce que deseja conquistar e fidelizar os seus clientes, gerando mais conversões e receita para o negócio.

O segredo é sempre pensar, em primeiro lugar, nas dores e preferências da sua persona. Assim, você conseguirá proporcionar uma experiência encantadora em todas as oportunidades de interação com o seu consumidor.