Está chegando uma das datas mais importantes do ano para o comércio virtual no Brasil. Trata-se do Dia das Crianças, que este ano deve movimentar mais de R$ 400 milhões em negócios apenas no e-commerce, além de mais R$ 6 bilhões no varejo de um modo geral.
Tais resultados referem-se aos números de 2021 da Confederação Nacional do Comércio, Bens e Serviços (CNC), que prevê um resultado ainda melhor no Dia das Crianças 2022.
De acordo com o estudo da CNC, em volume de vendas virtuais, o Dia das Crianças 2022 só deve ficar atrás do Natal e do Dia das Mães, e se equiparar aos resultados da Black Friday.
Ou seja, é uma data que não pode ser negligenciada e pode surpreender, e muito, em termos de faturamento.
E a dica vale não somente para as lojas especializadas em produtos para crianças, mas também para uma infinidade de outros nichos que fazem o e-commerce no Brasil.
Poucos dias de muitas vendas
Trata-se de um período curto, que segue até 11 de outubro, e que atrai um tíquete médio elevado, de aproximadamente R$ 472, conforme os resultados de 2021 levantados pela Ebit.
O curioso é que o Dia das Crianças não tem apenas um público-alvo, como muitos pensam. Pode ser considerada uma data plural e atrair a atenção de diferentes nichos, que vão além dos mais jovens. Para isso, o lojista precisa investir em criatividade para atrair bons resultados de vendas em alusão à data.
E no comércio virtual não é diferente. Por isso é importante que a loja online esteja preparada para fisgar outros públicos, mesmo que a pesquisa inicial seja por presentes para crianças.
Além disso, é possível que até lojas virtuais que não vendem produtos para crianças se beneficiem do momento. Uma das formas é atrair a atenção do público utilizando, por exemplo, a nostalgia. E destacar, sempre, a facilidade e os diferenciais no preço que uma loja virtual garante.
Dia das Crianças 2022: veja as categorias de produtos com maior chance de vendas
Se levar em consideração essa lista, é possível notar a infinidade de lojas virtuais que podem se beneficiar com o Dia das Crianças, comercializando ou não produtos para os mais novos.
E até mesmo lojas de brinquedos podem furar essa bolha, uma vez que também comercializam jogos de tabuleiros e outros acessórios que podem atrair os adultos.
Não é o momento de grandes promoções
Especialistas não recomendam fazer do Dia das Crianças 2022 um momento de promoções.
Até mesmo porque a situação epidemiológica do Brasil, melhor do que a dos últimos dois anos, já deve, por si só, colaborar para que haja mais interesse em compras. Também tem o fato de o Dia das Crianças estar próximo de outra data importante do varejo, a Black Friday.
Entretanto, é preciso dar facilidades ao cliente. E, por isso, a plataforma de vendas do seu e-commerce precisa estar preparada e integrada com as mais diferentes tecnologias exigidas pelo mercado virtual.
Entre as atenções necessárias podemos citar o maior número possível de meios de pagamento. Além disso, deve-se garantir entrega rápida e fácil comunicação para esclarecer dúvidas ou solucionar problemas.
E, claro, o site deve ser de fácil manuseio, com compras finalizadas com o menor número de obstáculos possível.
Sua loja está pronta?
Falta muito pouco para o Dia das Crianças 2022. As estratégias de vendas para o seu e-commerce já estão prontas? Conte para nós como você se preparou para esse momento e quais as expectativas em faturamento.